A 93ª cerimônia do Oscar, que sempre acontece no final de fevereiro, foi adiada para 25 abril de 2021. O motivo do adiamento é por causa da pandemia de COVID-19, que causou o atraso no lançamento de diversos filmes neste ano.
Afinal, dessa forma a Academia vai aumentar a janela de exibições para dar mais chances aos longas que chegariam neste ano.
Geralmente, os filmes lançados até 31 de dezembro podem concorrer ao Oscar, realizado no ano seguinte. A informação é de que a janela será estendida:
“Há mais de um século, os filmes têm desempenhado um papel importante nos confortando, inspirando e entretendo nos momentos mais sombrios. Eles certamente têm este ano. Nossa esperança, ao estender o período de elegibilidade e a data de entrega dos prêmios, é fornecer a flexibilidade necessária para que os cineastas finalizem e lancem seus filmes sem serem penalizados por algo além do controle de qualquer pessoa ”.
“Este próximo Oscar e a abertura do nosso novo museu marcarão um momento histórico, reunindo fãs de cinema ao redor do mundo para se unirem através do cinema.“, afirmou o presidente da Academia, David Rubin, e o CEO da empresa, Dawn Hudson.
A Academia também anunciou que a gala do Governors Awards, que acontece no outono (EUA), foi adiada para uma data posterior, não especificada.
Assim como a abertura do Museu de Cinema da Academia que iria acontecer em dezembro também foi adiada para abril, para coincidir com o Oscar 2021.
LEIA TAMBÉM:
– Love, Victor | Estreia da 1ª temporada é antecipada pela Hulu
Mudança nas regras do Oscar
A academia decidiu que filmes exibidos apenas em streaming podem concorrer ao Oscar 2021. Porém, a regra será temporária, uma exceção somente por causa da pandemia.
“Em uma data a ser determinada pela Academia, e quando os cinemas reabrirem de acordo com as regras e critérios federais, estaduais e locais, essa exceção à regra não será mais válida. Todos os filmes lançados depois deverão estar de acordo com as exigências padrão de qualificação cinematográfica”, afirma o comunicado da academia.
Anteriormente, para concorrer ao prêmio, um filme precisava ser exibido por pelo menos 7 dias em Los Angeles (EUA).
A Academia também prometeu colocar pré-requisitos mais rígidos para que os filmes possam concorrer na categoria de Melhor Filme. O objetivo é ajudar com a diversidade em Hollywood.
As categorias de Mixagem de Som e Edição de Som serão, a partir de 2021, somente uma categoria: Melhor Som.