Desde o surgimento da Netflix, AmazonPrime, HBO GO e outros serviços de streaming, um gênero que vem ganhando força e fazendo muito sucesso é o de séries documentais. Relativamente impopulares antes do advento do streaming, esse gênero era reservado em sua maioria para canais como Discovery Channel e History Channel, e eram dominados por teorias da conspiração, crimes, pré-história e história antiga (até a Idade Média).
Contudo, em 2018, seguindo uma tendência que surgia no YouTube, foi lançado na Netflix a séries documental Wild Wild Country, e todo esse paradigma mudou.
Da Ciência às Curiosidades
Enquanto os canais científicos tradicionais da TV iam perdendo audiência, no YouTube crescia o número de curtas-documentários que tratavam de fatos recentes de maneira leve e factual. Esses canais, como Great Big Story, Kurzgeagt e CGP Grey, recebem de braços abertos esses telespectadores desapontados com aqueles canais tradicionais. A partir dessa concepção, surgiu o “Wild Wild Country”, um documentário interessante e com uma linguagem menos documentária.
LEIA TAMBÉM:
– Jeffrey Epstein: Poder e Perversão | Entenda o caso
Wild Wild Country
Nesta série documental conhecemos a história de Osho e sua seita. A produção tem como cenário uma fazenda em Oregon, onde sua presença causa uma série de conflitos. Ao ver os episódios, os relatos que podem parecer loucura vão sendo comprovados e desmentidos durante a trama e deixam o espectador ansioso pelo próximo acontecimento. A fórmula deu certo, foi um sucesso e trouxe muitos assinantes para a Netflix. Assim, bastava repetir a dose.
A Máfia dos Tigres
E conseguiram! Em março deste ano, a plataforma lançou “A Máfia dos Tigres” (Tiger King, em inglês) e também foi um sucesso absoluto. A série sobre Joe Exotic e seu parque de tigres no meio de Oklahoma ficou mais de um mês no Top 10 Mundial da Netflix.
Talvez pelo absurdo da história, que parece sensacional demais para ser real, ou pela curiosidade que as personagens criam no telespectador, a série foi absoluta e também atraiu milhares de assinantes para plataforma. E como se não bastasse, aproximadamente um mês depois de Tiger King, a Netflix lançou mais uma série documental.
O Arremesso Final
“Arremesso Final” (The Last Dance, em inglês) foi lançado em abril de 2020 e discorre a carreira de Michael Jordan no Chicago Bulls. Durante algumas semanas, a Netflix publicou episódios inéditos do programa até o décimo e final.
Desde seu lançamento até hoje, “Arremesso Final” ficou no Top 10 Mundial da plataforma e, enquanto episódios novos ainda estavam sendo lançados, a série não ficou mais baixo que Top 5 no mundo, alcançando a primeira colocação algumas vezes.
As séries documentais chegaram pra ficar e estão conquistando novos espaços com diversos tipos de histórias. E você, já assistiu alguma? Se sim, qual a sua preferida? Conta pra gente nos comentários!