O Séries Brasil é composto por pessoas apaixonadas por séries de tv e cinema. Não somos formados na área, portanto, são críticas feitas de fã para fã, com o intuito de facilitar e democratizar a leitura para todo o tipo de pessoa, expressando apenas o nosso ponto de vista popular.
FICHA TÉCNICA
Título: Wicked Parte 1
Classificação indicativa: +10 anos
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia e Musical
Duração: 2 horas e 41 minutos
Direção: John M. Chu
Elenco: Cynthia Erivo, Ariana Grande, Michelle Yeoh, Jeff Goldblum, Jonathan Bailey, Ethan Slater, Marissa Bode, Bowen Yang, Bronwyn James e Keala Settle
Sinopse oficial: Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem como outra qualquer do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
TRAILER OFICIAL
CRÍTICA COM SPOILERS
Wicked está na lista das peças de teatro musical mais conhecidas do mundo, e também é uma das que estão há mais tempo em cartaz. Tamanho sucesso cria muita expectativa para uma adaptação cinematográfica. Por um lado, existe o anseio de ver uma história tão linda de amizade alcançando novos públicos, mas também existe o receio de que o filme não faça jus ao que é a sua versão na Broadway. Outros musicais no mesmo patamar de Wicked caíram nessa “maldição” de ter uma adaptação decepcionante para o cinema.
Felizmente, o filme “Wicked Parte 1” consegue entregar tudo que os fãs esperavam. O diretor Jon M. Chu e sua equipe conseguiram, com maestria, mesclar elementos do palco e do cinema. Os atributos de um clássico da Broadway (como a quantidade de instrumentos musicais e dançarinos), somados às possibilidades que um longa metragem de 145 milhões de dólares pode trazer (efeitos especiais, jogos de câmera e cenários gigantes e detalhados) conseguiram elevar a imersão no fantástico mundo de Oz que já é conhecido por tanta gente.
O elenco é um show à parte. Todos os atores e atrizes do elenco principal desempenharam seus papéis de forma brilhante. Mas, sem dúvidas, o destaque fica para a parceria entre Ariana Grande (Galinda Upland) e Cynthia Erivo (Elphaba Thropp) nos papéis principais. As duas atrizes têm grande experiência no teatro musical, principalmente na Broadway. Esse conjunto de fatores te faz pensar que esses papéis foram feitos para elas. Assim como todas as Galindas e Elphabas que passaram pelo elenco dos palcos, Ariana e Cynthia adicionam sua marca nas músicas. E isso só enriquece a obra.
Ainda sobre as músicas, elas obviamente ganharam um novo arranjo mas nada que descaracterize em relação à versão original. Algumas exceções a isso são Dancing Through Life que ficou um pouco mais pop, e One Short Day que ganhou um trecho novo onde duas atrizes bem conhecidas pelos fãs do musical explicam uma profecia que é o fio condutor da segunda metade do filme. Inclusive, essa profecia é um elemento que foi inspirado em The Wicked Years (romance que originou Wicked) e não está presente no teatro. Pelo menos não de forma explícita. Apesar do filme de Wicked estar dividido em duas partes, que correspondem aos dois atos do musical, a primeira parte não passa a impressão de contar uma história incompleta. Ainda assim, a ansiedade pela segunda parte é inevitável.
“Wicked: Parte 1”, assim como sua versão no teatro, é uma obra capaz de conquistar até pessoas que não são fãs do gênero musical. Sem dúvidas, o longa brilhará na temporada de premiações, com destaque para as atuações de Ariana Grande e Cynthia Erivo, que nasceram para os papeis de suas carreiras como Glinda e Elphaba.