Documentários de true crime, assim como podcasts, séries, filmes e até mesmo vídeos do YouTube estão deixando os espectadores cada vez mais imersos no mundo dos crimes. Entretanto, mesmo que apresente um material violento e muitas vezes assustador, esse tipo de conteúdo tem crescido em todo o mundo.
Diferente dos “baseados em fatos reais”, as produções de crimes reais (ou true crime) não acrescentam novos detalhes a narrativa. Muito pelo contrário, optam por expor detalhadamente os fatos caso a caso. Se você faz parte da legião de fãs de true crime, não deixe de conferir então essa lista com 5 documentários de true crime para assistir no Globoplay:
À Procura de Ted Bundy (2015)
Theodore Robert Bundy
, sequestrou, estuprou e matou cerca de 37 jovens mulheres ao longo da década de 70. As vítimas eram escolhidas cuidadosamente e seguiam um padrão por serem todas brancas, com cabelos longos e lisos.
O trabalho da polícia americana era dificultado pelo assassino, uma vez que ele costumava transitar entre os estados, e assim as investigações aconteciam sem necessariamente serem associadas umas às outras. Além disso, não haviam estudos avançados como os que existem atualmente, e o termo “serial killer” ainda era um mistério.
Menino 23 – Infâncias Perdidas No Brasil (2016)
Neste documentário nacional, dirigido por Belisario Franca, vemos o trabalho do historiador Sidney Aguilar Filho. Um dia, enquanto ministrava uma aula sobre o nazismo, foi surpreendido por uma aluna que lhe conta sobre os tijolos marcados por suásticas que ficavam na fazenda de sua família.
Em uma busca mais aprofundada, o professor enfim descobre que o local foi cenário da tortura e escravidão de 50 meninos negros retirados de um orfanato.
A Família Que Eu Tive (2017)
Nesse documentário norte americano dirigido por Carlye Rubin e Katie Green, acompanhamos a difícil narrativa de uma mãe cujo filho mais velho cometeu um terrível homicídio.
O jovem Paris, de apenas 13 anos, matou sua irmã mais nova Ella. Embora sua mãe inegavelmente sinta-se ameaçada, ela continuou visitando-o na prisão e tentando estabelecer um vínculo. Por fim, fica aqui o questionamento: será que o amor de mãe de fato perdoa tudo?
LEIA TAMBÉM:
– LISTA | 5 Séries de drama nacionais para assistir no Globoplay
Killing Versace: A Caçada Por Um Serial Killer (2018)
Num período de dois meses, Andrew Cunanan matou cinco pessoas. Entre elas, o renomado estilista Gianni Versace. Suas vítimas eram símbolos do que ele gostaria de ser, e onde descontava suas frustrações. Homens bem sucedidos, ou com uma vida social movimentada e repleta de reconhecimento.
O assassino era extremamente violento, o que pode ser comprovado, por exemplo, pela forma como executou sua primeira vítima: com 27 marteladas.
Kemper por Kemper: Na Mente de um Serial Killer (2018)
Ed Kemper
é um dos serial killers mais conhecidos do mundo. Seu modus operandi incluía o desmembramento das vítimas e a necrofilia. Nas duas vezes que foi pego pela polícia, o assassino se entregou e contou detalhadamente seus crimes. Talvez por consequência disso, tornou-se uma peça chave para as autoridades na investigação de assassinatos em série. O documentário é composto por uma reunião de entrevistas de um ex agente do FBI com Kemper.