Título: 13 segundos
Título Original: 13 segundos
Autor(a): Bel Rodrigues
Páginas: 304
Editora: Galera Record
ISBN: 978-85-0111-499-0
Valor Médio: R$ 44,90
(clique aqui para comprar)
Antes de mais nada, podemos falar desta capa? Sinceramente, uma das mais bonitas que eu já vi, merece atenção para todos os pequenos detalhes, desde a Lua até as pequenas folhas dos galhos que saem do coração. 13 segundos (Galera Record, 2018) é um livro nacional e também o segundo publicado pela autora no mundo da literatura, após Amor no tempo dos #likes (Galera Record, 2016), o qual a Bel contribuiu na escrita. Rodrigues se formou em Comunicação Social com pós-graduação em Criminologia. Mas, você a deve conhecer por meio de seu canal no YouTube, o qual a autora também faz resenhas de diversos livros.
A obra apresenta temas relevantes, como machismo, feminismo e exposição íntima na internet. Em contrapartida, apesar de abordar esses assuntos importantes, a autora poderia ter feito de forma mais profunda, com maior visibilidade, e não apenas em algumas partes específicas do livro.
Inicialmente, a história segue a vida de Lola, uma garota que está no terceiro ano do ensino médio e acaba de terminar seu relacionamento com o primeiro amor da vida, Leo, após perceber que estava em um relacionamento tóxico por causa do namorado abusivo. Logo após isso, Lola precisa enfrentar os desafios do ensino médio e a insegurança após o término. Porém, é nesse período em que a protagonista conhece o intrigante John, o novo interesse amoroso da jovem, mas Lola entra em uma relação conflitante consigo por não saber se está pronta para uma nova relação amorosa.
Além disso, um dos fatos curiosos sobre a personagem é que ela tem um canal no YouTube para fazer versões cover de várias músicas. Durante esses acontecimentos, a história do livro concentra-se em mostrar a rotina da personagem e a vida dela com os amigos e com a família. Assim, ao decorrer do livro, iremos descobrir mais sobre Lola e como ela vai lidar com John, o novo cara que entrou em sua vida.
Os personagens feitos por Bel são bem criados e têm personalidades bem definidas, uns legais e outros bem loucos, além de ser muito fácil de se identificar com cada um deles. Outro tema levantado pelo livro é a importância da amizade em situações difíceis e como isso pode ajudar uma pessoa a superar os problemas que está passando.
Um dos pontos mais curiosos e diferentes do livro que o deixam com um toque mais único é a divisão dos capítulos com uma sugestão de música para escutar com a temática do capítulo. Assim, com esse formato diferenciado, Bel indica canções de diversos artistas, como “Treacherous” da Taylor Swift, “Save Myself” do Ed Sheeran, “Salute” de Little Mix e “I Fell it Coming” do The Weekend. Esse formato é intrigante por quebrar o padrão de leitura, isso faz a leitura ser mais interessante relacionando como a música irá se encaixar com o capítulo.
Em suma, 13 segundos é um livro agradável de se ler e bom para passar o tempo. Isso porque a história não é algo fora do comum, porém a autora apresenta uma escrita leve, rápida e carregada de sentimentos, o que faz a leitura fluir de forma bastante rápida. Bel está trabalhando em um novo livro, porém ainda não há data para o lançamento.
E aí, ficou curioso para ler o livro?
LEIA TAMBÉM:
– Resenha | A cantiga dos pássaros e das serpentes – Suzanne Collins