Hoje, 13/05, é o aniversário de 34 anos do Robert Pattinson, nosso eterno Edward Cullen e futuro Batman.
Para comemorar a data nós selecionamos 20 filmes com o ator para mostrar que o seu trabalho vai muito além da Saga Crepúsculo. Ele já foi bruxo, um piloto de avião tetraplégico, um músico frustrado em meio a uma crise existencial, um aspirante a artista que se descobre gay em pleno século XX, um homem sedutor e chantagista e até um dos homens mais importantes da realeza francesa.
Qual é o seu filme preferido com o Robert?
1 – Bom Comportamento
Bom Comportamento
(Good Time): Em 2017, Robert deu vida à Connie Nikas e recebeu sua primeira indicação ao Independent Spirit Award de Melhor Líder Masculino por sua atuação no filme.
Sinopse: O plano de Constantine Nikas (Robert Pattinson) era assaltar um banco e descolar uma boa quantia em dinheiro, mas nada sai como o planejado e seu irmão mais novo acaba sendo preso. Decidido a resgatá-lo, Constantine embarca em uma perigosa corrida contra o relógio, e onde ele mesmo é o próximo alvo da polícia.
2 – Cosmópolis
Cosmópolis
(Cosmopolis): Em 2012, Robert deu vida à Eric Packer. O foi adorado pela crítica.
Sinopse: A cidade de Nova Iorque está em tumulto e a era do capitalismo está chegando ao fim. Uma visita do presidente dos Estados Unidos paralisa Manhattan e Eric Packer (Robert Pattinson), o menino de ouro do mundo financeiro, tenta chegar ao outro lado da cidade para cortar o cabelo. Durante o dia, ele observa o caos e percebe, impotente, o colapso do seu império. Packer vive as 24 horas mais importantes da sua vida e está certo de que alguém está prestes a assassiná-lo.
3 – High Life
High Life
(Sem tradução para o português): Em 2018, Robert deu vida à Monte, um dos criminosos da nave espacial, que se tornou pai contra seus desejos através de inseminação artificial, e criou sua filha enquanto a nave avançava para o buraco negro. Os críticos elogiaram o filme, observando Pattinson como o elemento mais “dominante” e “envolvente” do filme
Sinopse: Um Grupo de criminosos aceita um acordo para trocar suas penas pela participação em uma missão espacial à procura de energias alternativas, mas a viagem toma rumos inesperados quando uma tempestade de raios cósmicos atinge a nave.
4 – Mapas para as Estrelas
Mapa para as Estrelas
(Maps To The Stars): Em 2014, Robert deu vida à Jerome Fontana.
Sinopse: Agatha Weiss (Mia Wasikowska) acabou de chegar a Los Angeles e logo conhece Jerome Fontana (Robert Pattinson), um jovem motorista de limusine que sonha se tornar ator. Eles começam a sair juntos e flertar um com o outro, por mais que Agatha mantenha segredo sobre seu passado. Não demora muito para que ela comece a trabalhar para Havana Segrand (Julianne Moore), uma atriz decadente que está desesperada para conseguir o papel principal da refilmagem de um sucesso estrelado por sua mãe, décadas atrás. Paralelamente, o garoto Benjie Weiss (Evan Bird) enfrenta problemas ao lidar com seu novo colega de elenco, já que é a estrela principal de uma série de TV de relativo sucesso. Entretanto, como esteve internado recentemente, está sob a atenção especial de sua mãe (Olivia Williams) e dos produtores da série, que temem um escândalo.
5 – The Rover – A Caçada
The Rover – A Caçada
(The Rover): Também 2014, Robert deu vida à Reynolds. Que também foi muito bem recebido pela crítica.
Sinopse: Em um futuro próximo, os habitantes australianos vivem uma rotina perigosa, onde a criminalidade impera. Com o passar dos anos, Eric (Guy Pearce) já perdeu quase tudo o que tem, e torna-se um homem duro e impiedoso. Quando sua última posse, seu carro, é roubado por uma gangue, ele vai atrás destes homens. No caminho, ele é obrigado e levar consigo Reynolds (Robert Pattinson), o ingênuo membro da gangue, abandonado por seus comparsas.
6 – Z: A Cidade Perdida
Z: A Cidade Perdida
(The Lost City of Z): Em 2016, Robert deu vida ao Cabo Henry Costin. Ele deixou crescer uma barba pesada e perdeu 35 quilos para o filme. Recebendo elogios da crítica por seu papel.
Sinopse: A incrível história real do explorador britânico Percy Fawcett (Charlie Hunnam), que viaja para a Amazônia no século XX e descobre evidências de uma civilização avançada desconhecida que pode ter habitado a região. Depois de ter sido ridicularizado pelo corpo científico que considera as populações indígenas como “selvagens”, Fawcett está determinado a retornar à sua amada selva e provar seu caso.
7 – Sob o Sol do Oeste
Sob o Sol do Oeste
(Damsel): Em 2018, Robert deu vida à Samuel Alabaster.
Sinopse: Samuel Alabaster (Robert Pattinson) faz uma jornada no velho oeste selvagem até a fronteira americana para se casar com o amor da sua vida, Penélope (Mia Wasikowska). Ao lado do bêbado Parson Henry (David Zellner) e do bastardo Rufus Cornell (Nathan Zellner), sua simples viagem fica cada dia mais perigosa e as distinções entre heróis, donzelas e vilões logo se confundem.
8 – Água para Elefantes
Água para Elefantes
(Water for Elephants): Em 2011, Robert deu vida à Jacob Jankowski.
Sinopse: Jacob Jankowski (Hal Holbrook) já passou dos 90 anos e não consegue esquecer seus momentos da juventude nos anos 30, período difícil da economia americana, que o levou a trabalhar num circo. Foi lá, enquanto era jovem (Robert Pattinson) e um ex estudante de Veterinária, que ele conheceu a brutalidade dos homens com seus pares e também com os animais, mas encontrou a mulher por quem se apaixonou. Marlena (Reese Whiterspoon) era a Encantora dos Cavalos, a principal atração e esposa do dono do circo: August (Christoph Waltz) um homem carismático, mas extremamente perigoso quando suas duas paixões estavam em jogo
9 – A Infância de um Líder
A Infância de um Líder
(The Childhood of a Leader): Em 2015, Robert deu vida à Charles Marker / adult Prescott
Sinopse: Em 1918, um garoto americano passa a morar na França, já que seu pai foi convidado pelo governo americano a trabalhar na criação do Tratado de Versalhes. O que este jovem descobre é o nascimento de uma ideia assustadora, que se transformaria na ideologia fascista.
10 – O Farol
O Farol
(The Lighthouse): Em 2019, Robert deu vida à Ephraim Winslow. Ele recebeu sua segunda indicação ao Independent Spirit Award como Melhor Líder Masculino pelo filme.
Sinopse: Início do século XX. Thomas Wake (Willem Dafoe), responsável pelo farol de uma ilha isolada, contrata o jovem Ephraim Winslow (Robert Pattinson) para substituir o ajudante anterior e colaborar nas tarefas diárias. No entanto, o acesso ao farol é mantido fechado ao novato, que se torna cada vez mais curioso com este espaço privado. Enquanto os dois homens se conhecem e se provocam, Ephraim fica obcecado em descobrir o que acontece naquele espaço fechado, ao mesmo tempo em que fenômenos estranhos começam a acontecer ao seu redor.
11 – The King
O Rei
(The King): Também em 2019, Robert deu vida à Louis Dauphin de France.
Sinopse: Após a morte de seu pai, Henrique V (Timothée Chalamet) é coroado rei, obrigado a comandar a Inglaterra. O governante precisa amadurecer rapidamente para manter o país consideravelmente seguro durante a Guerra dos 100 Anos, contra a França.
12 – Life: Um Retrato de James Dean
Life: Um Retrato de James Dean
(Life): Em 2015, Robert deu vida à Dennis Stock
Sinopse: Às vésperas do lançamento do filme “Vidas Amargas” (1955), James Dean (Dane DeHaan) ainda não é um ator famoso. Os estúdios têm grandes planos para transformá-lo em um astro, mas ele não se sente à vontade com a vida de festas, eventos e autógrafos. O fotógrafo Dennis Stock (Robert Pattinson), apostando no sucesso iminente de James Dean, pede para fotografá-lo em um ensaio para a revista Life, mas recebe apenas respostas negativas. Um dia, para fugir da promoção de “Vidas Amargas”, Dean esconde-se na fazenda de sua família, e leva o novo amigo Stock junto dele. Neste local, o fotógrafo registra as imagens mais famosas de toda a carreira do ator.
13 – Lembranças
Lembranças
(Remember Me): Em 2010, Robert deu vida à Tyler Roth e também foi produtor executivo do longa.
Sinopse: Tyler Roth (Robert Pattinson) é um jovem rebelde que não tem uma boa relação com o pai, Charles (Pierce Brosnan), desde que uma tragédia abalou sua família. Ele divide um apartamento com Aidan (Tate Wellington) e com ele sai para uma boate. Ao deixar o local, Tyler se intromete em uma briga. Neil Craig (Chris Cooper), um policial traumatizado pelo assassinato de sua esposa dez anos antes, é chamado ao local. Ele libera Tyler e Aidan mas, após uma provocação de Tyler, lhe dá uma surra e manda prendê-lo. Dias depois, Aidan descobre que Ally (Emilie de Ravin), a filha de Neil, estuda com eles. Ele propõe a Tyler que tente conquistá-la, para se vingar. Inicialmente relutante, Tyler aceita a proposta. Só que, aos poucos, se apaixona por Ally.
14 – Bel Ami – O Sedutor
Bel Ami: O Sedutor
(Bel Ami): Em 2012, Robert deu vida à Georges Duroy.
Sinopse: Durante a década de 1890, em Paris, Georges Duroy (Robert Pattinson) transita entre os bares mais imundos e os salões mais opulentos. Ele usa seu poder de sedução para tentar sair de sua situação social precária e conquistar a riqueza, neste mundo em que a política e a mídia brigam pelo poder, onde o sexo é uma arma e a fama é uma obsessão. Entre os alvos de Duroy estão algumas das mulheres mais influentes da sociedade da época, como Virginie Walters (Kristin Scott Thomas), Madeleine Forestier (Uma Thurman) e Clotilde de Marelle (Christina Ricci).
Assim Duroy torna-se conhecido pelo nome de Bel Ami, ao mesmo tempo em que conquista o cargo de jornalista no respeitável La Vie Française, obtendo sucesso e lançando sua carreira. Mas ele deverá aprender a lidar com a dura realidade da sociedade corrupta em que vive, com os colegas traidores, amantes manipuladoras e empresários pouco confiáveis. Duroy deve provar que ele é capaz de ser um dos melhores sedutores, mais chantagistas e mais ambiciosos. Adaptado do famoso romance de Guy de Maupassant, Bel-Ami é uma história plena de cinismo, mas também da alegria que representava a cidade de Paris, um local onde todos os sonhos eram possíveis.
15 – Poucas Cinzas: Salvador Dalí
Poucas Cinzas: Salvador Dalí
(Little Ashes): E também em 2008, Robert deu vida ao excêntrico artista espanhol Salvador Dalí.
Sinopse: 1922, em Madrid, uma cidade dividida por um sentimento de revolução cultural e um lugar de repressão e instabilidade política dos tempos pré-Guerra Civil Espanhola, o jovem e excêntrico Salvador Dalí (Robert Pattinson), de 18 anos, entra na faculdade decidido a se tornar um grande artista. Logo, ele começa uma amizade com o poeta revolucionário Federico García Lorca (Javier Beltran) e o controverso Luis Buñel (Matthew McNulty), formando um trio que procura se divertir e encontrar sua liberdade artistica. Porém, quando Dali e Frederico começam a sentir uma forte atração um pelo outro, essa intima ligação entre os dois será desafiada pelas suas ambições, pela sociedade e pelo amor à Espanha.
16 – Rainha do Deserto
Rainha do Deserto
(Queen of the Desert): Em 2015, Robert deu vida ao Col. T.E. Lawrence
Sinopse: Gertrude Bell (Nicole Kidman) nasceu na Inglaterra, mas fez fama devido ao seu trabalho no Oriente Médio. Escritora, arqueóloga, cartógrafa e exploradora, ela passa também a trabalhar para o governo britânico como seu representante na região. Logo faz amizade com T.E. Lawrence (Robert Pattinson), mais conhecido como Lawrence da Arábia, que também tem presença marcante no local. Com o tempo, Gertrude acaba participando da criação dos estados da Jordânia e do Iraque.
17 – Uma Vida Sem Regras
Uma Vida Sem Regras
(How to Be): Em 2008, Robert deu vida à Arthur.
Sinopse: Art (Robert Pattinson) é um músico frustrado, que está em crise existencial por estar prestes a completar 20 anos. Para piorar sua situação, a namorada resolveu abandoná-lo e ele é obrigado a voltar a morar com os pais, que não gostam da ideia. Ele possui dois grandes amigos: Ronnu (Johnny White), que vive trancafiado por ter medo de lugares abertos, e Nikki (Mike Pearce), o sortudo da turma. Decidido a dar um jeito em sua vida, Art conhece o dr. Levi Ellington (Powell Jones), autor de um livro de auto-ajuda chamado “Não É Sua Culpa”. Ele decide então usar o dinheiro da herança para pagar uma consultoria permanente do dr. Ellington, que passa a acompanhá-lo aonde Art vá.
18 – À Espera dos Bárbaros
À Espera dos Bárbaros
(Waiting for the Barbarians): Em 2019, Robert deu vida ao oficial Mandel.
Sinopse: Em uma pequena província ocidental do Reino Unido vive um magistrado (Mark Rylance) muito dedicado ao seu trabalho. No entanto, quando o Coronel Joll, famoso por seus “interrogatórios” e torturas, chega da capital para investigar os bárbaros, ele começa a questionar a sua lealdade em relação ao Império.
19 – Harry Potter
Harry Potter e o Cálice de Fogo
(Harry Potter and the Goblet of Fire): Em 2005, Robert deu vida à Cedrico Diggory. Para esse papel, ele foi nomeado “Estrela Britânica do Amanhã” naquele ano pelo The Times, e mais de uma vez foi aclamado como “o próximo Jude Law, Robert aprendeu a mergulhar para viver Cedric.
Sinopse: Em seu 4º ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Harry Potter (Daniel Radcliffe) é misteriosamente selecionado para participar do Torneio Tribruxo, uma competição internacional em que precisará enfrentar alunos mais velhos e experientes de Hogwarts e também de outras escolas de magia. Além disso a aparição da marca negra de Voldemort (Ralph Fiennes) ao término da Copa do Mundo de Quadribol põe a comunidade de bruxos em pânico, já que sinaliza que o temido bruxo está prestes a retornar.
20 – A Saga Crepúsculo
Crepúsculo
(Twilight): Em 2008, Robert deu vida ao vampiro amado e idolatrado pelos fãs, Edward Cullen. O ator virou uma estrela de cinema da noite para o dia.
Sinopse: A estudante Bella Swan conhece Edward Cullen, um belo, mas misterioso adolescente. Edward é um vampiro, cuja família não bebe sangue, e Bella, longe de ficar assustada, se envolve em um romance perigoso com sua alma gêmea imortal.
A Saga Crepúsculo: Lua Nova (The Twilight Saga: New Moon): Em 2009, Robert volta a dar vida ao vampiro Edward Cullen.
Sinopse: Um incidente na festa de aniversário de Isabella “Bella” Swan (Kristen Stewart) faz com que Edward Cullen (Robert Pattinson) vá embora. Arrasada, Bella encontra consolo ao lado de Jacob Black (Taylor Lautner). Aos poucos ela é atraída para o mundo dos lobisomens, ancestrais inimigos dos vampiros, e passa a ter sua lealdade testada. Quando descobre que a vida de Edward está em perigo, Bella corre contra o tempo para ajudá-lo no combate aos Volturi, um dos mais poderosos clãs de vampiros existentes.
A Saga Crepúsculo: Eclipse (The Twilight Saga: Eclipse): Em 2010, Robert volta a dar vida ao vampiro Edward Cullen.
Sinopse: Bella Swan (Kristen Stewart) enfim está reunida a seu grande amor, Edward Cullen (Robert Pattinson). Eles planejam se casar assim que chegar a formatura, o que marcará também a transformação de Bella em vampira. Apesar da vontade dela, Edward ainda é reticente em relação à transformação. Paralelamente, Jacob Black (Taylor Lautner), apaixonado por Bella, decide lutar pelo seu amor. Só que a vida do trio está em perigo quando uma legião de vampiros recém-criados começa a atacar em Seattle, cidade próxima ao local em que vivem.
A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 (The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 1): Em 2011, Robert volta a dar vida ao vampiro Edward Cullen.
Sinopse: Bella Swan (Kristen Stewart) e Edward Cullen (Robert Pattinson) enfim se casam, em cerimônia com a presença de amigos e familiares. O casal resolve passar a lua de mel no Rio de Janeiro e, logo em seguida, Bella engravida. O que eles não esperavam era que a gravidez seria tão complicada, colocando em risco a vida do bebê e da própria mãe.
A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2 (The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 2): E em 2012, Robert volta a dar vida ao vampiro Edward Cullen, pela última vez.
Sinopse: Após dar à luz a Renesmee (Mackenzie Foy), Bella Swan (Kristen Stewart) desperta já vampira. Ela agora precisa aprender a lidar com seus novos poderes, assim como absorver a ideia de que Jake (Taylor Lautner), seu melhor amigo, teve um imprinting com a filha. Devido ao elo existente entre eles, Jake passa a acompanhar com bastante atenção o rápido desenvolvimento de Renesmee, o que faz com que se aproxime cada vez mais dos Cullen. Paralelamente, Aro (Michael Sheen) é informado por Irina (Maggie Grace) da existência de Renesmee e de seus raros poderes. Acreditando que ela seja uma ameaça em potencial para o futuro dos Volturi, ele passa a elaborar um plano para atacar os Cullen e eliminar a garota de uma vez por todas.