O que é um bom repertório para a banca do ENEM?
Quando o ENEM exige que você faça alusão à outra área do conhecimento, não necessariamente significa que você precisa citar uma fórmula de química ou por exemplo, a teoria da abiogênese. E é exatamente aí que o seu lado fã de Star Wars, Harry Potter ou Taylor Swift, pode vir à tona!
O essencial na sua alusão é ser socialmente conhecida e relacionado ao tema.
Socialmente conhecida significa que não pode ser algo lançando 3 horas antes da prova e que por sorte você viu antes de entrar na sala, pois algumas pessoas podem até conhecer, mas não o suficiente.
E é claro, relacionado ao tema, não tem como colocar que a Britney foi perseguida por paparazzi lá em 2007, sendo que o tema é: as dificuldades do aprendizado nas cidades do interior do Acre. Entende?
Separamos por assunto algumas alusões do mundo pop pra você utilizar nas sua redação do ENEM. Confira:
Automedicação
Blindspot:
Conta a história de um agente do FBI que, misteriosamente, se vê em meio a uma conspiração. A história começa quando Jane Doe (Jaimie Alexander), completamente sem memória, é encontrada em uma mala no meio da Times Square, em Nova York, com o corpo coberto de tatuagens recentes.
Disponível em: Netflix
Como usar no Enem: No decorrer da série é mostrado que o que faz a Jane ficar sem memória é uma droga chamada ZIP, mas ao usar, ela não sabia das consequências que isso traria ao corpo dela.
Podendo ser relacionado com remédios que as pessoas usam no dia a dia (exemplo: calmantes), e não percebem a gravidade da situação. Pois, ao serem usados com frequência elevada, acarretam em vícios e outras doenças.
Take your pills: O documentário aborda o fato de que alguns medicamentos oferecem a estudantes, atletas, programadores e pessoas de todas as áreas a chance de fazer mais coisas, mais rápido e melhor. Mas tudo tem seu preço.
Disponível em: Netflix
Como usar no Enem: Principalmente nesta época de vestibular, estudantes querem render o máximo possível. Alguns usam o café, energéticos, entre outros; mas, uma parcela dos jovens utiliza drogas estimulantes para lidar com as situações estressantes da vida acadêmica.
Em 2014, de acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, 250 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos, usaram pelo menos um tipo de droga.
Bullying
Hermione Granger:
É uma personagem fictícia na série Harry Potter de J. K. Rowling. Ela é nascida-trouxa, ou seja, ela é bruxa, mas seus pais não são. Por isso muitos bruxos, como a família Malfoy, referem-se a ela com termos pejorativos (exemplo: sangue ruim).
Como usar no Enem: Pelo simples fato de ser diferente, a personagem é alvo de bullying durante os seis anos que ela estuda em Hogwarts. No primeiro ano, é ridicularizada por todos, inclusive pela parte de Harry e Ron. Até mesmo o Snape, um dos seus professores, a insulta abertamente no ambiente escolar. Em 2017, uma pesquisa feita pela ONU, revelou que 43% das crianças brasileiras sofreram bullying.
Anne with an e: Uma pequena confusão leva a órfã Anne Shirley para Green Gables, a fazenda dos irmãos Matthew e Marilla Cuthbert, que esperavam adotar um menino.
Disponível em: Netflix
Como usar no Enem: Ruiva, com sardas e uma grande imaginação, essas são as coisas que fazem com que a Anne seja enxergada como diferente e vitima de bullying. Ela é constantemente julgada pela sua aparência.
Na segunda temporada, ela tenta tingir o seu cabelo de preto, para se adequar a sociedade da época e se tornar “normal”, mas acaba dando errado e o cabelo fica verde.
A sua mãe adotiva corta quase todo o cabelo da menina, resultando em mais piadas e que seja comparada com um menino.
Mídia e Redes sociais
Black Mirror:
Contos de ficção científica que refletem o lado ruim das telas e da tecnologia, mostrando que nem toda novidade traz só benefícios.
Disponível em: Netflix
Como usar no Enem: O piloto da terceira temporada nos leva a ver a vida dessa sociedade, onde literalmente tudo depende da quantidade de curtidas que a pessoa recebe nas redes sociais.
Em primeiro lugar, nos mostra o quanto isso afeta a vida das pessoas. Revelando uma felicidade forçada, que o escritor francês Guy Debord também aborda no livro “Sociedade do espetáculo”. A necessidade de validação que o ser humano sente e artificialidade das relações humanas, são outros temas contidos nesse capítulo e que são frequentes nos dias atuais.
LEIA TAMBÉM:
– Miss Americana | A importância desse documentário
Taylor Swift: Taylor Alison Swift é uma cantora, compositora e atriz norte-americana. Uma das mais populares cantoras da atualidade, ela é conhecida por canções sobre sua vida pessoal, que receberam bastante atenção do público.
Como usar no Enem: Toda a história da Taylor sendo julgada e má interpretada pela mídia é contada no seu documentário “Miss Americana” (produzido pela Netflix). Em 2016 ocorreu uma ódio gratuito em cima da cantora por conta de uma ligação feita por Kanye West.
Na ligação, Kanye liga para saber se pode usar o nome dela na sua música “Famous”. No entanto, oculta a parte onde a ofende e mesmo as partes que ele mostra, a deixam claramente desconfortável.
Depois disso, a mídia humilhou Taylor Swift de todas as formas e é assim que muitas pessoas se sentem com toda a manipulação que ocorre nas redes sociais.
Diariamente, homens e mulheres são alvos de constantes ataques e tem seus nomes usados pela mídia sem seu consentimento.
Outras alusões para vários possíveis temas do Enem
Star Wars:
A saga gira em torno de uma briga politica entre um grupo libertário e um império ditador.
No primeiro filme, Leia é mantida refém pelas forças imperiais comandadas por Darth Vader. Luke Skywalker e o capitão Han Solo precisam libertá-la e restaurar a liberdade e a justiça na galáxia.
Pode ser usado em: Política, golpe de estado, diversidade, entre outros.
X-men: No Instituto Xavier, Ciclope, Jean Grey, e os outros mutantes se reúnem para ensinar e aprender mais sobre si mesmos e sobre seus poderes. Jovens, em sua grande maioria adolescentes que, além de todo esse aprendizado, vão enfrentar as maiores aventuras.
Pode ser usado em: Bullying, preconceito, marginalização das minorias, violência urbana, família contemporânea, e mais.