Felizmente, o movimento “Black Lives Matter” está ganhando uma grande proporção atualmente. Por isso, muitos negros/pretos estão sendo perguntados sobre como uma pessoa antirracista deve agir, quais palavras tem cunho racista, entre outras perguntas.
Faz-se necessário entender que, todos precisam se educar e estudar.
Muitos filmes, séries, músicas e documentários sobre o orgulho negro e situações que eles passam já foram lançados. É preciso prestar atenção e ouvir para poder aprender. Assinar as petições e dar voz a quem deve ser ouvido.
Separamos uma lista de conteúdos para vocês entenderem o porquê os protestos são importantes. Confira:
Filmes
- Infiltrado na Klan: Em 1978, o policial negro Ron Stallworth (John David Washington) consegue, de forma inusitada, se infiltrar na Ku Klux Klan. Seu parceiro Flip (Adam Driver), um policial branco e judeu, se passa por Ron nas reuniões presenciais para que a dupla possa investigar e pôr fim à organização racista. Dirigido por Spike Lee e vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.
- O ódio que você semeia: Starr Carter (Amandla Stenberg) é uma adolescente negra que vê o amigo de infância ser assassinado por policiais brancos no bairro onde mora. Única testemunha, a garota recebe pressão de todos os lados para se posicionar diante do caso que acaba ganhando proporções inesperadas.
- Detroit em rebelião: Durante uma revolta contra a opressão racial de 1967 em Detroit, um jovem segurança negro (John Boyega) precisa defender a loja onde trabalha, e vive um dilema diante de injustiças policiais. Enquanto isso, um grupo de jovens negros é intimidado violentamente pela polícia no Motel Algiers. Dirigido por Katheryn Bigelow.
- Creed – Nascido para lutar: Adonis Johnson (Michael B. Jordan) decide entrar no mundo das competições profissionais de boxe. Após muito insistir, ele convence Rocky Balboa (Sylvester Stallone) a ser seu treinador e, enquanto um luta pela glória, o outro luta pela vida. Indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
- Creed II: Após entrar oficialmente no mundo da luta com a ajuda do lendário Rocky Balboa (Sylvester Stallone), Adonis (Michael B. Jordan) está prestes a enfrentar o filho de Ivan Drago (Dolph Lundgren), lutador responsável pela morte de seu pai. Ao lado de Rocky e Bianca (Tessa Thompson), Creed lida com o passado e reavalia sua história em meio ao maior momento de sua carreira.
- Marshall – Igualdade e Justiça: No ano de 1940, em Connecticut, o advogado Thurgood Marshall (Chadwick Boseman) defende Joseph (Sterling K. Brown), um motorista negro acusado de violentar sua chefe (Kate Hudson), uma socialite branca. Com o auxílio do inexperiente Sam Friedman (Josh Gad), ele tenta sair vitorioso no caso que pode definir sua carreira. Baseado na história real do primeiro juíz negro da Suprema Corte Americana.
- Tim Maia: O filme percorre 50 anos na vida de Tim Maia (Babu Santana), da sua infância no Rio de Janeiro até a morte, aos 55 anos de idade.
DOCUMENTÁRIOS
- Minha História: É um retrato intimista da vida da ex-primeira dama dos EUA, Michelle Obama, durante um momento de grande mudança não apenas para ela, mas também para o país ao qual ela e seu marido serviram por oito anos na Casa Branca. Com uma rara proximidade, o filme apresenta os bastidores de uma jornada por 34 cidades e destaca a união capaz de romper barreiras e a conexão que surge quando abrimos o coração e compartilhamos nossas histórias.
- Homecoming: As emoções por trás da célebre apresentação de Beyoncé no Coachella 2018, que transformou um conceito criativo em um movimento cultural.
- Quem matou Malcom X?: Este documentário contasobre a vida e circunstâncias do assassinato de Malcolm Little, mais conhecido como Malcolm X.
- A 13ª emenda: Estudiosos, ativistas e políticos analisam a correlação entre a criminalização da população negra dos EUA e o boom do sistema prisional do país.
SÉRIES
LEIA TAMBÉM:
– Riverdale | Vanessa Morgan diz que recebe menos que restante do elenco
- Olhos que condenam: Conta a história de cinco adolescentes do Harlem que vivem um pesadelo após serem injustamente acusados de um ataque brutal no Central Park. Baseado em uma história real.
- Explicando: O episódio da primeira temporada “A diferença de riquezas entre brancos e negros” traz Samira Wiley (de “Orange is The New Black” e “The Handmaid´s Tale”), o senador Cory Booker e outros, analisam como séculos de escravidão, segregação e desigualdade criaram a disparidade econômica racial.
- Atlanta: Dois primos, o rapper Paper Boi e seu empresário Earn, tentam alcançar a fama juntos na cena musical de Atlanta, Georgia.
Ted Talks
- A mulata que nunca chegou: Nátaly é estudante de Ciências Sociais na Unifesp, em São Paulo, tem interesses como moda e beleza. No entanto, neste Ted Talk, ela fala sobre preconceito.
- Como criar crianças doces num país ácido: Taís Araújo fala do desafio de criar filhos no Brasil de hoje. A atriz é um ícone do empoderamento negro e militância por igualdade racial.
- Sim à igualdade racial: Luana fala da sua trajetória de trabalho pela igualdade racial. Ela é diretora executiva do ID_BR – Instituto Identidades do Brasil, ONG comprometida com a promoção dos direitos humanos e com foco na luta pela igualdade racial através do licenciamento da logo da campanha “Sim à Igualdade Racial” e do desenvolvimento de ações de conscientização e engajamento contra o racismo.
- Eu Empregada Doméstica: Joyce, a Preta Rara, fala do que aprendeu com sua experiência de trabalho como empregada doméstica e com a página de Facebook que criou em julho de 2016. Preta Rara, ou Joyce Fernandes, é graduada em História e dá aulas de história. Também é rapper e ativista. Se tornou porta-voz das empregadas domésticas no Brasil depois de criar a página Eu Empregada Doméstica no Facebook.
Lembrando que este não é um guia e sim, uma pequena lista. Pesquisem mais e se aprofundem mais no assunto, pois o racismo é um mal que todos precisam combater.
Tem mais alguma indicação importante? Deixa pra gente nos comentários.