Título: Carry on: ascensão e queda de Simon Snow
Título Original: Carry on: rise and fall of Simon Snow
Autor(a): Rainbow Rowell
Páginas: 480
Editora: Novo Século
ISBN: 978-85-428-0824-7
Valor Médio: R$ 49,90
(clique aqui para comprar)
Este livro é, na verdade, provindo de um personagem fictício dentro de outra história da autora: Fangirl (Novo Século, 2015). Após concluir a história de Fangirl, Rainbow decidiu dar continuidade à história de Simon e seus amigos, por isso escreveu Carry on: ascensão e queda de Simon Snow (Novo Século, 2016). Apesar disso, não é preciso ler o livro de Fangirl antes, a autora escreveu de forma independente entre os acontecimentos dos livros. Rowell também é bastante conhecida por outras diversas obras de grande sucesso, como Eleanor e Park (Editora Seguinte, 2020) e Anexos (Novo Século, 2014).
O livro pode se assemelhar bastante à temática de Harry Potter (Editora Rocco, 2014) por ser tratar de bruxos, mas ao mesmo tempo é diferente por ser um mundo com outras diversas criaturas mágicas que também têm foco. Outra semelhança está em Percy Jackson (Intrínseca, 2010), visto que o enredo está repleto de ação e aventura. Carry on ainda promete diversão e emoção durante os capítulos.
O livro conta a história de Simon Snow, um bruxo órfão muito poderoso que estuda na Escola de Magia Watford e que tem um mentor, o Mago, que começa a ignorar ele. As profecias dizem que ele é o escolhido, porém Simon não é a pessoa certa para isso por não conseguir controlar os poderes, fazendo dele um desastre com a magia. Snow namora Agatha, porém a relação dos dois está bem instável. Além disso, ao lado de sua melhor amiga, Penélope, Simon vive várias aventuras lutando e fugindo de monstros e outras criaturas mágicas, inclusive a de escapar das tentativas de morte de Baz, o garoto com quem Simon divide o quarto, que está desaparecido.
Com o sumiço de Baz, o protagonista fica desconfiado de que algo possa estar acontecendo e começa a investigar o desaparecimento dele. Além disso, Snow ainda precisa lidar com as ameaças do vilão Humdrum, que está fazendo a magia sumir de vários lugares do planeta. Carry On é uma história de amor, mistério e aventura e se destaca por incluir personagens LGBTQ+ no enredo.
O livro é dividido em quatro partes e só a partir da segunda que a história começa a desenrolar e ficar mais interessante. Apesar disso, um dos pontos interessantes do livro é que mesmo sendo narrado em primeira pessoa, os capítulos não são apenas de Simon, mas também de Baz, Penélope, Agatha e outros, o que ajuda para dar mais visibilidade aos personagens.
Dessa forma, percebemos que Baz é uma pessoa mais na dele e que tem comportamentos suspeitos para um simples bruxo. Já Penélope tem uma personalidade única e é uma excelente bruxa (e de longe a melhor personagem!), enquanto que Agatha é mais tímida e na dela. Isso, combinado à excelente escrita da autora, faz a leitura fluir apesar do tamanho do livro. Particularmente, não sou muito chegado em romances, mas essa história tem uma atmosfera bastante chamativa para prender a atenção do leitor e traz mais do que um simples romance, fazia tempo que eu não me sentia tão entusiasmado lendo um livro.
Assim como Eleanor e Park, a Editora Seguinte obteve os direitos de Carry on e publicará o livro em 2020, intitulado “Sempre em frente”. A Seguinte ainda informou que também irá publicar a continuação, Wayward Son (Wednesday Book, 2019), neste ano com o título “O filho rebelde”. Além disso, Rainbow está trabalhando no terceiro livro da série, mas ainda não tem previsão de lançamento.
E então, ficou curioso(a) para ler Carry on?
LEIA TAMBÉM:
– RESENHA | O trono de sol: a magia do anoitecer – S. L. Farrell