Angelina Jolie
, atriz, cineasta e ativista humanitária, completa seus 45 anos hoje (04/05/2020). Nascida em Los Angeles, é filha de Marcheline Bertrand e Jon Voight, ambos atores. Começou sua carreira profissional no cinema em 1993, mas desde seus 16 anos ela estrelou em diversos clipes musicais, como “Stand by My Woman” (1991), de Lenny Kravitz.
Colecionando prestígio, até 2017 a atriz já havia recebido 97 indicações a prêmios, levando 49 destes. Entre eles, Angelina ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2000 e o Globo de Ouro por três anos consecutivos (1998, 1999 e 2000).
Para comemorar e relembrar a carreira de uma das mulheres mais influentes do cinema, que tal uma lista com 10 de seus filmes mais queridos pelo público?
Sr. e Sra. Smith (2005)
Um clássico entre os amantes dos filmes de ação e comédia, Sr. e Sra. Smith conta a história de Jane (Angelina Jolie) e John Smith (Brad Pitt). Casados, eles trabalham como assassinos de aluguel, em agências diferentes.
Logo, sem ter consciência do trabalho um do outro, tudo muda quando os dois recebem a mesma missão simultaneamente.
Garota Interrompida (1999)
No papel da sociopata Lisa, Angelina Jolie atua ao lado de Winona Ryder (a Joyce de Stranger Things) em um drama dirigido por James Mangold.
Logo depois de ser diagnosticada com “Ordem Incerta de Personalidade”, Susanna Kaysen é enviada para um hospital psiquiátrico onde conhece um grupo de garotas, inclusive Lisa, que de antemão planeja uma fuga. Nesse meio tempo, o filme aborda acima de tudo uma série de doenças psíquicas.
O Turista (2010)
Em O Turista, Angelina Jolie protagoniza a elegante e misteriosa Elise Clifton-Ward, que, em síntese, está sendo perseguida após passar um ano vivendo ao lado de Alexander Pearce, procurado pela polícia por uma sonegação de impostos milionária.
Como resultado, ela viaja até Veneza, e no caminho conhece o professor de matemática Frank Tupelo (Johnny Depp). Com uma mistura de ação e humor, os dois se unem para escapar dos perigos antes que a jornada chegue ao fim.
O Colecionador de Ossos (1999)
Inspirado no livro homônimo de Jeffery Deaver, O Colecionador de Ossos acompanha a investigação de uma série de crimes cometidos em Nova Iorque por um assassino acima de tudo peculiar.
Interpretada por Angelina Jolie, a policial Amelia Donaghy se reúne com o ex-perito criminalista Lincoln Rhyme (Denzel Washington) e juntos eles devem resolver os enigmas deixados pelo criminoso.
Malévola (2014)
A vida definitivamente não é um conto de fadas afinal. Depois de sofrer uma cruel traição e perder suas asas, Malévola (Angelina Jolie) transformou-se em uma criatura amarga e vingativa.
Com uma das vilãs mais memoráveis e icônicas da Disney, o filme rendeu uma indicação ao Oscar na categoria Melhor Figurino em 2015.
Salt (2010)
Em Salt, Angelina Jolie interpreta uma agente da CIA, que jurou servir e honrar seu país acima de tudo. A lealdade de Evelyn Salt é colocada em jogo quando ela é acusada de ser uma espiã infiltrada. Dessa forma, para provar sua inocência, ela não poupará esforços nem habilidades. Dirigido por Phillip Noyce, o filme é uma mistura de ação, aventura, mistério e suspense.
60 Segundos (2000)
Escrito por Scott Rosenberg e dirigido por Dominic Sena, Gone in Sixty Seconds (traduzido para o Brasil como 60 Segundos) nos mostra primeiramente o ladrão de carros Randall “Memphis” Raines (Nicolas Cage). Durante toda a sua vida, ele furtava com maestria em apenas 60 segundos.
Porém, quando já não fazia mais parte do mundo do crime, ele deve voltar para salvar a pele de seu irmão mais novo. Nesse caminho, ele encontra Sara “Sway” Wayland (Angelina Jolie), que passou a maior parte de sua vida roubando carros pelo dinheiro e pelas emoções, bem como Memphis.
O Procurado (2008)
Em mais um dia de sua vida monótona e repleta de ansiedade, o jovem Wesley Gibson (James McAvoy) vai até uma farmácia e é informado da morte de seu pai por uma mulher até então desconhecida, chamada Fox (Angelina Jolie).
Envolvido em uma missão de assassinato, o pai de Gibson foi morto por Cross (Thomas Kretschmann). Assim, o atirador agora perseguirá o jovem, que com a ajuda de Fox treina suas habilidades de defesa e combate antes que seja tarde.
Alexandre (2004)
Nesse drama bibliográfico, é traçado o perfil de Alexandre O Grande, rei do reino grego antigo da Macedônia e um membro da dinastia argéada. Até os 25 anos, ele havia conquistado cerca de 90% do mundo.
Sua mãe, a rainha Olímpia (Angelina Jolie), era chamada de feiticeira pelo povo, que também dizia a princípio que Alexandre era filho de Dionísio ou Zeus. Em conclusão, imperdível para os amantes da história.
Lara Croft: Tomb Raider (2001)
A aventureira Lara Croft (Angelina Jolie) encara o maior desafio de sua vida: em primeiro lugar, ela precisa encontrar o Triângulo da Luz, uma relíquia milenar que pode alterar o tempo e o espaço.
Logo, Lara precisa cumprir a missão antes que os Iluminati, uma sociedade secreta que quer dominar o mundo, coloquem as mãos no Triângulo.