No próximo sábado, dia 29 de agosto, é celebrado o Dia da Visibilidade Lésbica, data que marca a luta pelo respeito e representatividade do amor entre mulheres. E para homenagear a causa, ao longo desta semana o Telecine vai usar suas principais plataformas para dar voz à reflexões sobre o tema através do cinema.
A programação contará com uma sessão especial no Telecine Cult e com uma cinelist no streaming. Além disso, o filme Rafiki terá exibição on-line e gratuita em parceria com o Sesc e a Olhar Distribuição.
Já disponível: Cinelist Visibilidade Lésbica
Desde já, na plataforma de streaming do Telecine, está disponível a Cinelist Visibilidade Lésbica, que reúne diversas produções com histórias de mulheres que amam, resistem e têm orgulho. Dentre os títulos disponíveis, destaca-se A Favorita, filme vencedor do Oscar de Melhor Atriz para Olivia Colman.
Na trama passada no século 18, a Grã-Bretanha está em guerra com a França. A rainha Anne (Olivia Colman) vive em seu palácio focada em lidar com seus próprios problemas. Nesse meio tempo, Sarah Churchill (Rachel Weisz), duquesa de Marlborough, toma decisões em seu nome. De repente, a chegada de Abigail (Emma Stone), uma jovem e inteligente criada, ameaça a influência de Sarah, dando início a uma perigosa disputa.
Dia 25 de agosto: Live no Instagram do Telecine
Assim também dando início às atividades, nesta terça-feira, 25, às 19h, a atriz Bruna Linzmeyer e a designer Yas Campbell, uma das líderes do Colorbar, grupo LGBTQIA+ do Telecine, abrem a iniciativa em uma conversa sobre a representatividade lésbica no cinema em uma live no Instagram oficial do @telecine.
Dia 27 de agosto: Maratona especial Mês da Visibilidade Lésbica no Telecine Cult
Na quinta-feira, 27, a maratona será na telinha, no Telecine Cult, com o especial Mês da Visibilidade Lésbica. A sessão também contará com a exibição de produções que promovem reflexões sobre a causa. A maratona começa às 20h25, com o longa queniano Rafiki. Na trama, acompanhamos a história de amor entre duas mulheres no país em que o amor entre iguais é proibido por lei.
Logo depois, é a vez de O Mau Exemplo de Cameron Post. O longa conta a história de uma jovem lésbica de uma cidade do interior dos Estados Unidos que é submetida a um centro de “reversão sexual”. Por fim, é a vez de Retrato de Uma Jovem em Chamas. O longa foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e à Palma de Ouro em Cannes.
Dias 28 e 29 de agosto: Festival LBT+ e exibição gratuita do longa-metragem Rafiki
No sábado, 29, o Telecine, a Olhar Distribuição e o Sesc disponibilizam on-line, gratuitamente, por 24 horas, na página do Sesc Digital, o longa-metragem Rafiki. O filme poderá ser assistido a qualquer momento, a partir das 20h. De acordo com o Telecine, “a parceria une esforços para a promoção de uma sociedade mais consciente e diversa“. Contudo, ainda há mais por vir.
Além das iniciativas, o Telecine também apoia o Festival LBT+, que contará com uma programação completamente virtual. O festival conta com a idealização e curadoria dos criadores LGBTQI+ Yasmin Campbell e Tatiana Fernandes, do @taentedida, Fernanda Soares, do Canal das Bee, em parceria com Amanda Doring, Aliny Ulbricht e Beatriz Coelho, do Festival Uneversos.
As atividades do festival começam no dia 28 e contam com uma programação repleta de atividades. Bem como, um show da cantora Letícia Letrux, masterclass de ritmos com a maestrina do bloco Toco-Xona, Michelle Krimer. Ainda nas atividades artísticas, a programação também contará com uma aula de escrita criativa com a atriz e roteirista Alice Carvalho e muito mais.
Vale reforçar que o Telecine oferece os primeiros 30 dias do streaming de filmes gratuitamente para novos assinantes.