O Séries Brasil é composto por pessoas apaixonadas por séries de tv e cinema. Não somos formados na área, portanto, são críticas feitas de fã para fã, com o intuito de facilitar e democratizar a leitura para todo o tipo de pessoa.
FICHA TÉCNICA
Título: Batman: Cruzado Encapuzado
Classificação indicativa: 12 anos.
Gênero: Animação, Ação, Aventura e Crime.
Duração: 10 episódios com cerca de 25 minutos cada.
Direção: Bruce Timm.
Elenco: Hamish Linlater, Jason Watkins, Gary Anthony Williams, Diedrich Bade John DiMaggioo, Eric Morgan Stuart e Krystal Joy Brown
Sinopse oficial: Bem-vindos a Gotham City, o lugar onde os criminosos correm soltos e os cidadãos de bem vivem em constante estado de medo. Forjado no fogo da tragédia, o socialite bilionário Bruce Wayne se torna algo que é mais e menos do que humano: o BATMAN. Sua guerra de um homem só contra o crime atrai aliados de dentro do Dep. de Polícia e da Prefeitura, mas suas ações heroicas geram ramificações mortais.
TRAILER OFICIAL
CRÍTICA SEM SPOILERS
Batman: Cruzado Encapuzado é a nova animação que acompanha Bruce Wayne em suas aventuras em Gotham. Essa série definitivamente foi uma ótima experiência, apresentando uma visão que consegue ficar longe da sombra de Batman: A Série Animada. Nos primeiros três episódios, Cruzado Encapuzado tem um charme único que tem muito potencial.
Um problema que muitas adaptações dos quadrinhos têm é a dependência excessiva dos vilões mais populares como o Duas-Caras, Mulher Gato e principalmente o Coringa. Porém, em Cruzado Encapuzado, recebemos a presença de outros personagens icônicos que nem sempre tem a oportunidade de aparecer nas animações.
Outro ponto positivo foram as escolhas de estilo da série. Ela segue um estilo Noir com referências diretas aos quadrinhos originais de 1940. Um exemplo sendo o figurino da Mulher Gato. Isso mostra que a dedicação da equipe da animação para trazer o clássico de uma maneira nova e interessante para o público.
A estrutura dos episódios é simples e eficiente. Nos primeiros episódios são apresentados diversos personagens importantes na mitologia do Batman como: Barbara Gordon, Renee Montoya, Harvey Dent, entre outros. Eles são um elenco carismático que se encaixa na proposta do seriado de ser uma narrativa Noir.
A cidade de Gotham também é um ponto espetacular. Com seus toques de art déco, o cenário realmente eleva a série e seu charme. No primeiro episódio pode-se até sugerir uma inspiração do seriado de 1966 com seus elementos camp e exagerados.
Em geral, Batman: Cruzado Encapuzado é uma adição agradável às obras de animação da DC que retratam o Homem-Morcego e seu universo. Principalmente para aqueles que querem conhecer os vilões para além dos mais conhecidos.
Nota: 4/5