O diretor, produtor e escritor Steven Knight (Peaky Blinders) vai escrever e produzir a adaptação de Great Expectations, e o ator e produtor Tom Hardy (Venon), companheiro de Knight em vários projetos, vai produzir a adaptação.
A adaptação será em forma de minissérie para o canal BBC.
Knight já revelou que é um grande fã da obra de Dickens:
“Adaptar o trabalho de Dickens é uma delícia. Escolhi Great Expectations como o próximo trabalho a ser exibido não apenas por causa dos personagens atemporais, mas também por causa da história muito oportuna. Uma história de mobilidade de classe e intransigência de classe, contada por meio de uma narrativa em primeira pessoa intensamente emocional e pessoal. Como filho de um ferreiro, a jornada de Pip da forja para a sociedade é muito especial para mim.”
Great Expectations é o décimo terceiro romance de Charles Dickens e seu penúltimo romance completo, que descreve a educação de um órfão apelidado de Pip. É o segundo romance de Dickens, depois de David Copperfield, totalmente narrado na primeira pessoa.
O romance foi publicado pela primeira vez como uma série no periódico semanal de Dickens, Todo o ano, de 1 de dezembro de 1860 a agosto de 1861. Em outubro de 1861, Chapman e Hall publicaram o romance em três volumes.
LEIA TAMBÉM:
– Out | Pixar lançou seu primeiro curta-metragem com protagonistas gays
O livro conta a história de um órfão apelidado de Pip. Os eventos ocorrem entre 1812 e 1840 passando pela infância e a vida adulta do protagonista. Pip (Philip Pirip) é um rapaz a que recebeu uma fortuna após ter ajudado um condenado chamado Abel Magwich. Sem saber a origem do dinheiro, Pip se vê em meio a vários conflitos socioeconômicos até que no fim é revelado a origem de sua fortuna.
Além de Peaky Blinders, Knight também é responsável por Taboo e por O Natal de Carry, que também é uma adaptação de Dickens. Nos cinemas, Knight é roteirista de Senhores do Crime, O Sétimo Filho e da adaptação de Millennium: A Garota na Teia de Aranha.
A adaptação será uma minissérie de seis episódios, Dean Baker (Taboo), David W. Zucker (The Terror) e Kate Crowe (Misfits) serão produtores da série.
Outros detalhes sobre elenco ou data prevista de lançamento não foram divulgados.