Criada, dirigida e protagonizada por mulheres, a série canadense Coroner estreou na CBC em janeiro de 2019. No Brasil, a série é exibida pelo canal Universal TV e as duas temporadas estão disponíveis no Globoplay para os assinantes do streaming no pacote Globoplay + canais ao vivo. Já nos Estados Unidos, a série é exibida pela emissora CW.
Com uma temática policial-investigativa, Coroner é protagonizada por Serinda Swan (Marvel’s Inhumans) e Roger R. Cross (Continuum). Além disso, o elenco conta também com Éric Bruneau, Ehren Kassam, Tamara Podemski, Kiley May, Andy McQueen, Nicholas Campbell e Graeme Jokic.
A série apresenta a história de uma médica legista que mora na cidade de Toronto, no Canadá. Após a morte do marido, Jenny Cooper (Serinda Swan) é contratada para investigar algumas mortes misteriosas na cidade e colaborar com o detetive de homicídios Donovan McAvoy (Roger Cross).
Além disso, Jenny Cooper tem que lidar com seus problemas pessoais que vão além da própria saúde mental. A protagonista tem que encarar algumas situações com Gordon Cooper (Nicholas Campbell), pai da legista que é diagnosticado com demência, e com Ross (Ehren Kassam), filho adolescente de Jenny que ainda lida com o luto após a morte do pai.
Inspirada na série homônima de romances do escritor britânico M.R. Hall, a ficção foi desenvolvida para televisão por Morwyn Brebner, também criadora de “Rookie Blue”, com direção de Adrienne Mitchell.
Confira o trailer da primeira temporada de Coroner:
LEIA TAMBÉM:– Globoplay e Disney+ | Entenda a parceria entre os dois streamings
Atualmente, a série está renovada e em hiatus esperando a estreia da 3ª temporada, que está em produção no Canadá.
A série, que trata de assuntos importantes como luto e saúde mental, também aborda com naturalidade temáticas importantes como a LGBTQIA+ em personagens fortes como Ross (Ehrem Kassam), filho de Jenny, e River (Kiley May) sua assistente pessoal, que é uma mulher trans. Com uma trama instigante, Coroner apresenta com um formato um pouco diferente das séries que abordam o mesmo tema.
No formato de 8 episódios por temporada, os arcos principais apresentam respostas de maneira rápida, sem muita demora devido ao tamanho da temporada. É importante destacar que a série apresenta grandes arcos dos personagens principais, o que fideliza o público. Entretanto, Coroner contém também plots medianos – que são resolvidos ao longo de cada temporada – e alguns arcos fechados em cada episódio, o que proporciona uma característica de série procedural, formato clássico dos seriados com temática policial.
Dessa forma, Coroner é uma série que vai além da temática policial tradicional ao abordar os dramas pessoais dos personagens. Além disso, a produção apresenta certas características de séries médicas durante a investigação da médica legista Jenny Cooper.
A 3ª temporada de Coroner ainda não tem data de estreia confirmada.