Séries de drama nacionais estão na televisão brasileira há muito tempo. Seja no formato de minisséries ou até mesmo através das novelas, as produções de drama tornaram-se cada vez mais populares.
Podemos atribuir isso ao grande leque de temas que um drama pode abordar. Desde romance, até o terror e o suspense podem ser elencados ao gênero dependendo de sua abordagem.
Grandes séries como Mindhuter, House of Cards e 13 Reasons Why, pertencem ao mesmo gênero que as listadas abaixo. Sendo assim, confira 5 séries de drama nacionais para assistir no Globoplay:
Segunda Chamada (2019)
Na constante luta pela transformação social por meio da educação, os professores Jaci (Paulo Gorgulho), Lúcia (Débora Bloch), Eliete (Thalita Carauta), Marco André (Silvio Guindane) e Sônia (Hermila Guedes) trabalham no ensino noturno para jovens e adultos.
Entretanto, cada um de seus alunos possuem uma história de vida muito especial, cheia de dificuldades. Assim sendo, somos sensibilizados por suas trajetórias particulares em busca da escolaridade.
Assédio (2018)
Assédio é baseada sobretudo no livro “A clínica — A farsa e os crimes de Roger Abdelmassih“, de Vicente Vilardaga.
Ficcionalmente, a produção de dez episódios narra a história de crimes sexuais do médico brasileiro Roger Abdelmassih, posteriormente condenado a 181 anos de prisão por 48 estupros de 37 pacientes em sua clínica de fertilização in vitro.
Conhecido por trazer o método para o Brasil, o estuprador atendia em seu consultório grandes nomes da política, televisão e empresariado brasileiro, ficando cada vez mais famoso por ser “o médico das estrelas”.
LEIA TAMBÉM:
– LISTA | 5 Produções nacionais sobre mulheres fortes para assistir no Globoplay
Carcereiros (2017)
Carcereiros é uma produção da Globo da Globo em coprodução com a Gullane Filmes, e tem como protagonista o ator Rodrigo Lombardi.
O drama recebeu em 2017 um prêmio no MPITDrama Screenings, festival internacional de televisão em Cannes.
Por fim, a série é fundamentada na obra de Dráuzio Varella, que nos apresenta o agente penitenciário Adriano. Ao passo que acompanhamos o cotidiano de sua profissão, conhecemos também a realidade do sistema carcerário brasileiro.
O Canto da Sereia (2013)
Protagonizada pela atriz Isis Valverde, O Canto da Sereia é uma minissérie dividida em quatro capítulos. A obra é inspirada no livro homônimo de Nelson Motta.
No momento em que atinge o ápice de sua carreira, a cantora baiana Sereia é assassinada durante seu show em um trio elétrico, em frente de toda a multidão.
Além da investigação policial, acompanhamos também os bastidores da vida de uma mulher que aparenta ser alegre e espontânea, mas que inegavelmente esconde muitos segredos.
Suburbia (2012)
Retratando uma sociedade carioca imersa no tráfico de drogas e suas consequências, Suburbia traz uma história de amor intensa.
O elenco é composto por artistas dos grupos Nós do Morro e Afroreggae, que dão vida aos personagens principais da trama.
Suburbia é o apelido da jovem Conceição, que buscando fugir dos fornos de carvão em Minas Gerais, se muda para o Rio de Janeiro, onde eventualmente conhece Cleiton.
A série é marcada por conflitos éticos e morais, além de dialogar com questões como a desigualdade social, o preconceito e a violência.