Título: Quinze dias
Título Original: Quinze dias
Autor(a): Vitor Martins
Páginas: 208
Editora: Editora Globo
ISBN: 9788525063151
Valor Médio: R$ 39,90
(clique aqui para comprar)
Caso você também seja apaixonado por produções com representatividade LGBTQ+ e admira obras nacionais, com certeza já ouviu falar de Vitor Martins. Além desta obra, o autor também é bastante conhecido pelo incrível Um milhão de finais felizes (Editora Globo, 2018), outro livro excelente de Martins. Em Quinze dias (Editora Globo, 2017), primeiro livro de Vitor, é contada uma história diferente de outras várias outras. Como se já não bastasse ter escrito o livro, o autor também foi responsável pelo design e pela ilustração desta incrível capa, que apresenta um significado sentimentalista durante a leitura.
Alguns dos pontos fortes do livro são a representatividade e os assuntos abordados, como bullying, gordofobia e rejeição, feitos de forma sutil e consciente, que faz o leitor refletir sobre esses pontos. Assim, isso faz a história tocar o leitor com muita emoção e delicadeza.
O livro acompanha a vida de Felipe, um jovem gay de 17 anos que sofre bullying na escola por ser gordo e como ele lida com a situação. O garoto mora em um apartamento com a mãe, artista plástica, e os dois têm uma relação maravilhosa de fazer qualquer um se admirar. É possível sentir toda a angústia e luta interna que Felipe passa por não se sentir suficiente no mundo, porque ele não está enquadrado no padrão de beleza, o que faz a obra ser mais interessante, visto que é possível identificar proximidade com o protagonista. Isso está atrelado pelo fato do livro ser próximo a um diário do protagonista de tão íntimo pela forma como a história é narrada.
A princípio, a trama começa quando Felipe descobre que Caio, seu vizinho de prédio o qual não conversa há bastante tempo, vai passar quinze dias em sua casa porque os pais dele irão viajar para o Chile para comemorarem o aniversário de casamento. Porém, isso acontece logo no período do ano que Felipe está mais esperando: as férias de julho, então os planos de passar as férias sozinho assistindo séries e tutoriais são arruinados. Caio é tímido e muito amável e faz você se apaixonar pelas características e caráter do garoto. Nesse momento, Felipe se sente muito inseguro por ter que conviver com Caio, já que ele é o garoto mais lindo que Felipe já viu.
Agora, com os dois na mesma casa por mais de duas semanas, eles passam a ficar mais tempos juntos e conviver diariamente. Tudo passa a ficar muito mais interessante quando Felipe começa a reviver memórias e descobrir sentimentos pelo ex-amigo, isso é feito de uma forma muito natural pela excelente narrativa criada pelo autor.
Dessa forma, Quinze dias apresenta um enredo fofo, leve e divertido e promete te fazer dar boas risadas com um enredo fluido, muito gostoso e super rápido de ler (levei menos de 1 dia para terminar!!) e o fará se apaixonar pelos personagens únicos, um mais querido que o outro. Além disso, outro ponto a ser destacado é a maravilhosa escrita do autor, que faz você querer devorar o livro a cada capítulo.
Mais um ponto a ser evidenciado são as diversas referências ao mundo pop, desde a cantora do pop Madonna até O Senhor dos Anéis: A sociedade do Anel (HapperCollins Brasil, 2019). Por fim, claro, não poderia deixar de fora sentimento mais comum de se ter: querer dar um abraço do protagonista para protegê-lo de todo mal.
E então, ficou curioso para ler o livro?
LEIA TAMBÉM:
– Pride Month | 10 Livros para celebrar o mês do orgulho LGBTQ+