O teatro musical envolve as disciplinas de canto, dança e interpretação. “Fantasma da Ópera” e “Cats” são exemplos de musicais famosos ao redor do mundo. Porém, muitas obras desse tipo são reconhecidas apenas dentro da própria indústria, principalmente no Brasil. Se você ainda não conhece esse universo e quer curtir roteiros bem afinados, aqui vai uma lista para você se jogar de vez nos musicais.
LEIA TAMBÉM:
– In The Heights | Adaptação do musical da Broadway é adiada para 2021
1. Waitress
Baseada em um filme de 2007 com o mesmo título, “Waitress” discorre sobre a vida de Jenna (Keri Russell), uma mulher que fica grávida sem desejar e está presa em um relacionamento abusivo. Ela consegue superar o trauma da relação fazendo tortas em casa e criando suas próprias receitas. O único lugar que ela frequenta além da sua casa é a lanchonete Joe’s, lugar onde trabalha como garçonete junto às suas melhores amigas: Becky e Dawn.
Após uma consulta no ginecologista, Jenna tem que lidar com todas as emoções que se passam dentro dela. No decorrer da trama, Jenna encontra a felicidade que ela procura e percebe que merece ser amada e amar outras pessoas, especialmente a que está crescendo dentro dela. Todas as músicas foram escritas por Sara Bairelles em um período de 10 semanas e é o primeiro musical a ter uma equipe criativa exclusivamente feminina, desde o figurino até a direção.
2. Dear Evan Hansen
Ganhador de seis Tony Awards, “Dear Evan Hansen” acompanha a vida de Evan (Ben Platt), um jovem que sofre de ansiedade social. Seguindo os conselhos do seu psicólogo, Evan começa a escrever cartas pra si. No entanto, uma dessas cartas acaba nas mãos de Connor Murphy, um rapaz que fazia bullying com Evan.
Quando Connor comete suicídio e sua família encontra a carta de Evan, todos começam a pensar que os dois eram melhores amigos. Sem conseguir explicar a situação, Evan acaba refém de uma grande mentira. Sem dúvida uma boa sugestão para quem quer mergulhar no mundo dos musicais.
3. Les Miserables
Na França do século 19, o ex-prisioneiro Jean Valjean (Hugh Jackman), perseguido ao longo de décadas pelo impiedoso policial Javert por ter violado sua liberdade condicional, busca redenção pelo seu passado e decide acolher a jovem Fantine que é filha de uma prostituta. (Anne Hathaway). Adaptação de musical da Broadway, que por sua vez foi inspirado em clássica obra do escritor Victor Hugo.
A história se passa em plena Revolução Francesa e nos apresenta Jean Valjean, um homem que rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir.
4. Mamma Mia! e Here We Go Again
No primeiro filme, Donna (Meryl Streep), a proprietária de um hotel nas ilhas gregas, está preparando o casamento de sua filha com a ajuda de duas amigas. Enquanto isso, a noiva Sophie (Amanda Seyfried) convida três ex-namorados de sua mãe na esperança de conhecer seu verdadeiro pai.
Na sequência do musical, Sophie descobre que está grávida e busca inspiração para a maternidade lembrando do passado da mãe. Nos anos 1970, a jovem Donna (Lily James) viveu muitas aventuras com seu grupo musical “Donna & The Dynamos“, uma parceria com as amigas Tanya e Rosie. Porém, mais do que isso, ela se apaixonou e viveu relacionamentos intensos com três homens bem diferentes: Harry, Sam e Bill.
Os dois filmes contam com canções apenas da banda ABBA. Catherine Johnson, roteirista, explicou em uma entrevista que não achava que Mamma Mia daria certo, porém quebrou recordes de bilheteria no Reino Unido – que, até então, era de “Titanic”, em que arrecadou US$ 94,4 milhões.
5. Wicked
“Wicked” conta a história de duas amigas improváveis, Elphaba, a Bruxa Má do Oeste e Glinda, a Bruxa Boa do Sul, que se tornam melhores amigas, mesmo com personalidades opostas e diferentes pontos de vista. A rivalidade das duas em relação ao interesse amoroso por um mesmo homem e a reação ao governo corrupto do Mágico de Oz são as tramas centrais do musical.
A obra também tem uma versão brasileira com Myra Ruiz e Fabi Bang nos papéis principais. Durante sua temporada no Teatro Renault, o espetáculo contou com participações especiais de Miguel Falabella e Gabriel Leone, além de ter sido consagrado como o Melhor Musical da temporada no Prêmio Bibi Ferreira, a atriz Fabi Bang também foi premiada na categoria de Melhor Atriz.