Pantanal
tornou-se um clássico da televisão brasileira, isso não dá pra negar. Desde as primeiras especulações em torno da segunda versão da novela muitas expectativas foram criadas pelo público de casa. Hoje (28), poderemos finalmente reencontrar os famosos personagens pantaneiros sob a direção de Bruno Luperi. A nova versão de Pantanal chega trazendo consigo uma trama super especial mas que sofreu mudanças, assim como o ambiente que nos envolve nos últimos 30 anos.
O Séries Brasil participou de todas as coletivas de imprensa da novela e te conta tudo que você precisa saber sobre os bastidores de Pantanal antes mesmo da novela começar. Confira:
Elenco
Antes de mais nada, é importante ressaltar como a grande parte do elenco da novela fala do trabalho realizado com brilho no olhar. De maneira geral, todos sabem como é grandiosa a oportunidade de participar de uma obra com essa, principalmente tratando-se de uma releitura tão atual. Mesmo seguindo o roteiro original, algumas mudanças foram realizadas para trazer aspectos de um Pantanal muito diferente, tomado pelas secas, as queimadas e o desmatamento.
“É engraçado que as pessoas conhecem mais os personagens do que a gente mesmo. Eles estão firmes e fortes no imaginário do público e nós vamos ver se vai atender essa expectativa”, comentou o ator Marcos Palmeira, que interpreta o peão José Leôncio na segunda fase da novela. Na versão de 1990, de Benedito Ruy Barbosa, a carreira de Marcos teve uma grande virada quando ele atuou como um dos 3 filhos de José Leôncio.
A atriz Juliana Paes, que da vida a Maria Marruá, também falou sobre as expectativas do público com a sua personagem e sua identificação com ela: “O público lembra dessa lenda, da mulher que vira onça, e nós vamos explorar mais ainda esse mistério agora. A Maria Marruá, apesar de todas as dores que ela enfrenta na vida dela, descobre que ainda é possível de encontrar amor, que é quando a Juma nasce. Ela descobre esse amor pela filha, pela vida que não para de nascer. A identificação talvez venha por essa necessidade que a gente tem de seguir, de continuar em frente apesar de tudo”.
LEIA TAMBÉM:
– SB Entrevista | Christina Chang e a nova temporada de The Good Doctor
Figurino, caracterização e cenografia
A figurinista Marie Salles contou aos jornalistas presentes que os figurinos da novela exigiram pesquisa e aprofundamento em torno da vida dos personagens, sobretudo os peões. Por isso, roupas foram desbotadas, rasgadas e até costuradas especialmente com o intuito de torná-las mais parecidas com as roupas que realmente seriam usadas por essas pessoas. A produção também segue uma paleta de cores com tons amarelos e terrosos, usada em momentos específicos da obra não só no figurino, como também na caracterização e na cenografia.
A produtora de arte Mirica Vianna também comentou sobre as dificuldades de trazer elementos do Pantanal para dentro dos estúdios Globo. Cozinhas, quartos e áreas externas foram cuidadosamente montados e objetos como a jangada do Velho do Rio foram criados especialmente para as gravações.
Trecho da entrevista com o elenco de Pantanal:
Marcos, gostaria de saber como a sua vivência no campo te ajudou a consolidar o personagem do José Leôncio.
Marcos Palmeira:“Esse universo é muito familiar pra mim. Assim, talvez, a minha maior dificuldade tenha sido o sotaque. Eu já fiz tanto sotaque, Rio Grande do Norte, Bahia, Mato Grosso… E como é que esse cara fala? (risos) Esse foi um grande exercício pra mim. Mas sem dúvidas a minha experiência com o campo ajuda muito na adaptação, a gente troca bastante entre os atores. É muito rico poder fazer esse mergulho, que vale por 10 anos de terapia (risos). Tudo que a gente vivencia, depois a gente leva pro set e é muito bom poder jogar desses dois lados.”
Como você descreveria o Tenório para alguém que nunca assistiu Pantanal e não tem referência da versão antiga?
Murilo Benício:“Eu diria que o Tenório é um sobrevivente. Ele é filho de boias-frias e viu os pais morrerem num acidente de carro em que ele estava presente. Na verdade ele estava na caçamba de um caminhão indo trabalhar no canavial. Ele se tornou um sobrevivente dessa realidade muito dura, antes de mais nada. Porém, se tornou também uma pessoa muito bruta, de valores questionáveis. Tudo que ele faz é pensando em sobreviver, mas é interessante observar que essas pessoas existem sim. Ele é um cara com valores completamente deturpados, de um caráter que praticamente muda conforme a situação. Um cara que não teve um pai, uma vida normal ou oportunidades.”
O que você achou dos bastidores de Pantanal? Vai conferir a estreia da novela hoje (28) na Rede Globo? Então continue acompanhado o site e as redes sociais do Séries Brasil para ficar por dentro de tudo isso e muito mais!