E se você fosse negro e presenciasse seu melhor amigo, também negro, ser assassinado por um policial branco do seu lado? Essa é uma realidade que vem acontecendo desde sempre e que, em diversos momentos impulsiona revoltas ao redor do mundo.
Atualmente nos vemos de novo em meio a protestos do movimento Black Lives Matter, afinal a morte sistemática de pessoas pretas nunca deixou de acontecer.
O Ódio que Você Semeia
No livro ‘O Ódio que Você Semeia’, a autora Angie Thomas nos traz a personagem Starr, uma adolescente de 16 anos como todas as outras.
Starr vive duas realidades bem diferentes de forma simultânea: ao mesmo tempo em que ela estuda em uma escola particular, a garota também mora em um bairro pobre numa casa simples com seus pais e irmãos.
Starr tem um amigo de infância chamado Khalil. Bom, tinha. Em certa noite, a jovem e o garoto são parados por uma viatura de polícia enquanto andavam de carro, à noite. O policial, cujo o distintivo marcava como sendo o oficial um-quinze, resolve abordá-los e investigar o carro em que se encontravam. Starr logo lembra dos ensinamentos dos seus pais enquanto ela era criança sobre como se portar quando abordada por um policial.
Khalil não seguiu nenhum deles. O jovem faz tudo o que Starr sabia que não deveria ser feito em ocasiões assim. E é nesse momento em que o policial um-quinze revida com três tiros em Khalil. Starr presencia todos eles. Ela presencia a morte de seu melhor amigo.
A partir disso, a história que facilmente poderia ter sido real, mostra toda a revolta que ocorre na sociedade, em uma situação que envolve a garota. Em paralelo a isso, temos a segunda realidade de Starr: o ambiente de uma escola cheio de adolescentes brancos e ricos opinando sobre o assunto. A ficção ainda mostra o quão difícil é a luta do povo negro para conseguir ter uma voz e o quão importante é fazer com que ela ecoe.
Adaptação cinematográfica
Em 2018, a obra de Angie Thomas ganhou uma adaptação para os cinemas. O filme segue o livro ‘O Ódio que Você Semeia’ em quase todos os aspectos. Poucos são os detalhes não trazidos à telona, sendo estes elementos que nem fazem tanta falta assim. Assistir ao filme dói, mas é uma dor necessária para que haja um certo tipo de conscientização. Uma dor que milhares de pessoas sentiram e ainda sentem até os dias de hoje.
Starr é a única testemunha do local do assassinato, ou seja, a única que poderia decidir sobre a condenação ou não do policial um-quinze. No entanto, com medo do que pode acontecer em sua vida, a garota tem muito receio do que seu relato pode causar. Mas apesar disso, aos poucos ela percebe o quanto a sua voz pode adicionar ao movimento. Só que para saber mais, vocês terão que assistir ao filme e ler o livro. É emocionante e necessário.
No longa, Starr é interpretada pela atriz Amandla Stenberg, conhecida por interpretar a Rue em Jogos Vorazes, e Khalil fica por conta de Algee Smith (Euphoria). Com a direção de George Tillman Jr e produção da Fox, o filme ainda conta com as atuações de: KJ Apa (Riverdale), Anthony Mackie (Capitão América 2: O Soldado Invernal), Regina Hall (Todo Mundo em Pânico), Russell Hornsby (Lincoln Heights) e Sabrina Carpenter (Girl Meets World).
Confira o trailer do filme ‘O Ódio que Você Semeia’:
LEIA TAMBÉM:
– Black Lives Matter | Artistas e empresas do entretenimento apoiam o movimento
O livro ‘O Ódio que Você Semeia’ pode ser adquirido na Amazon por R$49,90. Já o filme está disponível no streaming da Rede Telecine.