O Globoplay, plataforma de streaming da Globosat, estreia nesta sexta-feira (21), o documentário ‘Ronaldo, O Fenômeno’. Uma produção exclusiva sobre o astro Ronaldo, considerado o melhor futebolista do mundo por três vezes (1996, 1997 e 2002).A equipe do Séries Brasil esteve na pré-estreia e participou de uma coletiva para acompanhar de perto todas as novidades.O evento aconteceu na noite de quinta-feira (20), na zona sul de São Paulo, e reuniu famosos e parentes do ex-jogador. Contando, inclusive, com uma rara aparição pública do apresentador Faustão com sua família. Além de personalidades como Bruno De Luca e Galvão Bueno.
Ronaldo, O Fenômeno
O filme documentário, coproduzido pela Zoom Sports e DAZN Studios, associados com Beyond Films e Fifa+, e exibido no Brasil com exclusividade pelo Globoplay, conta com depoimentos de colegas atletas, parentes e profissionais, convidando o público a acompanhar a trajetória do jogador nos marcantes eventos desencadeados na Copa de 98. Mostrando, como o próprio subtítulo indica, sua “ascensão, queda e redenção”.A narrativa expõe um jovem Ronaldo sonhador, humilde e carismático. Relembrando ao público os motivos pelos quais o ex-atleta recebeu o título de “fenômeno”, dentro e fora de campo. Além, é claro, de revisitar dramas e momentos decisivos de sua carreira.Sobre revisitar esses momentos, Ronaldo diz que o processo de pesquisa durante a produção trouxe de volta lembranças já esquecidas, o que para ele foi uma boa experiência, mas sinaliza que reviver certos dramas do passado ainda é uma tarefa difícil: “… algumas imagens fortes, por exemplo, da ruptura total (lesão no joelho) do jogo contra Lazio; aquilo ali ainda tenho uma certa dificuldade de assistir”,
contou.
Além disso, o documentário também explora um tema que – durante a ascensão do ídolo – era pouco abordado: cuidados com a saúde mental e as consequências que o estresse emocional pode causar em jovens atletas.
“…naquela geração não se falava sobre a saúde mental dos atletas. Não tinha essa preocupação. Era uma geração diferente. (…) mas a gente tenta mostrar como essa parte é fundamental, é importante. (…) a geração de hoje já tem uma preocupação muito maior com a saúde mental dos atletas e isso pra mim é uma mensagem importante”, concluiu Ronaldo.
Nossa opinião sobre o documentário
O filme documentário não traz muitas novidades para o formato, mas trabalha muito bem dentro daquilo que a indústria já conhece. Os arcos definem o ritmo da produção, traduzindo a narrativa quase de forma compassada, com depoimentos estratégicos. O inicio nos apresenta um ritmo dinâmico, adequado para a fase de ascensão do jogador e navega de forma mais harmoniosa, com intervalos mais lentos – e quase arrastados – durante as cenas mais dramáticas.LEIA TAMBÉM: Amsterdam | Nossa opinião sobre o filmeEm um contexto geral, o documentário reacende a imagem do fenômeno nos corações de torcedores mais antigos, relembrando o jovem humilde e talentoso que conquistou o mundo. Também apresenta uma boa oportunidade para cativar um público mais jovem, que não teve a chance de acompanhar o jogador em seus anos de campo, mas que poderá, agora, conhecer não apenas Ronaldo – o fenômeno – como também um Ronaldo mais humanizado, acessível e ainda mais admirável. Nota: 7/10.
Continue acompanhado o site e as redes sociais do Séries Brasil para saber as maiores novidades do universo do entretenimento.