Para esclarecer, os Doramas são basicamente a designação para novelas orientais. Podem chamar de novelas, podem chamar de série, mas num todo são as produções dramáticas deles. Eles são produzidos em diversos lugares do oriente como Japão, Coreia do sul, China, Taiwan e etc. A galera que assiste aos Doramas acaba se intitulando de Dorameiro e cada um tem sua preferência por Localidade, gênero (Romance, Terror, Comédia) e assim vai.
Mas o que é BL? Esse termo é uma sigla e significa Boys Love. Basicamente é um gênero romântico entre os Doramas, só que entre dois garotos como a própria sigla já demonstra, que teve um intuito de ter como público alvo as adolescentes, mas que agora faz sucesso com todo mundo. Alguns deles são publicados diretamente no Youtube, atingindo marcas de 7,1 milhões de visualizações, e alguns outros doramas os meros mortais são obrigados a recorrer aos sites de Fansubs.
Os Doramas são uma ótima opção para quem curte um bom drama e um bom romance. Que tal conhecer alguns deles? Confira mais uma lista que o Series Brasil trouxe para você:
5. LOVE BY CHANCE THE SERIES
Em quinto lugar temos um dos Doramas mais água com açúcar do universo. Love By Chance foi um dos primeiros que fizeram sucesso e explodiram no mundo teen internacional, fazendo a galera buscar mais. Ele foi ao ar em 03 de agosto de 2018 e teve seu encerramento em 09 de novembro do mesmo ano na Tailândia, lançado semanalmente. Seus episódios duram geralmente cinquenta minutos e são ao todo quatorze. Sua classificação é para maiores de 18 anos em seu país, mas no Brasil o canal no Youtube não tem restrição de idade.
E vamos de Clichê?
Pete
(Saint Suppapong) é um universitário alto, bonito, inteligente e rico, porém é extremamente sensível e tímido. Ele se esconde atrás de uma versão dele que finge não ser gay e sofre por essa repressão. Por um acaso do destino, ele acaba sendo atropelado por Ae (Perth Tanapon), um outro estudante que não se considera muito bonito, é baixinho e de uma classe social não muito igual a de Pete. Apesar do acidente bobo, os dois vão a enfermaria e começam a desenvolver uma confiante e forte amizade.
Pete acaba sofrendo chantagem por sua sexualidade e dinheiro e Ae se sente numa posição de defender o amigo que é “frágil” demais pra se cuidar sozinho. Nessa caminhada, a proximidade deles fica grande e toques suaves deixam a cabeça de Ae e Pete confusas. Pete não quer que Ae passe pela decepção de namorar um garoto e esconde seus sentimentos pelo mesmo, para proteção. A história é extremamente doce e as vezes você quer socar o Pete por ser tão bobo e não aceitar seu amor por Ae.
Aceitação também é uma palavra importante nesse Dorama.
Love By Chance faz parte do universo “Amores por acaso” que envolve outros Doramas e uma relação de spin-off mais para frente. Ainda em LBC, existem três outros casais paralelos ao principal. O que mais tem destaque na série, e que alguns fãs até deram mais atenção a eles, foi o casal Tin (Mean Phiravich) que é amigo de Pete e Can (Plan Rathavit) que é amigo de Ae. Outros mais “apagados”, mas que a história está bem envolvida, são o casal Kengkla (Mark Siwat) e Techno (Gun Napat), temos também o casal de meio irmãos Tum (Title Kirati ) e Tar (Earth Katsamonnat) e dando um spoiler para um futuro spin-off, temos o personagem Type (Earth Pirapat) que é o mais velho e sábio deles no quesito amor, mas que tem seu namorado Tharn viajando.
Com direção do aclamado New Siwaj, é um dos Doramas mais famosos internacionalmente e terminou com uma classificação de 8.6 pontos no MyDramaList, batendo em alguns episódios 7,1 milhões de visualizações no Youtube e já tem sua segunda temporada confirmada para novembro desse ano.
4. THARNTYPE THE SERIES
Em quarto lugar temos justamente o spin-off que foi citado acima em LBC. TharnType The Series faz parte do universo de Doramas “Amores Por Acaso” e conta a história de um personagem que já conhecemos em Love By Chance, só que agora de uma forma muito mais profunda. A série envolve muitos outros personagens que já apareceram bastante na primeira produção, mas que por ser produzida por outra produtora, foram interpretados por atores diferentes dos de LBC. Alguns deles a gente sente falta e outros a gente acaba pegando uma preferência maior. O Dorama foi ao ar em 7 de outubro de 2019 e encerrou em 6 de janeiro de 2020. Também com cinquenta minutos de duração, ele conta com 12 episódios oficiais e dois especiais, “TharnType Special: Lhong’s Story” e “TharnType Special: Our Final Love”.
Se passando cronologicamente, em relação aos outros Doramas do universo, antes da história de AePete, temos o personagem Type (Gulf Kanawut) que é um calouro muito bonito e charmoso, mas que embora seja um garoto muito amoroso e divertido, ele tem um defeito. Type é homofóbico. Quando criança, o calouro foi molestado por um homossexual que acabou trazendo esse grande trauma. Por algum acaso do destino, ele acaba se tornando colega de quarto de um veterano chamado Tharn (Mew Suppasit) e que é abertamente gay. O Dorama começa com seu melhor amigo Techno (Mutt Suttinut), que nós já conhecemos, contando sobre a opção sexual de Tharn e uma verdadeira batalha começa pela disputa de posse do quarto, uma vez que nenhum dos dois quer morar um com o outro.
Diferente de Love By Chance e de vários outros Doramas, TharnType de doce não tem nada.
Com uma classificação bem restritiva na Tailândia, o Dorama possui várias cenas de violência explicita, cenas bem quentes (muitas na verdade) e vários gatilhos de abuso por conta da história de Type. A série nos traz mais conhecimento de alguns personagens e suas histórias, como o casal de meio irmãos que vimos bem em LBC, Tum (Hiter Natthad) e Tar (Kokliang Parinya). A série tem um plot twist que deixou muitos fãs de boca aberta e com o coração apertado no final, extremamente viciante.
Com direção de Tee Sintanaparadee e recorde de visualizações no TVLine (Ao lado de seu parceiro Love By Chance), é infelizmente um dos Doramas que não está disponível oficialmente no Youtube, então nos resta os sites de fansubs. Sua segunda temporada já está confirmada e se passa sete anos depois de toda a história com o nome “TharnType 2: 7 Years Of Love” e só se sabe até agora que ela será lançada depois de Love By Chance 2. Com nota de 8.8 pontos no MyDramaList, você não pode deixar de assistir essa obra de arte problemática do mundo dos doramas.
3. HE’S COMING TO ME THE SERIES
Esse Dorama ganha o terceiro lugar na lista de recomendações com honra.
He’s Coming To Me
foi um Dorama que levou o público literalmente as lágrimas e não foi à toa que os atores principais levaram o “Prêmio de Melhor Cena Dramática” no LINE TV AWARDS 2020, uma premiação muito importante para o mundo BL. Sendo extremamente doce, ele tem uma classificação indicatória de 15 anos na Tailândia e oito episódios de uma hora e cinco minutos cada, que foram ao ar de 07 de março a 25 de abril de 2019. Essa história é completamente diferente do que alguns Dorameiros estão acostumados a ver e talvez esse tenha sido o diferencial para atrair seus espectadores.
Após sua morte, Mes Wongsakorn (Singto Prachaya) se torna um fantasma completamente solitário e que não pode reencarnar, pois ele não sabe por qual motivo morreu, apenas pensa que sabe. Durante um festival tradicional da cidade, uma criança consegue enxergar Mes e acaba fazendo oferendas ao seu túmulo. Depois de muito tempo sem visita-lo, a criança retorna para a surpresa do fantasminha, agora já universitária, e se apresenta como Thun Thunyakorn (Ohm Pawat).
A relação dos dois vai ficando cada vez mais forte e Thun decide leva-lo para viver com ele em seu apartamento na cidade. Loucura? Talvez! Agora os dois tinham a missão de juntos investigarem cada canto da universidade, buscando respostas para a morte de Mes e ajudando ele a reencarnar. A história fica extremamente linda e dá um calorzinho no coração quando Thun começa a ficar completamente apaixonado pelo fantasminha e o ator foi de uma perfeição que se chega a acreditar, olhando nos olhos dele, que ele amava seu companheiro com todas as forças do mundo.
Mas nada são flores nesse mundo, não é mesmo?
Os dois, infelizmente, sabem que não podem ficar juntos e que precisam terminar a missão de encontrar respostas para Mes. Essa missão os leva a aventuras loucas e uma confusão de Thun com seus amigos que mais tarde descobrem sobre o fantasminha e até o ajudam. O episódio final e o desenrolar da história deixaram todos com o coração na mão e ninguém nem imaginava que esse seria o resultado da investigação.
Para quem gosta de um bom romance doce, esse é perfeito. A cena merecedora do prêmio que o Dorama levou esse ano, chega a machucar nossos pobres corações de tão bem feita. A série está completamente encerrada e sem previsão de outras temporadas. Às vezes no mundo BL muitos consideram que ela foi esquecida no churrasco, mas fazer o que. Com direção de Backaof Aof e 8.7 pontos no MyDramaList, você precisa sair daqui e ir direto assistir.
2. 2 MOONS 2 THE SERIES
Trazendo um remake para essa lista, 2 Moons teve duas versões produzidas. A primeira temporada foi ao ar em maio de 2017 e de acordo com informações soltas pelo mundo BL, sem uma resposta oficial por parte dos responsáveis, os conflitos de contratos dos atores com a nova produtora foram o resultado do desligamento deles da série. Um dos atores comentou sobre:
“Nós nunca rejeitamos a 2ª Temporada, mas nós não tivemos nenhum contrato. Todos nós amamos esses papeis em nossos corações”.
Mas a justiça foi feita e a história não acabou. O Dorama ganhou um remake!
Com novos atores, uma nova produtora e umas repaginadas no roteiro, 2 Moons 2 veio ao ar em 29 de junho de 2019 e encerrou sua primeira temporada em 14 de setembro do mesmo ano. Resolvemos trazer o remake e não a original, pois a série vai continuar a partir dele e assim podemos seguir as próximas temporadas.
O Dorama tem uma indicação classificativa de 15 anos e conta com doze episódios de sessenta minutos cada. O enredo conta com a história de três casais principais muito bem desenvolvidos, então vamos ver cada um deles.
O primeiro casal é o que seria o “principal”, pois é a partir deles que toda a história se desenvolve. O jovem Wayo (Earth Teerapat) acaba de ser aceito na Universidade Kantaphat, no curso de ciências. Na mesma universidade, mas no segundo ano do curso de Medicina, estuda o Dr. Phana (Ben Benjamin). Wayo sempre fora apaixonado por ele, desde o ensino médio, mas nunca contou sobre seus sentimentos. Paixão no nível de ter um altar de fotos para o doutor.
Nessa universidade, existe um concurso de “Luas e Estrelas” para o calouro e a caloura mais bonitos das faculdades e cursos. Pha foi a Lua de medicina no seu ano e agora Wayo tenta conquistar o título na faculdade de ciências. Por Pha ser uma lua, ele deve supervisionar os calouros e aos trancos e barrancos o amor dos dois (que sempre existiu sem eles saberem um do outro) vai se revelando com algumas descobertas, sentimentos e até bastantes ciúmes.
E a história não para em WayoPhana
Phana tem dois melhores amigos desde o médio e agora estudantes de medicina, Beam (Dome Woranart) e Kit (Nine Kornchid). O segundo, acaba se envolvendo numa relação muito conflituosa com o melhor amigo de infância de Wayo, Ming (Joong Archen). Ming nunca escondeu de nada e nem de ninguém que era completamente apaixonado por Kit e estava destinado a conquista-lo como seu namorado, apesar de o Veterano só esnobar ele a cada passo. A relação dos dois cresce de uma forma muito tapa na cara! Kit sempre achou que gostasse de garotas e esnobou os sentimentos de Ming até seu coração perceber que não conseguia mais viver sem ele ao seu lado. MingKit é um dos casais favoritos dos fãs de BL por toda a química entre os atores, que tem até shipper oficial, J9 (JoongNine).
Paralelo ao relacionamento de Wayo e Phana, alguém mais deseja o jovem calouro. O Veterano de Engenharia Forth (Pavel Naret) sempre esteve ao lado de Wayo deixando claro que o queria, mas seus flertes não foram páreos para o amor do casal principal. Desiludido amorosamente e depois de uma senhora noite de bebedeiras, Forth acaba tendo uma relação com Beam, o outro melhor amigo de Phana. Os dois tem uma relação confusa, pois a forma que começou acabou atrapalhando todo o desenrolar. Esse é o casal que passa por mais barras para ficarem juntos, até Beam aceitar seus sentimentos pelo estudante de Engenharia.
2 Moons 2 The Series tem uma mistura de doçura, com drama, ciúmes e algumas bem leves cenas quentes.
Todos os três casais são encantadores e cativam cada um de sua forma. Com direção de Aam Anusorn Soisa-ngim, o Dorama está disponível no Youtube do canal oficial da Mello Thailand e seu episódio mais famoso bateu 5 Milhões de Visualizações. Com nota de 8.4 no MyDramaList, um Dorama pra você assistir de coraçãozinho quente com três grandes casais e com uma terceira temporada confirmada.
1. 2GETHER THE SERIES
Esse Dorama foi literalmente o surto de 2020 e o presente para todos os Dorameiros que estão sufocados em casa na quarentena. 2gether foi lançado em 21 de fevereiro e encerrou suas atividades em 15 de maio desse ano. Ele tem treze episódios com cinquenta minutos de duração cada e uma classificação indicativa de treze anos! Esse Dorama conquistou muita gente e trouxe muita gente para o mundo BL. Ele é um Dorama de um amor completamente apaixonante e viciante de se acompanhar a história e ainda tem uma relação paralela com uma banda de música chamada Scrubb, que ganhou o coração dos fãs junto com o Dorama.
AVISO: Vem mais um clichê por aí!
Tine
(Win Metawin) é um estudante bonito e charmoso considerado pegador em sua universidade, mas seus relacionamentos nunca dão certo ou são muito duradouros. Ele é um grande fã da banda Scrubb e é através dele que vem essa relação da banda com o Dorama. A confusão começa quando Tine é perseguido por Green (Gun Korawit), que é completamente apaixonado por ele. Porém Tine se entende como heterossexual e não quer ter uma relação com Green, mas para não ser grosso e machucar os sentimentos dele, busca várias alternativas de se livrar do mesmo e todas falham. Até que ele tem uma ideia.
Sarawat (Bright Vachirawi) é um dos caras mais populares de toda universidade, membro do time de futebol e do clube de música, o garoto tem uma legião de fãs estudantes atrás dele. É o plano perfeito para Tine! Ele iria até Sarawat pedir que o mesmo fingisse ser seu namorado, para que Green analisasse e percebesse que não teria chances contra e o deixasse em paz. Apesar de todas as brigas, o musicista aceita e o plano se inicia.
Mas todos já sabemos onde isso vai parar.
A relação falsa acaba se tornando muito intensa e os dois vão caminhando para uma situação em que nem eles percebem que se encontram, até que os amigos de Tine lembram ele que o plano deu certo e Green já se foi, mas agora a vida dos dois já estava completamente conectada e Tine não consegue mais viver sem ouvir o Sarawat cantando Scrubb para ele ou sem todos os outros momentos.
Antes que tudo esteja bem, ainda se tem um longo caminho pela frente de perceber e aceitar seus sentimentos. O processo de aceitação e de admitir que um ama o outro. A relação com seus colegas sobre Tine ter um relacionamento gay. A relação com a sua família e muito mais. Podemos dizer que literalmente é um clichê LGBT perfeito.
De Fevereiro até maio, o dorama conseguiu no seu canal oficial do Youtube mais de 7 milhões de visualizações e o drama mal se encerrou. Pessoas a fora começaram a escutar a banda e até fazer versões em inglês das músicas mais famosas no dorama como Close, Click e Everything. A história é muito cativante e os personagens mais ainda. Todos queríamos ser tratados como o Sarawat trata o Tine e o dorama cria esse sentimento de contentamento em quem assistem. Com direção de Champ Weerachit e merecidos 9.1 pontos no MyDramaList, esse seria o dorama que nós recomendaríamos para você começar sua “Introdução ao mundo BL”.
Já indo maratonar os top 3. Os dois últimos são perfeitos, apesar da segunda temp de cada ter deixado a desejar