Sinopse oficial: Besouro Azul, baseado nos quadrinhos da DC, segue o jovem mexicano Jaime Reyes (Xolo Maridueña) que, recém-formado, volta para casa cheio de aspirações para o futuro. Em meio a uma busca por seu propósito no mundo – e um emprego – o destino o surpreende ao colocar em seu caminho uma antiga relíquia de biotecnologia alienígena, conhecida como Escaravelho. O besouro alienígena azul escolhe Jaime para ser seu hospedeiro simbiótico – o que lhe dá uma armadura superpoderosa e lhe garante poderes. O problema é que o item é de grande interesse da empresária Victoria Kord (Susan Sarandon), que une forças ao vilão Carapax (Raoul Max Trujillo) para recuperá-lo. Nessa confusão toda, Jaime só poderá contar com a ajuda da própria família e da jovem Jenny Kord (Bruna Marquezine). E agora, o jovem deverá enfrentar desafios imprevisíveis, tendo sua vida transformada para sempre, ao se tornar o super-herói Besouro Azul.
CRÍTICA – SEM SPOILERS: É gratificante quando você vê sua cultura sendo representada em uma tela gigante. É com essa premissa que conhecemos Jaime (Xolo Maridueña), um jovem mexicano que acabou de se formar na faculdade e retorna para sua casa, mas não encontra as coisas do jeito que deixou. Sua vida se cruza com a de Jenny Kord (Bruna Marquezine) e a partir daqui a história começa a ser contada.
Xolo Maridueña nasceu para interpretar um super-herói, e temos que agradecer que foi justamente com Besouro Azul a sua escalação. Extremamente talentoso e com carisma, Xolo consegue transmitir em todas as cenas aquilo que lhe foi proposto, seja nas mais emocionantes em que vai levar o espectador às lágrimas ou vibrar nas grandes sequências de luta, que são um grande espetáculo à parte. Quem conhece seu trabalho em Cobra Kai já sabe que ele entrega MUITO em lutas, mas o filme consegue elevar com seus efeitos visuais e sonoros.
A família de Jaime é composta por seu tio Rudy Reyes (George Lopez), sua irmã Milagro (Belissa Escobedo), seu pai Alberto (Damián Alcázar), sua mãe Rocio (Elpidia Carrillo) e sua Nana (Adriana Barraza). É através desse núcleo que temos as cenas mais emocionantes e impactantes do filme, onde reforçam a importância que a família tem na vida de Jaime e seus princípios, fazendo com que todas as decisões tomadas pelo herói seja pensando 100% neles. O alívio cômico do filme fica por conta de Rudy, Nana e Milagro, que entregam cenas muito engraçadas e com referências que fizeram parte de nossas infâncias (só quem acompanhou SBT nos anos 2000/2010 sabe).
Susan Sarandon e Raoul Max Trujillo brilham como os vilões Victoria Kord e Carapax, onde suas verdadeiras intenções ficam claras para o espectador desde os momentos iniciais do filme.
O que falar de Bruna Marquezine? Para aqueles que acharam que seria uma breve aparição ou que teriam pouquíssimas cenas e falas dela: ACHARAM ERRADO! Em 90% do filme ela está presente e é muito gratificante ver uma brasileira conquistando esse grande espaço em Hollywood. Em todas as cenas em que aparece, Bruna se destaca e vira o centro das atenções. Jenny Kord possui uma história muito bonita no filme e vai fazer com que o espectador se emocione em suas cenas. Além de entregar cenas dramáticas, Bruna brilha e vai além, mergulhando em cenas de luta, cômicas e românticas, onde desempenha uma das melhores atuações do longa e prova que seu lugar é merecidamente no estrelato. A química de Xolo Maridueña e Bruna Marquezine em tela é SURREAL, e, com certeza, quem assistir vai sentir a mesma coisa que eu. Não tenho dúvidas que com esse grande palco dado para Bruna, grandes trabalhos em Hollywood virão pela frente para a nossa brasileira.
Besouro Azul é um ótimo filme de origem, onde seu coração é a base familiar e o quão isso é fundamental para o seu desenvolvimento, seja em princípios ou vivências. É algo revolucionário e diferencial? Não. Mas, nem por isso é algo maçante ou saturado na indústria. O filme possui efeitos visuais excelentes, onde arrisco dizer que vem uma indicação ao Oscar, além de possuir um elenco totalmente conectado e carismático, fazendo com que você se identifique com pelo menos um deles na tela. Acredito que com o fracasso de The Flash, muitos deixem de prestigiar com receio de se decepcionar, mas Besouro Azul consegue entregar um arco fechado, com atores poderosos em cena e efeitos incríveis. O cinema estava carente de um filme desse gênero focado em personagens e cultura latina, e por isso já vale a pena ter a experiência de assistir ao lado de sua família.
Nota: 5/5