A Pixar lançou no último domingo (28) o novo teaser do filme de animação Soul. O teaser mostra um dia típico na vida de Joe, um professor de música do ensino médio, o protagonista é dublado por Jamie Foxx.
“Música é vida. Você só precisa saber onde procurar ”, diz Joe no trailer. “Gaste seu tempo precioso fazendo o que trará à tona o seu verdadeiro eu, brilhante e apaixonado que está pronto para contribuir com algo significativo neste mundo. Prepare-se, sua vida está prestes a começar“.
O grupo de cineastas responsáveis por Soul, incluindo o diretor Pete Docter, o co-diretor e roteirista Kemp Powers bem como a produtora Dana Murray, fizeram parceria com a antropóloga e educadora americana Johnnetta Cole e o renomado pianista de jazz Jon Batiste para oferecer essa prévia do filme.
Além disso, o trailer também apresenta a música “Parting Ways“, que foi escrita, produzida e executada por Cody Chesnutt. Os dois músicos que emprestaram sua experiência aos arranjos e composições de jazz para Soul, trabalharam também como consultores culturais do filme. Veja o teaser abaixo:
LEIA TAMBÉM:
– Lionel Richie | Disney fará filme baseado em músicas do cantor
Soul acompanha a vida de Joe Gardner (Jamie Foxx), cuja vida ainda não tem sido como ele esperava. Ele é um professor de música do Ensino Médio, com uma paixão por ser um músico de jazz por si só. Mas quando ele está prestes a realizar seus sonhos, ele morre e acaba em formato de alma no Seminário Você, onde as almas são treinadas e, uma vez prontas, se graduam. Lá ele conhece 22 (Tina Fey), uma alma que não tem nenhuma vontade de viver na Terra. Portanto, a trama do filme mostrará uma jornada para descobrir as respostas para as perguntas mais importantes da vida.
Representatividade
O personagem negro, no entanto, sofrerá um acidente e, no mundo das almas, se transformará em um espírito não-humano azul. Essa transformação levantou um debate sobre o protagonismo na animação, que conta com quase todo o elenco de dublagem negro.
Uma observação feita por internautas é que no trailer divulgado quase não é mostrada a forma não-humana de Joe, o que poderia ser uma jogada de marketing de estúdio para camuflar a descaracterização do seu protagonista durante o filme.
Algumas comparações estão sendo feitas com o filme A princesa e o sapo. Em ambos os filmes, apesar do protagonista ser negro, na maior parte da história os personagens estão descaracterizados, o que gera uma discussão quanto a efetiva representatividade a que os longas se propõem.
Em contrapartida, a expectativa para o novo filme é enorme e promete ser um sucesso tão grande quanto Divertidamente. Após ter sua data de lançamento original em junho adiada pela pandemia de coronavírus, Soul será lançado em 20 de novembro.