Criado e dirigido por David O. Russell, Amsterdam acompanha 3 amigos (um médico, um advogado e uma enfermeira), que se conheceram após a Primeira Guerra Mundial. Eles são envolvidos na investigação de dois assassinatos e uma trama conspiratória que permeou a história americana.
O filme mistura fatos e ficção, trazendo a tona uma parte da história secreta dos Estados Unidos e tem sua estreia no Brasil, dia 6 de outubro.
Com um elenco de peso, extremamente conhecido e talentoso, rostos familiares são encarregados de nos contar essa história. Com o trio principal sendo composto por Christian Bale, John David Washington e Margot Robbie, atores muito consagrados e prestigiados em Hollywood.
Porém, não satisfeitos em ter grandes nomes como protagonistas, o elenco de apoio é repleto de nomes e rostos consagrados. Com Alessandro Nivola, Andrea Riseborough, Anya Taylor-Joy, Chris Rock, Matthias Schoenaerts, Michael Shannon, Mike Myers, Taylor Swift, Zoe Saldaña, Rami Malek e Robert De Niro.
Confira abaixo o trailer:
Mas será que todos esses grandes nomes conseguiram carregar a história?
Nós fomos chamados para assistir antecipadamente o filme. Confira abaixo nossa crítica:
O que achamos de Amsterdam:
Amsterdam é um filme peculiar. A atuação de seu elenco é excelente, principalmente Christian Bale, que representa o médico Burt. Ele é extremamente carismático e domina a grande parte das cenas que ele está participando. Mas, isso era o esperado ao trazer diversos atores consagrados para o mesmo filme.
O estilo cômico da produção é bem presente, porém, não é apelativo para todos os públicos e em alguns pontos parecem desconexos com o momento da história. Isso causa um problema quando o grande marketing do filme foi feito em torno dos nomes de seu elenco, já que grande parte do público é atraído pelos atores e atrizes e se deparam com um filme de estilo extremamente autoral do diretor.
Agora, falando sobre a história que o filme nos conta. Em seu início, ele estabelece muito bem o clima, os personagens e o mistério. A dinâmica entre o trio principal é excelente, e cada personagem traz a sua estranheza particular para a tela.
Porém, o filme se perde em seu segundo ato. A história acaba ficando arrastada e demora para se desenrolar conforme vão sendo apresentados diversos elementos que influenciam diretamente o enredo principal.
A resolução do mistério é satisfatória, apesar de não ser nada muito diferente ou espetacular. Apesar disso, filme possuí uma crescente em seu terceiro ato, após se perder um pouco por sua metade. Ele resgata a narrativa e envolve o espectador novamente conforme o desenrolar do conflito.
Amsterdam é um filme que se apoia muito em seu elenco para contar a história, deixando algumas partes da narrativa e comédia comprometidas e arrastadas. Apesar disso, possuí uma trama consistente, mas nada muito impressionante.
Nota: 7/10