Nem sempre uma série ganha notoriedade no período de sua estreia, algumas vezes é um acontecimento, uma reviravolta no enredo ou uma troca de elenco inesperada que traz uma série para os holofotes. Esse é o caso de Peaky Blinders, série distribuída pela BBC One e já muito premiada e reconhecida pela crítica, que virou meme nas redes sociais por conta de uma cena que foi associada ao período de quarentena que estamos vivenciando.
Apesar do Covid-19 ser um assunto sério, surgiram muitos memes na internet e uma fã de Peaky Blinders utilizou uma cena de discussão para relatar o cotidiano familiar durante a quarentena. No TikTok, ela escreveu:
“Como minha família está se preparando para a quarentena porque não podemos ficar sentados em uma sala por mais de cinco minutos sem querer nos matar“.
A cena mostra o protagonista Tommy Shelby (Cillian Murphy) conversando com sua família no dia de um casamento, e ele não quer que os familiares briguem, mas apesar do discurso de paz o mesmo acaba entrando na discussão. Mas a pergunta que não quer calar é: para além do meme vale a pena assistir Peaky Blinders? A resposta é sim.
Ficcção vs Realidade
A série foi lançada em setembro de 2013, é baseada na história de uma família de gangsters que vivam na Inglaterra pós Primeira Guerra Mundial. Embora seja inspirada em acontecimentos reais, o enredo da série é fictício e traz muitas diferenças entre a gangue real e a retratada na adaptação.
Pouco antes do início do XVIII a crise econômica na Inglaterra acarretou no crescimento da violência e do número de gangues no país. Uma dessas gangues era a Peaky Blinders liderada por Kevin Mooney, que criou o pseudônimo Thomas Gilbert para despistar a polícia. Logo, esse nome pode ter servido de inspiração para a criação do protagonista da série para a televisão Thomas Shelby.
LEIA TAMBÉM:
– LISTA | Os 12 melhores títulos sobre crimes reais na Netflix
Diferente do que é mostrado na série, o nome Peaky Blinders faz referência à vestimenta usada pelos homens integrantes da gangue. Todos usavam chapéus pontudos (chamados lá de Peakys) e a falta de contato visual que os integrantes faziam que deram a eles o apelido “Blinders“.
Na série, a família de gangster se mostra muito poderosa e imponente, na vida real eles acabaram sendo subjugados por uma outra gangue local. Perdem o domínio da cidade e fugiram misteriosamente.
Em outubro de 2019 a série foi adicionada no catálogo da Netflix com suas 5 temporadas completas. Apesar de já ter nova temporada confirmada o calendário de lançamento de Peaky Blinders foi suspenso devido à pandemia de Covid-19. A série deixou questões abertas no último episódio que foi ar, portanto podemos esperar uma próxima temporada para trazer algumas respostas.