Criminal Minds
é uma série da CBS que estreou em 2005 e teve seu fim em 2020. A história acompanha um grupo de elite Unidade de Análise Comportamental do FBI (BAU), que analisa perfis dos assassinos em série mais perigosos do país e crimes hediondos individuais, em um esforço para antecipar seus próximos movimentos antes de atacar novamente. A equipe muda ao longos das quinze temporadas, mas os principais são: Aaron Hotchner (Thomas Gibson), Jason Gideon (Mandy Patinkin), Jennifer Jareau (AJ Cook), Emily Prentiss (Paget Brewster), Derek Morgan (Shemar Moore), Penelope Garcia (Kirsten Vangsness) e Dr. Spencer Reid (Matthew Gray Gubler).
Um reboot da série está em planejamento e parte do elenco original irá retornar. Por isso, o SB separou uma lista de 10 episódios baseados em histórias reais contados na série.
Cuidado que tem spoiler!
“Bloody Hungry” – Temporada 1, episódio 11
“Com Gideon deixado de lado nos quartéis do FBI, Hotchner e a equipe pretendem entrar na mente de um assassino psicótico cujas fantasias desorganizadas e instáveis o levam a matar.”
Nesse episódio, a equipe está caçando um assassino que come os órgãos de suas vítimas e tem como inspiração o caso real de Richard Chase. Chase matou várias pessoas na Califórnia nos anos 70, bebeu seu sangue e comeu seus órgãos.
“Omnivere” – Temporada 4, episódio 18
“Hotch vai até Boston para visitar, já em seu leito de morte, um detetive que liderou o primeiro caso de Hotch na BAU. Porém o policia confessa que fez um acordo secreto com um serial killer. Se ele parasse de procurá-lo, ele pararia de matar. Esse acordo funcionou durante dez anos, mas agora com a morte do policial, Hotch e sua equipe devem ir a Boston e prender de uma vez por todas o mais famoso serial killer da historia de New England.”
Um dos assassinos mais marcantes da série é George Foyet. Os fãs o conheceram primeiramente como o Ceifador de Boston. Ele matou os próprios pais e continuou na sua saga de matança nos anos 80. Esse foi um dos primeiros casos do Hotch e seus primeiros assassinatos foram baseados no Assassino do Zodíaco. Muitos anos mais tarde, Foyet volta para atormentar Hotch e mata sua esposa, enquanto o seu filho estava na casa.
“25 to life” – Temporada 6, episódio 11
“Depois de ajudar um homem a conseguir liberdade condicional, Morgan lamenta a sua decisão quando o homem assassina alguém pouco depois de ser liberado. Pai fica preso por 20 anos por crime que não cometeu.”
Na vida real, Jeffrey MacDonald foi acusado de matar a sua esposa grávida e suas duas filhas em 1970, mas continua falando que é inocente. Ele diz que quatro homens invadiram sua casa e mataram sua família. Esse episódio mostra uma entrevista com um homem que já está preso 25 anos por ter matado sua esposa e filha, mas se diz inocente.
“The Company” – Temporada 7, episódio 20
“A equipe é obrigada a reabrir o caso de desaparecimento da prima de Morgan após ele ver uma mulher que se parece com ela e ser forçado a admitir que mentiu para sua família sobre ter encontrado seu corpo na Flórida.”
Esse episódio foi baseado no sequestro de Colleen Stan. Ela foi aceitou uma carona de um casal e acabou sendo raptada. Cameron e Janice Hooker a prendiam 23 horas do dia em uma caixa, acorrentavam e a suspendiam para as torturas. Ela era abusada sexualmente na única hora do dia que ficava fora da caixa. Stan concorda em ser escrava sexual de Cameron, porque depois de tantas torturas ele a convence que uma organização chamada “The Company”, faria coisas piores com ela e sua família se ela tentasse escapar e não concordasse. Tudo nesse episódio acontecesse exatamente igual ao caso real, exceto que a organização realmente existe na série.
“Unfinished business” – Temporada 1, episódio 15
“Um serial killer reaparece depois de 20 anos de silencio e entra em contato com a BAU por meio do mentor aposentado de Gideon, que passou sua carreira procurando este assassino, com a promessa de que ele ira fazer outra vítima nos próximos cinco dias.”
Mais um episódio da primeira temporada e a BAU segue o Keystone Killer, um serial killer da Filadélfia que ficou parado por 18 anos e depois retornou para atormentar o agente do FBI que trabalhou no seu caso. Enquanto algumas pessoas o comparam com o Assassino do Zodíaco, o mais correto é dizer que sua saga foi baseada no BTK, Dennis Rader, que matou várias pessoas nos anos 80 e depois retornou.
“Hostage” – Temporada 11, episódio 14
“Uma garota de 18 anos escapa de uma casa suburbana onde foi mantida em cativeiro por anos, o que leva a equipe da BAU a procurar o suspeito responsável por sequestrá-la.”
Esse episódio de Criminal Minds é estranhamente parecido com o caso real do Ariel Castro. Ele sequestrou várias mulheres e as aprisionou. Tem até mesmo uma citação que se refere a Castro pelo nome nesse episódio. Ariel Castro manteu três mulheres em cativeiro por quase 10 anos, estuprando e batendo nelas múltiplas vezes. Uma das vítimas até teve um bebê e as outras sofreram abortos.
“The Thirteenth Step” – Temporada 6, episódio 13
“A equipe persegue dois jovens amantes em uma matança; Prentiss recebe notícias assustadoras.”
Esses suspeitos foram baseados nos serial killers Charles Starkweather e Caril Ann Fugate. Na vida real, no inicio Starkweather era o agressor, ele matou a família de Caril e então os dois seguiram na matança, assassinando 11 pessoas no total. Em Criminal Minds tem algumas leves diferenças.
“Our Darkest Hour” – Temporada 5, episódio 23
“Uma série de blecautes na cidade de Los Angeles dá a oportunidade a um serial killer de atrair sua vítimas para a escuridão.”
“Our Darkest Hour” foi o final da temporada cinco de Criminal Minds. Nesse episódio a BAU foi chamada para Los Angeles para encontrar um serial killer que perseguia suas vítimas durante os blecautes, o fazendo ainda mais perigoso. Esse suspeito, Billy Flynn, príncipe da escuridão foi interpretado perfeitamente por Tim Curry. A história base foi a de Richard Ramirez, também conhecido como Stalker da Noite, um serial killer que matou 20 pessoas nos anos 80.
“The Tribe” – Temporada 1, episódio 16
“Quando estudantes são encontrados torturados e assassinados em uma casa abandonada, a equipe suspeita que um grupo de assassinos com conhecimento em rituais seja o responsável pelo crime.”
O décimo sexto episódio da primeira temporada leva a equipe para o Novo México. A investigação começa após um grupo de estudantes serem encontrados mortos e uma seita que estava trabalhando para que as pessoas se revoltassem contra os nativo-americanos daquela área. Essa seita era liderada por Jackson Cally, que queria uma guerra racial. Baseado na história de Charles Manson e a sua seita chamada “Família Manson”, especificamente sobre o Helter Skelter, esquema que eles queriam implementar para criar uma guerra racial contra os negros nos anos 60.
“The Big Wheel” – Temporada 4, episódio 22
“Quando a equipe recebe uma fita de vídeo de um serial killer detalhando um de seus crimes, eles descobrem uma mensagem oculta pedindo a eles que o ajude a impedir o jeito que ele mata.”Vicent Rowlings
, um homem que assistiu seu pai matar sua mãe quando era criança e que agora mata mulheres que se parecem com a sua mãe. Esse assassino foi baseado no Lipstick Killer, que apareceu primeiramente nos anos 40, matou três mulheres e depois foi capturado.
Todas as temporadas de Criminal Minds estão disponíveis no Star+ e o elenco já está se reunindo para conversar sobre o reboot.