A série Law & Order: SVU foi lançada em 1999 e, desde então, acompanhamos a vida dos personagens. Mas você sabia que alguns dos episódios são baseados em casos reais? Então, fizemos uma lista para os fãs de true crimes aproveitarem! É bom lembrar que cada episódio da série conta um caso, então mesmo que você não acompanhe vai conseguir entender o crime retratado.
1. Caso Yvette Cade
O Crime
Yvette Cade e Roger B. Hargrave eram um casal com histórico complicado de violência doméstica e, em julho de 2005, Cade solicitou uma medida restritiva contra o companheiro. Por mais que Cade tenha apresentado provas de abuso, o juiz responsável, Richard Palumbo, considerou o caso encerrado após Hargrave oferecer terapia em casal como a solução. Três meses após essa definição, Roger invadiu o local de trabalho de Yvette com um galão de gasolina e, antes que conseguisse perceber o que era o líquido, teve seu corpo incendiado. O caso aconteceu em Maryland, nos Estados Unidos, Cade sobreviveu e passou por mais de 15 cirurgias e Hargrave foi condenado à prisão perpétua. Richard Palumbo se aposentou ao saber do caso.
Em Law & Order: SVU (Temporada 8, episódio 11)
Uma mulher acusa seu ex-marido, de quem acabou de se separar, de estupro. Enquanto Benson acha que ele é culpado e perigoso, Stabler acredita que a mulher estava querendo conseguir vantagens no divórcio. Mas até onde se iria para ganhar vencer um caso?Disponível em: Prime Video.
2. O Caso Dominique Strauss-Kahn
O Crime
Em maio de 2011, o político francês Dominique Strauss-Kahn foi acusado de estuprar a camareira Nafissatou Diallo em um hotel de Nova Iorque. Na época, o acusado era chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) e renunciou, voluntariamente, ao cargo. Após se declarar inocente e pagar uma fiança de 1 milhão de dólares, Strauss-Kahn começou a cumprir sua pena em prisão domiciliar. O caso foi encerrado em agosto de 2011 e o político foi absolvido de todas as acusações. Dominique era um nome forte para a presidência da França em 2012, e existem teorias de que tudo foi esquema para que seu oponente, Nicolas Sarkozy, subisse ao poder. Diallo, que foi acusada de inventar todo o caso por dinheiro, não deu mais entrevistas oficiais após a decisão final e não trabalha mais como camareira.
Em Law & Order: SVU (Temporada 13, episódio 1)
Um suposto abuso sexual envolvendo um diplomata italiano e uma camareira, cuja credibilidade é questionada pela mídia, é investigado pelos detetives. Sob pressão internacional, a polícia tem que lutar para que a justiça seja feita. Disponível em: Globosat Play.LEIA TAMBÉM:
– LISTA | 9 Spin-offs que deram errado e foram cancelados
3. O Caso Kitty Genovese
O Crime
Kitty Genovese, uma jovem de 28 anos, foi estuprada e assassinada a facadas na frente de seu apartamento, em Nova Iorque, numa tarde de quinta em 1964. O ataque que durou em torno de 35 minutos, foi testemunhado por 38 pessoas e ninguém tomou atitude alguma para evitar o crime, o que chocou a mídia nacional e internacional. O caso levantou questões importantes sobre empatia e foi objeto de inúmeros estudos na área da psicologia.
Em Law & Order: SVU (Temporada 17, episódio 13)
A equipe investiga o caso de uma mulher que foi violentada por um grupo de adolescentes no pátio de um condomínio. No entanto, apesar de o crime ter dezenas de possíveis testemunhas, nenhuma delas parece estar disposta a falar.Disponível em: Globosat Play.
4. O Caso Dee Dee Blanchard e Gypsy Rose
O Crime
Gypsy Rose é uma jovem com debilidades de saúde que foi acusada de assassinar a própria mãe, Dee Dee Blanchard, com a ajuda do namorado, Nicholas Godejohn. Os dois se conheceram na internet e, após engatarem o relacionamento, resolveram se vingar de Blanchard por adoecer Gypsy, propositalmente, com intuito de adquirir regalias do governo e instituições. O caso é um dos mais conhecidos e comentados da história dos Estados Unidos e colocou à prova o sistema de assistência social americano. Dee Dee sofria de Síndrome de Münchausen por Procuração – onde cuidadores provocam alguma doença em crianças como forma de chamarem a atenção para si mesmos. Rose e Godejohn estão presos.
Em Law & Order: SVU (Temporada 19, episódio 10)
O esquadrão investiga um caso envolvendo dois estudantes em uma escola de necessidades especiais, e Rollins descobre a origem surpreendente dos problemas médicos de uma das crianças.Disponível em: Globosat Play.
5. O Caso Harvey Weinstein
O Crime
Em 2017, dezenas de mulheres reportaram ao The New York Times casos de abuso e assédio pelo famoso produtor Harvey Weinstein. As acusações trouxeram à luz inúmeros casos de homens poderosos que violaram os direitos da mulher. Meses depois, Weinstein foi preso e no início de 2020 foi considerado culpado e sentenciado a 23 anos de cadeia. A coragem de mulheres contra o produtor foi inspiração para o movimento #MeToo e seu impacto na indústria ficou conhecido como “Efeito Weinstein”.
Em Law & Order: SVU (Temporada 20, episódio 1)
Um garoto de 15 anos é agredido sexualmente. Apesar de ter provas, ele está com muito medo de nomear seu atacante, dificultando as coisas para os detetives. Quando a identidade do atacante é descoberta, os detetives fazem o possível para proteger o adolescente de ser abusado novamente. Disponível em: Globosat Play.
6. O Caso Jeffrey Epstein
O Crime
O poderoso empresário americano, Jeffrey Epstein, é acusado de montar um esquema de pirâmide sexual com adolescentes. Com o possível envolvimento de famosos, o caso ganha notoriedade da mídia em 2019, porém, as primeiras acusações contra ele surgiram em 1995. Mais de 10 vítimas testemunharam contra Epstein. No entanto, ainda hoje não há confirmação exata sobre o número de vítimas. Após ser considerado culpado e sentenciado à prisão perpétua sem liberdade de condicional, o empresário se matou em sua cela cinco dias depois. As vítimas continuam lutando por justiça contra os demais dos envolvidos.
Em Law & Order: SVU (Temporada 20, episódios 9 e 10)
Episódio 9: Os detetives se vêem em um caso complicado depois que uma mulher alega ter sido estuprada em uma festa por um homem, que tem um advogado de defesa inteligente.Episódio 10: Quando um jovem e promissor autor transgênero é encontrado morto e agredido fisicamente, a Unidade de Vítimas Especiais é chamada para investigar o caso. Os detetives são logo levados a dois irmãos idosos e reclusos que têm um segredo terrível guardado por várias décadas. E, um caso de abuso sexual infantil sofrido por ambos os homens, muda o andamento da investigação.Disponível em: Globosat Play.
7. O Caso Terry King
O Crime
Derek e Alex King, dois meninos de 14 e 13 anos, respectivamente, se declararam culpados de matar o próprio pai, Terry King, em 2001, na Flórida. Os irmãos decidiram fugir de casa e assassinaram Terry por medo de uma possível retaliação, caso fossem pegos. Alex sofria abuso sexual por um amigo próximo da família e ambos viviam em um ambiente doméstico conturbado. Além disso, Derek admitiu ter usado uma barra de ferro para desorientar o pai antes de incendiar sua casa. Ambos cumpriram 8 anos de prisão e hoje vivem em liberdade, mas longe da mídia.
Em Law & Order: SVU (Temporada 20, episódio 13)
A Unidade de Vítimas Especiais é chamada depois que um pai viúvo de duas adolescentes é encontrado morto. A filha mais velha alega que matou o pai por raiva depois que ele agrediu sexualmente sua irmã, mas quando a custódia das irmãs é repentinamente entregue ao seu vizinho os detetives ficam desconfiados. Disponível em: Globosat Play.