Como temos visto na última semana, o Black Lives Matter se tornou um movimento mundial, após manifestantes irem às ruas nos EUA pedir justiça após o assassinato de George Floyd, por um policial.
Após as manifestações iniciarem em Minneapolis (EUA), pessoas de outros países se juntaram a causa e estão se manifestando nas ruas também.
Londres, Berlim e Canadá são os principais países ativos com centenas de pessoas nas ruas apoiando o Black Lives Matter.
ARTISTAS APOIANDO O BLACK LIVES MATTER
A cantora Billie Eilish postou várias publicações sobre George Floyd em seu Instagram e até rebateu a hashtag All Lives Matter, que foi criada por pessoas brancas para diminuir o movimento Black Lives Matter.
Em uma parte do texto postado pela cantora em seu Instagram, para rebater o All Lives Matter, Eilish diz:
“Se todas as vidas importam, por que negros são mortos só por serem negros? Por que imigrantes são perseguidos? Por que brancos recebem oportunidades que outras raças não recebem?”
A cantora Beyoncé também se pronunciou em seu Instagram:
O ator John Boyega, de Star Wars, também se pronunciou sobre o movimento e desde então tem postado sobre o assunto em seu Twitter e feito várias declarações sobre o assunto. Em seu perfil do Instagram, o ator fez uma live dizendo:
“Qualquer racista de merda vai ser bloqueado na hora, está tudo bem, e eu não preciso de você na minha página”
This just burns. Seems to be a never ending cycle. The murderers need to be charged severely. Even in the face of death this man was given zero empathy. #RIPGeorgeFloyd #BlackLivesMatter #JusticeForGeorgeFloyd pic.twitter.com/gyuaoC6vUh
— John Boyega (@JohnBoyega) May 27, 2020
A cantora Taylor Swift criticou o presidente norte-americano, Donald Trump, após o presidente publicar no Twitter que se necessário usaria o exército americano para conter os protestos em Minneapolis:
“Após inflamar a supremacia branca e o racismo durante todo o seu governo, você tem a coragem de fingir superioridade moral antes de ameaçar com violência?”
After stoking the fires of white supremacy and racism your entire presidency, you have the nerve to feign moral superiority before threatening violence? ‘When the looting starts the shooting starts’??? We will vote you out in November. @realdonaldtrump
— Taylor Swift (@taylorswift13) May 29, 2020
A atriz Eliza Taylor, de The 100, também se pronunciou em seu Instagram:
O ator Kendrick Sampson, de Insecure, da HBO, participava de uma manifestação no sábado (30) em Los Angeles, quando foi atingido por balas de borracha e até agredido com cassetete, por um policial. O ator filmou tudo em seu Instagram.
“Eles já atiraram em mim quatro vezes. Eu já me machuquei e fui atingido por um bastão”.
– Anonymous | Grupo de hackers volta à internet pedindo medidas drásticas ao governo americano
EMPRESAS APOIANDO O BLACK LIVES MATTER
Jason Kilar
, CEO da WarnerMedia, enviou para todos da empresa no sábado (30) um memorando comunicando seu sentimentos sobre as filmagens e protestos sobre a morte de Floyd e como a empresa deve se posicionar sobre isso. Sedes da WarnerMedia foram alvos dos protestos em Minneapolis, Atlanta, LA e NY. Além de ter tido 3 de seus assessores de imprensa presos ao vivo, enquanto cobriam as manifestações.
No memorando, que foi fornecido por um membro da empresa, Kilar pretende divulgar duas coisas principais.
Primeiro, ele enfatiza que deseja fornecer “validação às vozes dos membros da nossa equipe Negra. Suas vozes importam, suas mensagens importam”. Segundo, ele enfatizou a necessidade de “aumentar nossa empatia coletiva pela comunidade Negra. Para fazer isso, vou me apoiar nos alicerces e na razão de ser dessa grande empresa, que é uma história. A nossa é uma empresa que conta histórias. E as histórias, bem contadas, têm o poder de mover as pessoas de maneira duradoura.”
(A maiúscula de Kilar em “Negra” está de acordo com uma onda de apoio a essa escolha de estilo, que foi formalmente adotada por alguns importantes meios de comunicação nos últimos anos.)
A Netflix também se pronunciou sobre o Black Lives Matter:
“Calar é ser cúmplice. As vidas negras são importantes”,
To be silent is to be complicit.
Black lives matter.We have a platform, and we have a duty to our Black members, employees, creators and talent to speak up.
— Netflix (@netflix) May 30, 2020
A Netflix Brasil também se pronunciou, lembrando de casos que tivemos aqui no Brasil, um deles inclusive que aconteceu na semana passada, quando João Pedro Mattos Pinto, de 14 anos, foi morto em uma operação policial.
David, João Pedro, João Vitor, George Floyd e tantos mais.
Ficar em silêncio é ser cúmplice, e eu não vou mais me calar.
Eu tenho um compromisso e um dever com meus assinantes, funcionários, criadores de conteúdo e talentos negros. #vidasnegrasimportam em qlqr lugar do mundo https://t.co/kqPtBnLhBi
— netflixbrasil (@NetflixBrasil) May 30, 2020
A Amazon Prime Video, Hulu e o STARZ também demonstraram seu apoio ao movimento
— Prime Video (@PrimeVideo) May 31, 2020
We support Black lives. Today, and every day. You are seen. You are heard. And we are with you.
— Hulu (@hulu) May 31, 2020
.@NAACP @ColorOfChange pic.twitter.com/R8v1XMjzlv
— STARZ (@STARZ) May 31, 2020
Vários outros artistas como Rihanna, Bono Vox, Pharell Williams, Chris Rock, Alicia Keys, a roteirista Ava DuVernay, entre muitos outros e empresas importantes estão demonstrando seu apoio ao movimento Black Lives Matter.
O Séries Brasil é uma equipe formada por pessoas de opiniões, conceitos, regiões e criações diferentes. Mas apesar de todas as diferenças, o que temos em comum é o respeito e amor pelo próximo, o respeito pelas diferenças, independente de religião, raça, idade, gênero, orientação sexual e qualquer outra diferença que exista. Qualquer que seja o tipo de preconceito não deve ser tolerado jamais por qualquer pessoa e nós do SB sempre iremos nos posicionar e apoiar movimentos e causas que lutem contra isso.
Nós da equipe do Séries Brasil nos solidarizamos e mostramos nosso afeto e respeito por todas essas causas e pessoas que hoje lutam, que um dia lutaram e que um dia irão lutar. Nosso respeito e solidariedade também a todas as famílias que choram a perda de um ente querido.
“Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.” — Angela Davis
Esse site abaixo reuniu todas as petições disponíveis para serem assinadas, quem puder assine e compartilhe! #VidasNegrasImportam #BlackLivesMatter https://t.co/PcPdpU2UEL pic.twitter.com/qGBEFRqDvH
— Séries Brasil (@SeriesBrasil) May 31, 2020