Os 70 Anos da TV Brasileira são comemorados em setembro de 2020. Certamente, para uma geração que cresceu em frente a televisão, é impossível imaginar como era a vida dos brasileiros sem os programas de auditório, os telejornais e as novelas.
Por mais que a primeira estação de televisão tenha chegado por aqui em 1950, portanto a primeira da América Latina e a quarta do mundo, os televisores levaram cerca de duas décadas para fazer parte da maioria dos lares brasileiros. E então nunca mais se foram.
Famílias inteiras costumavam se reunir, acompanhados de amigos e vizinhos para acompanhar a programação. A primeira novela brasileira tinha o nome de Sua Vida Me Pertence, e foi ao ar posteriormente em dezembro de 1951.
Para relembrar essa trajetória, e assim celebrar os 70 anos da TV brasileira, fizemos uma lista com 10 novelas que ficaram em nossa memória, e que agora podem ser assistidas no Globoplay. Confira:
1. Tieta
Escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, Tieta foi exibida entre 1989 e 1990.
A novela foi inspirada no romance “Tieta do Agreste”, de Jorge Amado. Na fictícia cidade de Santana do Agreste, no Nordeste, a jovem Tieta (Claudia Ohana) é expulsa da cidade por seu pai Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos).
Afinal, o comportamento da moça era muito liberal e extravagante para a época.
Entretanto, 25 anos depois, Tieta (Betty Faria) retorna para se vingar de todos que a escorraçaram. Mas agora ela está rica, ou seja, ainda mais exuberante.
2. A Indomada
A Indomada
foi transmitida entre fevereiro e outubro de 1997. Escrita por Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, registrou 52 pontos de audiência logo no primeiro capítulo.
A trama se passa na cidade fictícia de Greenville, no litoral pernambucano.
Chamada de “um pedaço da Inglaterra no Brasil”, a cidade foi construída com o estilo inglês, que também influencia os hábitos da população local. Falam uma mistura de português com inglês, bem como não dispensam o chá das cinco.
Após a morte dos pais, Helena (Adriana Esteves) vive uma série de conflitos em seu casamento arranjado com Teobaldo (José Mayer), além das armações de sua tia Altiva (Eva Wilma).
A trilha sonora da novela foi a última ainda a ser lançada em vinil, e conta com nomes grandiosos da MPB como: Alceu Valença, Elba Ramalho, Sandra de Sá e Maria Bethânia.
3. Anjo Mau
De Maria Adelaide Amaral, Anjo Mau foi televisionada entre 1997 e 1998.
A atriz Glória Pires dá vida a dissimulada Nice, uma moça de família humilde que tem uma ambição gigante.
Com o intuito de enriquecer, ela aceita um emprego para ser babá na casa onde seu pai (Cláudio Corrêa e Castro) fora motorista por muitos anos.
Lá, ela conhece o irmão de sua patroa, Rodrigo (Kadu Moliterno), em quem vê a princípio uma oportunidade de mudar de vida.
Porém, o que ela não imaginava é que se apaixonaria de fato.
LEIA TAMBÉM:
– LISTA | 5 Séries de drama nacionais para assistir no Globoplay
4. Laços de Família
Escrita por Manoel Carlos e exibida entre no ano 2000, Laços de Família se passa no Leblon, bairro carioca.
As atrizes Vera Fischer e Carolina Dieckmann protagonizaram mãe e filha. Ao longo da trama, as duas conhecem inesperadamente o médico Edu (Reynaldo Gianecchini).
Vivendo um relacionamento com ele, ao mesmo tempo a mãe percebe por fim que sua filha também está apaixonada pelo médico.
Camila (Carolina Dieckmann), que tinha leucemia, tem seu cabelo raspado em uma das cenas mais emblemáticas da TV brasileira.
Em virtude dela, houve portanto uma enorme campanha internacional pela doação de órgãos. Ao longo dos 70 Anos da TV Brasileira, nunca houve uma comoção mundial como esta.
Atualmente, a novela será reprisada no Vale a Pena Ver de Novo.
5. Senhora do Destino
Senhora do Destino
foi escrita por Aguinaldo Silva e transmitida entre 2004 e 2005.
Em meio à decretação do Ato Institucional nº 5 (AI-5), a nordestina Maria do Carmo (Carolina Dieckmann) é presa inesperadamente ao ser confundida com manifestantes.
Antes disso, na confusão, sua filha recém nascida é roubada por Nazaré (Adriana Esteves/Renata Sorrah), que está usando uma barriga falsa e se passando por enfermeira.
Na segunda fase da novela, Nazaré começa a ser desmascarada quando surge na trama a foto de uma enfermeira grávida com um bebê no colo em 1968, em meio ao tumulto.
6. A Favorita
Flora (Patrícia Pillar) e Donatella (Claudia Raia), durante a adolescência, formavam a dupla sertaneja Faísca e Espoleta.
Em um de seus shows pelo Brasil, elas então conhecem Marcelo (Flavio Tolezani), herdeiro de uma lucrativa fábrica. Donatella se casa com Marcelo, que é assassinado.
Flora é presa, mesmo que jure inocência. Contudo, 18 anos depois, sai da cadeia com sede de vingança.
Da mesma forma, deseja recuperar sua filha Lara (Mariana Ximenes), que foi adotada por Donatella e vive uma vida de luxo e privilégios.
Até o último episódio, tentamos descobrir qual das duas está mentindo.
De João Emanuel Carneiro, foi exibida entre 2008 e 2009.
7. Caminho das Índias
Bem como a maioria das novelas da autora Gloria Perez, Caminho das Índias abriu espaço na televisão para uma série de discussões em 2009.
Entre elas, estava a trama principal, onde Maya Meetha (Juliana Paes) e Bahuan (Márcio Garcia) se apaixonaram. Indianos e pertencentes a diferentes castas, jamais poderiam ficar juntos.
Enquanto isso, no Brasil, se iniciava uma discussão sobre o tratamento de jovens esquizofrênicos, a partir dos personagens Tarso (Bruno Gagliasso) e Ademir (Sidney Santiago).
Caminho das Índias também foi a primeira novela brasileira a vencer o Prêmio Emmy Internacional. Ao passo que em 70 Anos da TV Brasileira, seis novelas foram contempladas com a premiação.
8. Passione
Em Passione, a empresária Bete Gouveia (Fernanda Montenegro) e o italiano Totó (Tony Ramos) são mãe e filho.
Porém, apenas o telespectador sabe disso, e acompanhamos a trajetória dos dois até definitivamente tomarem conhecimento da situação.
Do autor Silvio de Abreu, a novela foi ambientada entre São Paulo e o interior da Itália. A cenografia da produção é belíssima, trazendo o visual clássico da Toscana para dentro dos estúdios Globo.
9. Avenida Brasil
Avenida Brasil
, de João Emanuel Carneiro, é sem dúvidas uma das novelas que parou o país.
No dia em que o último capítulo foi exibido, o Jornal Nacional mostrou imagens das principais ruas do país e estavam todas vazias.
A pequena Rita (Mel Maia/Débora Falabella) foi abandonada em um lixão por sua madrasta Carminha (Adriana Esteves).
Anos depois, ela volta e é empregada pela madrasta, de quem se aproxima buscando a tão sonhada vingança que articulou todo esse tempo.
10. Verdades Secretas
Arlete (Camila Queiroz) sonha em conquistar o mundo da moda através das passarelas. Para agradar a filha, Carolina (Drica Moraes) enfim aceita e a incentiva.
Porém, tudo muda quando o empresário Alex (Rodrigo Lombardi) contrata Angel (o novo nome de Arlete) para um programa.
Apaixonado por Angel mas não correspondido, Alex se casa com a mãe da jovem, para poder tê-la sempre por perto.
Do mesmo modo, a personagem Larissa (Grazi Massafera) também se destacava nas passarelas.
Viciada em drogas, sua trajetória por outro lado torna-se cada dia mais dolorosa.
Camila Queiroz já estreou como a protagonista de Walcyr Carrasco. Por fim, a trama foi ao ar em 2015.