No dia 10 de dezembro de 1920, nascia na Ucrânia aquela que viria ser uma das maiores autoras de uma Geração Modernista no Brasil, Clarice Lispector. Fugindo da Guerra Civil, a família da autora saiu da Europa e veio para solo brasileiro, sendo Maceió (AL) seu primeiro destino. E por fim, se instalaram em Recife, no estado de Pernambuco.
E ainda mais, de acordo com a BBC News, no ano de seu centenário, a autora se tornou a escritora brasileira mais traduzida no mundo. Assim, os livros da autora já foram traduzidos para 32 idiomas e publicados em 40 países diferentes.
Por fim, para celebrar esse data tão importante, a editora Rocco preparou uma programação para lá de especial, dedicada a essa autora tão lida e importante para a literatura brasileira.
Confira a programação:
- 11h – Live com a biógrafa Teresa Montero sobre a vida de Clarice Lispector
- 13h – Leitura da Carta de Clarice por Zélia Duncan
- 14h – Live com o editor Pedro Karp Vasquez sobre a obra de Clarice Lispector
- 15h – Retransmissão no Facebook de debate da Guiomar de Grammont com Nélia Piñon no Fórum das Letras de Ouro Preto.
- 17h – Podcast da Clarice sobre “A Hora da Estrela” com André Paes Leme e Laila Garin, diretor e atriz do musical “A hora da estrela”
- 18h – Apresentação do trecho da Peça “A Hora da Estrela” com Laila Garin, Marcelo Caldi e André Paes Leme.
- 20h – Mini Documentário com o designer Victor Burton sobre o novo projeto gráfico da obra de Clarice Lispector
- 22h às 03h – Vigília Clarice Lispector 100 anos, Curadoria João do Corujão (Zoom – ID da reunião: 498 941 1569 – Senha: 1QdDm2)