Aclamada não só pelo público, como também pela crítica especializada (com 97% de aprovação de acordo com o Rotten Tomatoes), a 3ª temporada de Ozark foi eletrizante do início ao fim, com cenas envolventes e atuações impecáveis.
Com a popularidade de Ozark aumentando progressivamente e com um final de temporada que deixou perguntas sem respostas, tudo indica que a série será renovada pela Netflix em breve. A 4ª temporada, inclusive, faz parte dos planos do produtor executivo Chirs Mundy que, em 2019, disse ao Hollywood Reporter que a série deveria ter 5 temporadas.
Após 10 episódios emocionantes, com tramas instigantes e subtramas não menos importantes, listamos abaixo o que podemos esperar da próxima temporada de Ozark (com spoilers). Confira:
1. Por que Omar Navarro matou Helen Pierce?
Com a execução à queima-roupa de Helen Pierce (Janet McTeer) na última (e chocante) cena da série, resta saber o motivo pelo qual o chefe do cartel Omar Navarro decidiu matar sua advogada de confiança e uma de suas aliadas mais próximas.
Será que Navarro descobriu que Helen estava planejando entregar uma falsa confissão de Marty Byrde ao FBI? Ou a execução da advogada foi um ato de gratidão à família Byrde por terem derrotado o cartel rival de Navarro (cartel Lagunez)? Que Navarro é maluco nós já sabíamos, mas a execução de Helen Pierce ainda precisa ser explicada.
2. Próximos passos dos Byrde
Tentando sair dos negócios de lavagem de dinheiro desde a 1ª temporada sem sucesso, Marty Byrde (Jason Bateman) e Wendy Byrde (Laura Linney) encontram-se mais envolvidos do que nunca com o cartel de Navarro. Com a morte de Helen Pierce, Marty e Wendy podem passar a comandar ainda mais os negócios do cartel, ficando cada vez mais difícil fugir da cidade de Ozark e dos atos ilegais que ali são cometidos.
Como sabemos da insatisfação de Marty Byrde com o cartel há tempos (Marty tentou fugir com a família na 2ª temporada e quase fez um acordo com o FBI na 3ª temporada), resta saber quais serão os próximos passos dos Byrde – se irão permanecer trabalhando com a organização criminosa ou se tentarão alguma estratégia alternativa.
3. Consequências da morte de Ben
A morte de Ben (Tom Pelphrey), irmão de Wendy Byrde, no final da 3ª temporada de Ozark trouxe graves consequências para os Byrde.
Cansada e sem saber lidar com a bipolaridade e infantilidade do irmão, Wendy se viu sem saída e acabou dando a localização de Ben para que Helen pudesse matá-lo. O fato de ter entregado seu irmão à morte trará, muito provavelmente, desequilíbrio e trauma à Wendy Byrde, o que pode ser prejudicial para os negócios do cassino e do cartel.
Ruth Langmore (Julia Garner) não aceitou a morte de seu amante e ficou inconformada com a mera possibilidade de ter sido Wendy a pessoa que entregou o paradeiro de Ben ao seu assassino. Como consequência disso, cortou relações com os Byrde e, como seu primo Wyatt está morando com Darlene Snell, uma possível parceira pode surgir por aí (falaremos mais sobre isso no item 4).
Jonah Byrde (Skylar Gaertner) foi outro que não aceitou nem assimilou a morte de seu tio, ficando apavorado com a ideia de sua mãe (Wendy) ter sido capaz de desistir de Ben dessa forma (detalhes no item 5).
4. Ruth Langmore e Darlene Snell
Quando Ruth foi espancada por Frank Cosgrove Jr., ela esperava que Marty e Wendy Byrde matassem o agressor ou fizessem algo à altura do que foi feito com ela. No entanto, os Byrde nada fizeram a não ser cortar relações comerciais com a máfia de Kansas City. Ruth ficou indignada.
Ainda com rancor dos Byrde por conta do incidente com Frank Cosgrove Jr., Ruth não conseguiu perdoar os Byrde quando soube que Wendy teria dado as coordenadas para que matassem Ben. Nesse momento, Ruth cortou relações com Marty e Wendy Byrde e foi desabafar com seu primo Wyatt (Charlie Tahan).
Wyatt então mencionou todo o ocorrido para Darlene (Lisa Emery) que, por sua vez, foi atrás de Frank Cosgrove Jr. e atirou em seu órgão genital, avisando que ninguém da máfia de Kansas City poderia tocar em Ruth Langmore. Com isso, Darlene ganhou a confiança de Ruth.
Darlene ofereceu, então, trabalho a Ruth como distribuidora de seus produtos. Essa possível nova parceria entre Ruth e Darlene pode se tornar muito poderosa e uma grande concorrente dos Byrde
5. Jonah Byrde
No último episódio da série, Jonah tentou atirar em Helen Pierce, acusando-a de ter comandado o assassinato de seu tio Ben. Ao descobrir que sua mãe tinha dado o aval para a execução de Ben, Jonah ficou perplexo.
Ao voltar para casa após descobrir que sua mãe teria concordado com a morte de Ben, Jonah se emociona ao olhar para as cinzas do tio e, num ato de decepção e raiva, atira em uma das paredes de vidro de sua casa.
Na 4ª temporada da série, provavelmente veremos um confronto de Jonah com sua mãe sobre a morte de Ben, o que poderá trazer ainda mais rupturas à família Byrde.
6. Erin: ganhará destaque ou será apenas figurante?
Quando Erin descobriu a verdadeira profissão de sua mãe, Helen Pierce, a menina se revoltou e decidiu voltar para Chicago para a casa do pai.
Com a morte de sua mãe, pode ser que o cartel de Navarro tente ir atrás do ex-marido e dos filhos da advogada para matar o restante da família que pode ter informações comprometedoras sobre a organização criminosa (até porque Helen foi torturada no início da 3ª temporada com relação ao conhecimento do ex-marido sobre o cartel).
O que não sabemos é o que Erin fará com essas informações, independentemente da tentativa de assassinato pelo cartel ou não. Será que ela vai compartilhar o que sabe com o pai e o irmão ou será que irá retornar aos Ozarks para procurar o paradeiro de sua mãe? Muito provável que encontremos respostas a essas perguntas na 4ª temporada.
7. Vingança da Máfia de Kansas City
Conhecida por seu histórico de violência, a máfia de Kansas City provavelmente tentará tramar alguma estratégia para vingar a mutilação sofrida pelo filho do chefe da máfia, Frank Cosgrove.
Embora seja uma subtrama da série, a vingança dessa organização criminosa poderá fazer barulho e até afetar o curso ordinário dos negócios dos Byrde e de Darlene Snell.
8. FBI
Com a morte do Agente Petty na 2ª temporada, fomos apresentados à Agente Maya Miller que, apesar de muito mais humana e carismática que seu antecessor, quase não atrapalhou as atividades ilegais praticadas pelos Byrde.
A 4ª temporada pode trazer uma atuação mais agressiva do FBI e, quem sabe, um acordo com os Byrde para entregar o cartel de Omar Navarro.
E você, o que espera da 4ª temporada de Ozark? Conta pra gente nos comentários!
Escrito por: Marcella Amarante