A partir do próximo dia 26, a clássica novela Chocolate com Pimenta, retorna para as tardes da TV Globo com uma edição especial. Após quase 20 anos de sua primeira exibição, a comédia romântica deliciosa e repleta de atrativos se mantém presente na memória afetiva do público.
A novela irá ao ar após o Jornal Hoje, dividindo a faixa durante sua primeira semana com os capítulos finais de O Cravo e a Rosa, nesta ordem de exibição.
É de autoria de Walcyr Carrasco, que criou diversos sucessos da TV Globo, como Alma Gêmea, Verdades Secretas e a própria O Cravo e a Rosa.
A História de Chocolate com Pimenta
É ambientada na década de 1920, na cidade fictícia Ventura. Uma cidade pequena que possui sua economia girando em torno da fábrica de chocolates e bolos artesanais, de propriedade do milionário Ludovico (Ary Fontoura).
Ela segue a trajetória de Ana Francisca (Mariana Ximenes), uma menina humilde, ingênua e romântica. Mesmo sendo conhecida como a esquisita da cidade, ela chama a atenção de Danilo (Murilo Benício), o menino mais bonito do colégio. Danilo também é a grande paixão da mimada Olga (Priscila Fantin), uma das antagonistas dessa história.
A novela também conquistou o público com as histórias paralelas e diversos personagens carismáticos. Diversas tramas divertidas ao redor da família de Ana Francisca, com cenas memoráveis de diversas pessoas sendo jogadas, literalmente, no chiqueiro.
Mas nem só de mocinhos são feitos uma novela. Ela é repleta de vilões farsescos e caricatos que trazem diversão e humor para o público com as suas peripécias ao longo de toda a trama. Sendo uma obra divertidíssima de assistir, junto a figurinos impecáveis e a perfeição dos detalhes da fábrica de chocolates que compuseram a identidade da novela.
Leia também: Pinóquio (2022) | Confira nossa crítica
Walcyr Carrasco revela que após o enorme sucesso de O Cravo e a Rosa, o êxito de Chocolate com Pimenta solidificou sua carreira como autor. Em entrevista, ele comemora o fato das duas novelas estarem sendo exibidas em sequência e relembra o trabalho em Chocolate com Pimenta.
Confira a entrevista:
Entrevista com Walcyr Carrasco
Como é a sensação de ter dois de seus grandes sucessos – ‘O Cravo e a Rosa’ e ‘Chocolate com Pimenta’ – sendo reexibidos na sequência no novo horário de novelas da tarde?
A sensação de ter dois trabalhos exibidos em sequência é de orgulho, de felicidade, me sinto pleno como autor!
O que essas duas histórias que até hoje estão presentes na memória afetiva do público têm em comum?
O fato de serem tramas de época. Mais que tudo, porém, o fato de serem novelas que acreditam nos sentimentos autênticos, são histórias românticas, que defendem o amor verdadeiro.
Para escrever o ‘Cravo e a Rosa’ você partiu de ‘A Megera Domada’ de William Shakespeare, e para ‘Chocolate com Pimenta’, a opereta ‘A Viúva Alegre’ do compositor húngaro Franz Lehár, foi uma das inspirações para a criação da trama de Ana Francisca (Mariana Ximenes). De que forma você acredita que essas referências contribuíram para o sucesso de suas obras?
No caso de ‘A Megera Domada’, a novela foi escrita a partir da peça. No caso de ‘Chocolate’, são muitas as histórias onde a personagem resgata seu amor, sofre, mas volta para se vingar. A novela tem várias influências, e todas me tocaram de alguma maneira.
Na sua opinião, quais fatores fazem de ‘Chocolate com Pimenta’ um clássico da teledramaturgia brasileira?
São muitos fatores, que juntos deram uma super química! Mas sem dúvida, a inesquecível direção de Jorge Fernando contribuiu muito.
De que forma o chocolate, uma grande paixão na vida de tantas pessoas, trouxe um sabor especial para a novela? De onde veio a inspiração para ter uma fábrica de chocolates permeando a história?
A inspiração não veio especialmente dos chocolates, mas de uma viagem que eu fiz à Áustria. Lembrei das confeitarias vienenses, dos bolos (Sacher Cake) feitos lá. Eu estava mergulhado em açúcar quando escrevi.
A novela reuniu um elenco primoroso, quais foram as atuações que mais o surpreenderam?
As atuações foram todas maravilhosas, mas foi quando Mariana Ximenes despontou como estrela, como protagonista. Sua Ana Francisca é inesquecível.
Qual cena ou sequência da trama ficou mais marcada em sua memória até hoje?
São muitas as cenas das quais jamais me esquecerei, mas a volta de Aninha, rica, é inesquecível.
De que forma o sucesso de ‘Chocolate com Pimenta’ ajudou na construção de sua carreira como autor?
A minha carreira como autor já estava se solidificando após o sucesso de ‘O Cravo e a Rosa’, mas explodiu com ‘Chocolate’. Graças a esse trabalho, fui ganhando confiança para o público e diante da emissora.
Como está sua expectativa para essa reexibição de ‘Chocolate com Pimenta’?
Eu acho que o encantamento da novela se repetirá, é uma química que aconteceu, e que toca o coração.
E você? Ansioso para rever esse clássico da teledramaturgia brasileira?
Continue acompanhando o site e as redes sociais do Séries Brasil para ficar por dentro de tudo que rola no universo do entretenimento!