Foi noticiado hoje (25/01) que uma série live-action de Harry Potter está em desenvolvimento no HBO Max.
De acordo com o The Hollywood Reporter, fontes informaram que os executivos da plataforma de streaming realizaram várias conversas e reuniões com escritores em potencial.
Assim, ideias gerais para produção foram discutidas como parte das reuniões no estágio inicial de desenvolvimento.
Atualmente, o HBO Max e a Warner Bros., juntamente com a autora dos livros JK Rowling, são quem controlam os direitos autorais da obra. Nesse sentido, expandir o mundo de Harry Potter tem se tornado uma das prioridades dos mesmos.
Apesar de a HBO e a Warner estarem entrando em contato, tendo reuniões e buscando escritores para essa proposta, ninguém foi vinculado ou confirmado. Tudo se encontra em um estágio estritamente inicial.
Bruxos e Bruxas de todo o mundo, ergam suas varinhas! | Harry Potter voltou.
O sucesso da franquia de Harry Potter é, definitivamente, a galinha dos ovos de ouro da Warner Bros. e de todos os outros ligados a ela. Os oito filmes do universo original, adaptados da série de sete livros de JK Rowling, somaram juntos mais de US$ 7,7 bilhões em arrecadação mundial.
Junto aos mesmos, ainda existe a franquia de Fantastic Beasts, abrindo US$ 218 milhões em bilheteria mundial no primeiro longa. Logo, era de se esperar que novas produções surgissem com o nascimento e a parceria com o HBO Max.
O que esperar do HBO Max
A plataforma de streaming foi lançada no ano passado e possui títulos como Game of Thrones, Friends, Sex and the City, Gossip Girl, todos os filmes da DC Comics, vários spin-offs e ainda todos os originais da HBO.
Vale observar que a plataforma ainda tem uma reunião de Friends, planejada para março de 2021. E, além disso, vários projetos relacionados a famosa franquia de Game of Thrones.
Mas nem tudo são flores no paraíso bruxo
A franquia de Harry Potter enfrenta algumas complicações em relação aos direitos autorais. Além disso, vale lembrar o episódio em que JK Rowling provocou uma série de reações na comunidade LGBT após publicar alguns comentários transfóbicos em suas redes sociais.
De acordo com o THR, Rowling controla a franquia e tem voz ativa em tudo que envolve a propriedade. Porém, ainda existe a NBCUniversal, que em 2016 fechou um contrato de direitos de sete anos com a Warner Bros. Domestic TV Distribution que incluía direitos de transmissão, TV a cabo e streaming nos Estados Unidos. Contrato esse que inclui iniciativas digitais, com final previsto para abril de 2025.
Por fim, entende-se que o contrato citado também significava que os executivos da Warner Bros. teriam que fazer um acordo paralelo que permitisse que todos os recursos de Harry Potter fossem transmitidos brevemente no HBO Max.