A cantora, compositora e empresaria Iza, anunciou o seu novo projeto “Entra na Roda”, que vai ajudar financeiramente e premiar pequenos negócios de pessoas negras. O projeto já era algo sonhado pela cantora há muito tempo e, após a pandemia, diante da situação da população negra no mercado de trabalho, ele enfim tomou forma.
O Séries Brasil participou de uma coletiva de imprensa do “Entra na Roda” e te conta tudo que você precisa saber sobre essa iniciativa. Confira:
Entra na Roda
Com um nome que marcou a carreira da cantora, o projeto em parceria com a IDBR, Risqué e Devassa , têm como objetivo incentivar pequenos negócios da comunidade preta, além de mentorias e dicas para empreender. Meio milhão de reais será disponibilizado para os dois vencedores investirem em seus produtos.
Uma curiosidade sobre o “Entra na Roda” é que o edital vai destinar 50% das vagas para o Norte e Nordeste por conta de todo o cenário atual e pela falta de investimento nessas regiões. Iza afirma que foram feitas diversas pesquisas pra chegar nessa decisão:
“Foram muitas pesquisas e a gente viu que a maioria dos editais são destinados para o Sudeste e a maioria da população negra do nosso país está no Nordeste e no Norte.”
Iza também destacou a importância de uma educação de qualidade nas escolas bases e como essa falta de incentivo com os alunos negros prejudica não só o futuro mas também os desmotiva a continuar estudando. Filha de professora, a cantora conta que esse projeto vai além só do mercado de trabalho, ele vai abrir portas para a comunidade negra do país:
“A gente precisa abrir portas para que as crianças negras tenham acesso a uma educação de qualidade e investir na educação municipal e estadual do Brasil, falta material, falta merenda, os alunos precisam do básico. Eu me enxergo como empresa e partir de tudo que consegui através da música eu tenho a obrigação de retribuir isso.”
As inscrições do projeto serão 100% online e podem ser feitas até 11 de dezembro através do formulário disponível em www.editalentranaroda.com.br. As categorias para participar são: Alimentação, Beleza, Moda e Negócios Sociais.
Show em Salvador
No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, Iza fará um super show em Salvador e irá anunciar o “Entra na Roda” no palco, ao lado de cantores negros. A cantora decidiu que essa iniciativa deveria nascer em uma data que representasse essa luta, um dia tão importante para a comunidade negra.
LEIA TAMBÉM:
–Crítica | Desencantada se mantém coerente e lúdico na medida certa
Marcado pelo pretagonismo, o show conta com alguns nomes como MC Tha, Raquel Reis, Afrobapho, Jeff, Luiza Nascim e mais alguns nomes que ela ainda não revelou, mas deu a certeza que teremos novidades:
“Estou com a expectativa de talvez mostrar uma música inédita, quem sabe. Mas teremos participações inéditas também, vou cantar com artistas que nunca cantei…”
Iza destacou empolgação pra cantar no Concha Acústica e ressaltou que cantar em Salvador é como estar em casa. O show será marcado também pela iniciativa de abrir portas e caminhos para o protagonismo cultural negro. O palco da cantora se torna uma ferramenta de acesso e empoderamento para artistas negros em ascensão na cena cultural afro-brasileira. Ao fim, Iza e seus os convidados farão uma apresentação da música “Fé”, um símbolo que marca a importância de abrir novas portas para a comunidade negra.
Trecho da entrevista com a cantora Iza:
Sabemos que sua família é uma grande inspiração para você e parte desse projeto é fruto disso. Como eles reagiram com essa iniciativa?
“Então, eu ainda não contei para todo mundo, minha família não está sabendo. Minha mãe vai ter um treco, ela é toda emocionada. Eu acho que eles vão ficar muito felizes. Eu venho de uma família de educadoras e educadores que entendem o quão importante é ter oportunidade pra você ser quem você quiser ser.”
Como a Iza de dez anos atrás se sentiria ao poder ajudar homens e mulheres pretas a entrar no mercado do trabalho?
“Eu nem sei, me sinto muito feliz por estar fazendo algo desse jeito. Sempre quis fazer isso e se fosse pra fazer eu queria fazer direito.Eu acho que a Iza de dez anos atrás ficaria muito feliz porque ela está realizando um sonho que nem sabia que tinha. Ela nem sabia que ela poderia fazer algo parecido. Na verdade, esse projeto não é sobre mim, é sobre o que pode acontecer quando uma pessoa preta tem oportunidade, eu acho que essa é a principal mensagem.”
Continue acompanhando o site e as redes sociais do Séries Brasil para ficar por dentro de tudo isso e muito mais!