Só os viciados em true crimes online!
Nada como uma boa lista de sugestões para combinar com uma pipoca e sofá, né? Por isso, separamos alguns títulos pra você aproveitar o tempo em casa com a Netflix durante a quarentena. Confira:
Séries baseadas em crimes reais:
● Inacreditável: O título já diz tudo. A série de 8 episódios conta a história de Marie (Kaitlyn Dever), uma jovem que diz ter sido estuprada em sua casa e enfrenta questionamentos da polícia e olhares tortos de sua comunidade. Indicada ao Globo de Ouro de “Melhor Série Limitada” e “Melhor Atriz”, a história promete emocionar e pensar nas vítimas que são, diariamente, contestadas sobre a própria realidade.
● Olhos que Condenam: Baseado no conhecido caso nova-iorquino “The Central Park Five”, a série remonta a completa história dos acusados pelo crime: do momento em que tudo aconteceu ao julgamento final. Por aqui encontramos o famoso “soco no estômago”, “choque de realidade”, ou como queira chamar. Uma obra premiada que merece todo o reconhecimento.
Filmes baseados em crimes reais:
● Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal: Sob a perspectiva de Elizabeth Kloepfer (Lily Collins), namorada de Ted Bundy (Zac Efron), o filme conta os casos de um dos serial killers mais famosos da história americana. A produção acabou trazendo uma certa polêmica ao romantizar o assassino: enquanto uns espectadores acham absurdo, outros encaram como uma interpretação fiel da realidade. Tudo depende de seu ponto de vista.
● Na Própria Pele: O Caso Stefano Cucchi: Uma produção italiana original da Netflix que conta a história de Stefano Cucchi, um agrimensor, preso por porte de drogas, que morreu sob a custódia do Estado. O crime, e o filme, levantaram questões importantes sobre a eficácia do sistema judiciário italiano e sobre até que ponto devem agir os policiais em troca da verdade.
Séries Documentais:
● Gênio Diabólico: Um entregador de pizza assalta um banco na Pensilvânia. Mas o que seria “apenas mais um roubo” se torna uma história bizarra e misteriosa envolvendo inúmeras suspeitas e revelações sobre figuras conhecidas da comunidade.
● O Monstro ao Lado: O ucraniano John Demjanjuk vive uma vida sossegada em Cleveland, nos Estados Unidos. Um dia é acusado de ser Ivan, o Terrível, um violento guarda nazista e sua vida vira de cabeça para baixo. Essa minissérie, de apenas cinco episódios, é capaz de trazer todos as emoções à flor da pele e te deixar refletindo por dias.
● The Staircase: Uma linda família, um casal feliz e um acidente. Ou seria um assassinato? A série conta a história de Michael Peterson, um famoso romancista americano que foi acusado de matar sua esposa empurrando-a da escada. A produção conta com 8 episódios de 2008, dois de 2013 e três de 2018, o que nos leva ao longo de toda perícia e julgamento do caso. Sem uma narração do diretor, fica a critério do espectador acreditar em Michael ou não.
● O Caso Gabriel Fernandez: Um menino de 8 anos é morto em um caso de abuso infantil dentro de casa. Os suspeitos são a mãe e o padrasto do menino. O caso, que traz à tona não só agressões mas as falhas no sistema de assistência social, se tornou uma série comovente e revoltante. Uma história triste que poderia ter tido um final melhor e nos ensina a agir em caso de desconfiança.
Documentários:
● Amanda Knox: Acusada de assassinar sua colega de intercâmbio, a americana Amanda Knox precisa provar sua inocência diante da justiça italiana e de uma comunidade que tem certeza de sua culpa. Um dos casos mais conhecidos da Itália, contou com inúmeros erros de perícia e causou confusão com seu veredito final. Ela se diz inocente. E você? Concorda?
● Long Shot: Um jogo de beisebol lotado, uma série sendo filmada e um crime acontecendo do outro lado da cidade. O acusado Juan Catalan precisa provar sua inocência através das imagens de um sitcom que podem ser seu único álibi. Com apenas 40 minutos, esse documentário vai te deixar na beirada do sofá torcendo para que tudo termine bem.
● A Murder in the Park: Considerado pela Revista Time um dos filmes sobre crime mais fascinantes da história, essa produção vai te fazer questionar até sua própria consciência. Um ativista que discorda da pena de morte luta pela liberdade de um homem que se diz inocente. Mas em seu lugar é preso outro homem. Quem é o real culpado dessa história?
● Sequestrada à Luz do Dia: Esse é um dos casos mais absurdos na Netflix. Uma jovem é sequestrada duas vezes pelo mesmo vizinho e é forçada a acreditar – da forma mais surreal – que aquilo não era um cárcere, e sim uma história de amor. Indo contra sua intuição e sua família, Jan Broberg viveu, durante boa parte de sua vida, momentos de pânico até a condenação do criminoso.