Nada Será Como Antes
, criada por Guel Arraes e Jorge Furtado, tem direção artística de José Luiz Villamarim e faz parte da programação especial da TV Globo para celebrar os 70 anos da TV no Brasil.
A série, televisionada originalmente em 2016, será no entanto exibida em formato de telefilme no Supercine deste sábado, dia 19 de setembro.
A trama, que a princípio remonta a chegada da televisão no Brasil, é ambientada em meados de 1940 até o final dos anos 1950. Além disso, acompanha dois enredos distintos. O primeiro deles, protagonista, é o drama romântico do empreendedor Saulo (Murilo Benício) e da locutora de rádio Verônica (Débora Falabella). A trajetória do casal acompanha portanto a transformação dos meios de comunicação do país.
Paralelamente à trama dos protagonistas, a história gira em torno dos irmãos Otaviano (Daniel de Oliveira) e Julia (Leticia Colin), jovens ousados da alta sociedade carioca. Estes, apostam então no sonho de Saulo de trazer a televisão para o Brasil. Com grande destaque na trama, estarão ainda mais em evidência na versão em telefilme.
‘Nada Será Como Antes’ se destaca também pelo primor da fotografia, cenografia e produção de arte, figurino e caracterização, além de uma trilha sonora sofisticada e envolvente.
LEIA TAMBÉM:
– Jogo de Espiões (Whiskey Cavalier) | Série será exibida na TV Globo
Autores e Produção
O autor Guel Arraes, afirma que “Como o gênero (novela) é o centro da televisão brasileira optamos por trazer as duas “novelas” para o mesmo plano e como pano de fundo seguimos com as referências que usamos para contar a história da televisão e o sentimento que existia de crença no Brasil, que nessa época era chamado o “país do futuro””. Foi Arraes que ficou à frente do processo de edição para transformar a série em telefilme.
Jorge Furtado conta que os dois nutriam um desejo antigo de contar a origem da televisão no Brasil. Dessa forma, o maior desafio foi reconstruir a época e ao mesmo tempo contar uma história de ficção envolvente. E afinal trazer personagens que representassem os sentimentos daquele momento do país.
Da mesma forma, o diretor artístico José Luiz Villamarim ressalta que ‘Nada Será Como Antes’ não tem caráter documental, mas representa o dia a dia dos profissionais que trabalham na TV.
Elenco
Protagonista da obra, Débora Falabella conta que foi emocionante participar da série, uma vez que cresceu ouvindo histórias sobre o início da televisão.
“Meu pai também é ator e participou do início da TV em Minas Gerais. Ele fazia televisão ao vivo e me contava como eram os bastidores naquela época. Depois fui trabalhar na televisão e já estou no meio há 20 anos. É muito bonito entender como tudo começou e acredito que ‘Nada Será Como Antes’ mostra essa trajetória com muita emoção e humor”, conta a atriz.
Na pele do visionário Saulo, com o sonho de construir uma emissora de TV, Murilo Benício acredita que a exibição da trama neste momento é sobretudo uma forma de homenagear os profissionais que trabalham nos bastidores.
“A história mostra como os profissionais da época precisavam ter uma criatividade e um jogo de cintura maior para tudo dar certo, para consertar um erro e torná-lo um acerto. No início tudo era um desafio, uma novidade. Vejo essa exibição especial como uma homenagem a tanto trabalho duro que é feito há sete décadas pela nossa arte”, enaltece o ator.
Por fim, o elenco conta ainda com Bruna Marquezine, Bruno Garcia, Jesuíta Barbosa, Fabrício Boliveira e Alejandro Claveaux, entre outros.