Dirigido por Sam Mendes e estrelado por George MacKay e Dean-Charles Chapman, dentre outros nomes de peso, o filme estreou nos cinemas em 2019 e recebeu reconhecimento em diversas premiações, ganhando várias categorias. O longa-metragem, indicado em dez categorias do Oscar, é baseado em histórias reais contadas ao diretor do filme por seu avô.
Schofield e Blake, personagens do filme, recebem uma missão para entregar uma mensagem em um batalhão distante de onde estão para que não ataquem a tropa inimiga por se tratar de uma armadilha. Assim, os dois soldados precisam atravessar território inimigo para entregar as ordens ditas para salvar a vida de 1600 homens, incluindo o irmão de Blake.
A direção do filme, que é o ponto forte (prova disso foi Sam Mendes ter ganhado o prêmio de Melhor Diretor do Globo de Ouro), é feita baseada em plano-sequência, o que dá sensação realística ao que está sendo vivido pelos companheiros soldados. Ademais, a obra cinematográfica apresenta ambientação incrível e a fotografia utilizada é realizada de maneira ímpar. Um dos poucos defeitos é apresentar partes monótonas antes da metade do filme, apesar das cenas de ação compensar.
Mesmo não sendo muito chegado em filmes de guerra, ‘1917’ surpreende por ter uma pegada diferente dos outros. Isso se dá por este não focar nas batalhas e em estratégias de guerra e sim em transmitir a mensagem para o outro batalhão. Com base nos fatores apresentados, é possível avaliar o filme com nota 9 de 10, sendo assim uma obra merecida de ser assistida.