Título:
O Hobbit
Título original: The Hobbit
Autor(a): J.R.R. Tolkien
Páginas: 336
Editora: HarperCollins Brasil
ISBN:8595084742
Valor médio: R$ 24,90
(clique aqui para comprar)
Consagrado como um dos maiores escritores da literatura pop e responsável por escrever O senhor dos anéis (Harper Collins, 2019), J. R. R. Tolkien é um dos autores mais conhecidos do mundo. Apesar de conhecer o escritor há bastante tempo, ainda não tinha conseguido ler nenhuma de suas obras. Esse momento finalmente aconteceu e decidi começar não pela série mais famosa de Tolkien, mas pelo seu primeiro livro, O Hobbit (HarperCollins, 2019). O que seria apenas uma história para os filhos dormirem acabou se tornando um livro e, mais tarde, gerando sua grandiosa série. Assim, nessa obra temos os primeiros passos do autor em sua jornada literária.
Na trama, Bilbo Bolseiro é um hobbit, seres pequenos que gostam de ficar em suas casas comendo e dormindo sem se aventurar pelo mundo. A natureza de sua espécie é perturbada quando um dia o rapaz recebe a visita de um mago chamado Gandalf e, posteriormente, a visita de um grande grupo de anões. Bilbo descobre que precisará partir em uma aventura com seus companheiros. Ao longo da jornada, o grupo encontrará diversos tipos de inimigos e desafios, enfrentando situações que colocarão em risco suas próprias vidas.
Um grupo de aventureiros que amam cerveja e cantoria? Onde se inscreve para participar?
Confesso que eu estava extremamente ansioso para ler esse livro. Se você é leitor, já deve ter ouvido o quanto os livros de Tolkien são incríveis, bem descritos e detalhados. Eu, como fã alucinado da série Game of Thrones (Suma, 2019), fiquei ainda mais ansioso porque o autor, George R. R. Martin, já disse diversas vezes o quanto Tolkien influenciou a sua escrita. Então, cheguei cheio de expectativa para ler a trama. E… me decepcionei.
Pois, é. Ao longo da leitura fiquei muito decepcionado porque o que eu achei que seria uma trama cheia de complicações, tramas paralelas e plots, mostrou-se uma trama bem plana e com resoluções rápidas. E bem, aqui cabe uma retratação. É um livro infantil. É muito importante compreender isso, algo que não fiz de início. Por ser o primeiro livro do autor e, sobretudo, um livro que foi escrito para distrair os seus filhos, a trama ainda não tem a complexidade que Tolkien mostrará possuir em suas obras futuras. Apesar disso, quando entendi isso, consegui apreciar a trama melhor e achar divertida, sobretudo pela bagunça que os anões fazem e o jeito ranzinza do protagonista. Além disso, aparecem personagens mundialmente conhecidos como Gandalf e Gollum.
Gollum me representa quando alguém quer levar um dos meus livros emprestado. Não toque no meu precioso!!!
Apesar da leitura não ter sido exatamente o que eu pensei, indico O Hobbit para todos os leitores. Afinal, é muito bacana ler Tolkien e perceber como seu trabalho foi inovador em sua época e como influenciou enormemente muitas obras que vieram após seu tempo. Além disso, existe a adaptação do livro dividido em três partes, talvez seja uma ótima ideia uma maratona livro e filmes nesse fim de ano, que tal?
LEIA TAMBÉM:– RESENHA | A menina do outro lado – Nagabe