Joss Whedon
, roteirista do filme Liga da Justiça e anteriormente produtor, diretor e roteirista na série teen dos anos 90, Buffy, a Caça Vampiros, assim como em outros diversos filmes e séries de grande sucesso, foi acusado de comportamento abusivo com atores e dublês.
Recentemente, o ator Ray Fisher, que interpreta Cyborg / Victor Stone em Liga da Justiça, denunciou os comportamentos abusivos de Whedon com o elenco e equipe no set do longa.
Contudo, Fisher não deu muitos detalhes sobre o ocorrido, porém deixou bem claro que Whedon tinha apoio na época do CEO da DC, Geoff Johns, e do produtor Jon Berg.
LEIA TAMBÉM:
– Marlon Wayans | Ator de As Branquelas assina contrato com a HBO Max
“O tratamento que Joss Whedon deu ao elenco e à equipe no set de Liga da Justiça foi nojento, abusivo, antiprofissional e completamente inaceitável. Ele foi apoiado, de muitos modos, por Geoff Johns e Jon Berg. Responsabilidade > Entretenimento”.
Joss Wheadon’s on-set treatment of the cast and crew of Justice League was gross, abusive, unprofessional, and completely unacceptable.
He was enabled, in many ways, by Geoff Johns and Jon Berg.
Accountability>Entertainment
— Ray Fisher (@ray8fisher) July 1, 2020
Além disso, essa não foi a primeira vez que Fisher fez críticas a Whedon. Recentemente o ator retirou elogios feitos a Whedon, na San Diego Comic Con em 2017.
No Twitter, o ator postou um vídeo de um painel em que diz que o cineasta era um “grande cara e Zack escolheu uma pessoa boa para vir e terminar o serviço.”
“Eu gostaria de usar esse momento para me retratar de cada pedaço deste momento”
I’d like to take a moment to forcefully retract every bit of this statement: pic.twitter.com/1ECwwu6TG1
— Ray Fisher (@ray8fisher) June 29, 2020
Dublês de Buffy, a Caça Vampiros também acusam Joss Whedon de comportamento abusivo no set
Buffy, a Caça Vampiros foi uma série teen de grande sucesso entre os anos 1997 e 2003, estrelada por Sarah Michelle Gellar (O Grito 1 e 2).
Durante uma entrevista, o coordenador de dublês Jeff Pruitt, que é casado com a também dublê Sophia Crawford, afirmou que Whedon exigiu que o casal terminasse o relacionamento se eles quisessem continuar trabalhando na série.
Crawford foi dublê de Gellar durante as 4 primeiras temporadas da série. E Pruitt foi o coordenador de dublês da série também durante as 4 primeiras temporadas.
Não se sabe se a saída do casal após a 4ª temporada da série foi pelos motivos já citados. Porém, durante uma entrevista, Pruitt e Crawford deixam parecer que esse realmente foi o motivo.
“Na quarta temporada, eu estava de saco cheio e disse aos produtores que iria sair para começar minha carreira como diretor de segunda unidade em outra série. Eu não aguentava mais porque Whedon é um egomaníaco. Quando comecei namorar Sofia, me disseram que ele estava obcecado em acabar com nosso namoro. Ele reagiu como se ela e eu estivéssemos escondendo algo.” disse Jeff.
Crawford, que também participou da entrevista, relembrou o caso:
“Fui chamada ao escritório dele e recebi um ultimato. Me disseram: ‘Você pode continuar na série, mas precisa terminar com Jeff. Caso contrário, não apareça mais’. Eu comecei a chorar e respondi: ‘Vai se f#der. Isso é horrível, pode me cortar.”
Até o momento Joss Whedon não se pronunciou sobre as acusações.