Com a chegada de junho, mês do orgulho LGBTQ+, as pessoas se unem para celebrar o movimento e combater os preconceitos existentes no mundo. Além disso, é comum que a arte voltada no meio do entretenimento ganhe foco durante esse período. Assim, decidimos separar alguns livros com a temática para você aproveitar e comemorar essa data.
Conectadas, por Clara Alves
Esse livro é nacional, foi lançado em junho de 2019 e promete aquecer o coração dos leitores com a história. Confira a sinopse abaixo:
“Raíssa e Ayla se conheceram jogando Feéricos, um dos games mais populares do momento, e não se desgrudaram mais – pelo menos virtualmente. Ayla sente que, com Raíssa, finalmente pode ser ela mesma. Raíssa, por sua vez, encontra em Ayla uma conexão que nunca teve com ninguém. Só tem um “pequeno” problema: Raíssa joga com um avatar masculino, então Ayla não sabe que está conversando com outra menina.
Quanto mais as duas se envolvem, mais culpa Raíssa sente. Só que ela não está pronta para se assumir – muito menos para perder a garota que ama. Então só vai levando a mentira adiante… Afinal, qual é a chance de as duas se conhecerem pessoalmente, morando em cidades diferentes? Bem alta, já que foi anunciada a primeira feira de Feéricos em São Paulo, o evento perfeito para esse encontro acontecer.”
Adquira o livro aqui.
Um milhão de finais felizes, por Vitor Martins
Outro nacional, Um milhão de finais felizes apresenta um enredo leve e tranquilo, muito divertido de ser lido. O livro conta a história de Jonas, um sonhador e idealizador de livros, ele sempre anda com um caderninho para anotar ideias que possa ter. Jonas trabalha em uma loja, a Rocket Café, e vive com a mãe, sempre a procura de fazer o filho voltar à igreja, e com o pai, o qual não apresenta um relacionamento muito bom.
A vida do protagonista muda quando um cliente da loja, Arthur, chama a atenção. A partir disso, Jonas começa a escrever uma história que envolve os dois. Também é nesse período que Jonas se questiona até quando irá viver fingindo ser quem não é para seus pais.
Obtenha o livro aqui.
Contos Transantropológicos, por Atena Beauvoir
O livro tem um enredo inspirador e faz o leitor entender mais da luta de pessoas. Saiba mais abaixo:
“O livro narra histórias de violência sofridas por personagens que não se reconhecem em seus corpos. Rompendo com os conceitos de gênero e binarismo, Atena nos brinda com um livro que questiona a construção das nossas próprias identidades. E vai além: um outro mundo é possível, mais humano, com respeito, liberdade e direitos iguais para todas as pessoas.”
Encontre o livro aqui.
Com Amor, Simon, por Becky Albertalli
O grande sucesso já chegou às telas de cinema e agora terá outra adaptação em formato de série pela Hulu. Saiba mais sobre o livro:
“Simon Spier tem dezesseis anos e é gay, mas não conversa sobre isso com ninguém. Ele não vê problemas em sua orientação sexual, mas rejeita a ideia de ter que ficar dando explicação para as pessoas – afinal, por que só os gays têm que se apresentar ao mundo? Enquanto troca e-mails com um garoto misterioso que se identifica como Blue, Simon vai ter que enfrentar, além de suas dúvidas e inseguranças, uma chantagem inesperada.”
Leah Fora de Sintonia, da mesma autora, conta a história de uma personagem bissexual de Com Amor, Simon e se passa no mesmo universo. Becky também irá lançar outro livro ainda em 2020 que tem Simon e Leah, “Love, Creekwoo“, quando os personagens já estarão na faculdade.
Encontre o livro aqui.
Carry On: Ascensão e queda de Simon Snow, por Rainbow Rowell
O mais interessante deste livro é como a história é contada e o desenrolar da trama. Rainbow é bastante conhecida pela forma que escreve e como isso faz a leitura fluir, isso pode ser bastante notado em Carry On.
O livro conta a história de Simon Snow, um bruxo muito poderoso que estuda em uma escola de magia. As profecias dizem que ele é o escolhido, porém ele não é a pessoa certa para isso por ser um desastre com a magia. Ainda mais, ao lado de sua melhor amiga Penelope, Snow vive várias aventuras, inclusive a de escapar das tentativas de morte de Baz, seu colega de quarto, que está desaparecido. Carry On é uma história de amor, mistério e aventura e se destaca por incluir personagens LGBTQ+ no enredo.
O livro já apresenta uma continuação, “Wayward Son“, ainda sem tradução para o português, e a autora está trabalhando no próximo.
Adquira o livro aqui.
LEIA TAMBÉM:
– Pride Month | 10 Séries para celebrar o mês do orgulho LGBTQ+
Vermelho, branco e sangue azul, por Casey McQuiston
Aclamado pela crítica mundial, o livro já teve seus direitos comprados para receber uma adaptação. Confira abaixo a sinopse da obra literária:
“Quando sua mãe foi eleita presidenta dos Estados Unidos, Alex Claremont-Diaz se tornou o novo queridinho da mídia norte-americana. Bonito, carismático e com personalidade forte, Alex tem tudo para seguir os passos de seus pais e conquistar uma carreira na política, como tanto deseja. Mas quando sua família é convidada para o casamento real do príncipe britânico Philip, Alex tem que encarar o seu primeiro desafio diplomático: lidar com Henry, irmão mais novo de Philip, o príncipe mais adorado do mundo, com quem ele é constantemente comparado – e que ele não suporta.
O encontro entre os dois sai pior do que o esperado, e no dia seguinte todos os jornais do mundo estampam fotos de Alex e Henry caídos em cima do bolo real, insinuando uma briga séria entre os dois. Para evitar um desastre diplomático, eles passam um fim de semana fingindo ser melhores amigos e não demora para que essa relação evolua para algo que nenhum dos dois poderia imaginar – e que não tem nenhuma chance de dar certo. Ou tem?”
Obtenha o livro aqui.
Rainhas Geek, por Jen Wilder
O livro apresenta conceitos sérios, como racismo, homofobia, gordofobia, machismo e inclusão, o que faz ter uma representatividade. Além disso, apresenta várias referências incríveis ao mundo geek. Confira a sinopse:
“Charlie é youtuber, atriz, bissexual… E uma das atrações principais da Supa Con, a convenção de cultura pop mais famosa do mundo. Essa é sua chance de mostrar aos fãs que superou seu término público com o ex-namorado – e co-estrela de seu último lme – Reese Ryan. O reencontro de Charlie e Reese deixa o clima pesado, mas quando a it girl Alyssa Huntington aparece como convidada surpresa no evento, o que Charlie pensava ser apenas um crush de internet se mostra muito real.
Melhor amiga de Charlie, Taylor quer ser invisível. Seu cérebro parece estar programado para funcionar de maneira diferente das outras pessoas e ela gosta de rotina e estabilidade. A única mudança que ela quer em sua vida é no status de sua amizade com Jamie, o que ela sabe que nunca acontecerá. Mas, ao ouvir sobre um concurso de cosplay de seu fandom favorito, Taylor começa a repensar até onde vai seu medo de se destacar.”
Adquira o livro aqui.
Enquanto eu não te encontro, por Pedro Rhuas
Este livro pode ser caracterizado por ser romântico, dramático, especial e engraçado, também apresenta uma narrativa cativante. Entenda mais sobre o livro de estreia de Pedro:
“A vida de Lucas não poderia ser melhor: ele estuda na faculdade que sempre sonhou, divide casa com Eric, seu melhor amigo, e se mudou de Luna do Norte, a pequena e conservadora cidade do sertão potiguar onde nasceu. Só que sua rotina de gay recém-emancipado morando em Natal não é esse mar de rosas todo que ele fantasiou. Desastrado, cético e fã de Katy Perry, Lucas sofre por nunca ter conseguido se apaixonar e anda brigando com Eric desde que o amigo o trocou por Raul, seu novo namorado.
Quando uma boate chamada Titanic é inaugurada na Praia de Ponta Negra, Lucas e Eric acreditam que é a oportunidade perfeita para se reconectar. Juntos, os dois vão à festa preparados para se divertir como nunca. Lucas só não contava que essa noite reservasse uma surpresa… Uma surpresa que não só dará a ele exatamente o que mais procura, como também virará seu mundo de cabeça para baixo.”
Obtenha o livro aqui.
O mau exemplo de Cameron Post, por Emily M. Danforth
Considerado por apresentar história de importância atual e ser emocionante, o livro conta a história de Cameron Post e de quando seus pais morreram em um acidente de carro e o alívio que ela sentiu. Isso porque antes ela tinha beijado uma menina. Mas, com o acontecido, Post precisa ir morar com a tia conservadora, por isso precisa fingir ser quem não é.
Além disso, Cam encontra a perfeita Taylor e juntas fingem amizade e acaba a aparecer sentimentos profundos entre as duas. Porém, a tia de Cameron a manda para um acampamento de conversão. Lá a protagonista passa por problemas.
Encontre o livro aqui.
Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo, por Benjamin Alire Sáenz
A trama apresenta momentos de amizade e amor entre os protagonistas. Nesse sentido, o livro apresenta uma história leve e encantadora, confira abaixo a sinopse:
“Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão. Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas – e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.”
Adquira o livro aqui.