Em Junho é comemorado o Pride Month, ou mês do orgulho, onde milhares pessoas se unem para celebrar suas conquistas, lutar por seus direitos, se manifestar e dar visibilidade à causa, defendendo sempre o direito de igualdade para os que fazem parte do LGBTQ+. Uma boa forma de ter visibilidade para essa luta é, por exemplo, através de músicas LGBT para o Pride Month, já que milhares de artistas apoiam a causa, e fazem shows durante a data.
Todos os anos acontecem centenas de Paradas em comemoração ao mês do orgulho em diversos lugares do mundo, porém 2020 infelizmente não fomos capazes de ir para as ruas celebrar essa data devido a pandemia de COVID-19, mas isso não impediu os movimentos realizados na internet através de redes sociais.
LEIA TAMBÉM:
– Pride Month | 10 Livros para celebrar o mês do orgulho LGBTQ+
– Pride Month | 10 Séries para celebrar o mês do orgulho LGBTQ+
O Pride Month também é um bom momento para dar foco a projetos com visibilidade LGBTQ+.
O Séries Brasil já disponibilizou o Top casais e Top séries LGBTQ+ nas redes sociais, além de listas com séries e livros, e agora chegou a vez das músicas!
Ouça 13 músicas com letras e mensagens voltadas às causas LGBTQ+
1. Born This Way
Começamos nossa lista com a diva Lady Gaga. A música é considerada por muitos um hino gay devido sua letra que fala sobre respeito e aceitação.
Cantora: Lady Gaga
Álbum: Born This Way
Ano de lançamento: 2011
2. I Will Survive
A canção retrata o ponto de vista de uma mulher recentemente abandonada por seu companheiro, mas a canção é considerada um hino da comunidade desde 1970, quando era tocada em boates gays na América do Norte, devido a sua letra de superação.
Cantora: Gloria Gaynor
Álbum: Love Tracks
Ano de lançamento: 1978
3. Really Don’t Care
O clipe da música foi gravado durante a parada gay em Los Angeles, sendo por muitos considerada uma das músicas LGBT para o Pride Month.
A letra fala sobre o fim de um relacionamento de uma forma descontraída, com a mensagem principal de “Eu não ligo mesmo”.
Cantora: Demi Lovato ft. Cher Lloyd
Álbum: Demi
Data de lançamento: 2013
4. He Likes Boys
A música conta a história de uma garota que aparentemente encontrou o “cara mais perfeito”, e se diz estar apaixonada até que suas amigas a faz mudar de ideia quando contam que ele gosta de garotos, e então tudo parece fazer sentido.
É uma música divertida, afinal, quem nunca passou pela situação de se apaixonar por alguém e depois descobrir que não fazia muito o “tipo” da pessoa? Pois eu já!
Cantora: Simone Battle
Álbum: Single
Ano de lançamento: 2011
5. Girls Like Girls
Aqui a história é diferente, a música fala sobre garotas beijando garotas, às roubando dos garotos e os fazendo chorar.
Garotas gostam de garotas, assim como os garotos gostam.
Cantora: Hayley Kiyoko
Álbum: This Side of Paradise
Ano de lançamento: 2015
6. Take Me To Church
Assim como a letra da música, o clipe é forte e marcante. Ele conta a história de um casal homossexual, e o final infelizmente é triste.
Seja como for, o amor nunca deve ser motivo de vergonha, mas ódio sim.
Cantor: Hozier
Álbum: Take Me To Church E.P
Ano de lançamento: 2013
7. I Kissed A Girl
Não tem muito o que falar desse hino do qual o título fala por si só, não é?
Atualmente a cantora fez um remix da música junto a Peacock, outro sucesso de Katy, para uma participação especial do evento “Can’t Cancel Pride”, da iHeartRadio.
Confira a publicação no Instagram de Katy.
Cantora: Katy Perry
Álbum: One Of The Boys
Ano de lançamento: 2008
8. I’m Coming Out
A música fala sobre deixar o mundo ver uma nova pessoa que está “saindo”, se “revelando”.
Alguns dizem que a letra seria sobre a saída de Daiana da sua antiga gravadora, porém ela também se encaixa perfeitamente bem para aqueles que estão se “revelando”, mostrando seu verdadeiro eu para o mundo.
Cantora: Diana Ross
Álbum: Diana
Ano de lançamento: 1980
9. Brave
A letra tem uma mensagem muito bonita, nos diz para sermos corajosos para falar aquilo o que queremos dizer.
Ela foi escrita por Sara e Jack Antonoff, guitarrista da cantora, que conta que que a letra foi inspirada em uma amigo íntimo que estava com problemas para contar sobre sua sexualidade.
Cantora: Sara Bareilles
Álbum: The Blessed Unrest
Ano de lançamento: 2013
10. Same Love
O rap fala sobre a aceitação do homossexualidade. A letra é tocante, e a mensagem muito bonita, tanto que até mesmo ganhou uma premiação da MTV na categoria “Melhor vídeo com mensagem” em 2013.
Por fim, ao receber o prêmio, o rapper Macklemore declarou “Os direitos de homossexuais são direitos humanos. Não existe uma separação”.
Cantor: Macklemore & Ryan Lewis ft. Mary Lambert
Álbum: The Heist
Ano de lançamento: 2012
11. Indestrutível
Pabllo sempre fala sobre o preconceito, e procura empoderar seus fãs, e com essa música não foi diferente já que ela fala sobre auto superação, com uma mensagem positiva para o futuro.
O clipe é uma denúncia contra ‘bullying e violência contra jovens LGBTQ+, e as cenas revezam entre a Pabllo cantando, e imagens representativas de um estudante sofrendo violência física e verbal na escola.
Cantor: Pabllo Vittar
Álbum: Vai Passar Mal
Ano de lançamento: 2017
12. Secret Love Song
A letra fala sobre um amor proibido, ou até mesmo não correspondido, onde alguém do casal questiona o porquê de não poderem ser como outros casais, se abraçando na rua, ou beijando na pista de dança.
A música possui várias interpretações, mas a narrativa se encaixa a luta que as pessoas LGBT enfrentam quando demonstram sua sexualidade e afeto em público.
Cantora: Little Mix
Álbum: Get Weird
Ano de lançamento: 2015
13. You Need to Calm Down
No ano passado Taylor lançou a música e o clipe junto a artistas LGBTQ+, onde também reatou sua amizade com a cantora Katy Perry.
Junto com o vídeo, a cantora publicou uma petição exigindo que o Senado dos Estados Unidos aprova uma legislação que protegeria a comunidade LGBT de discriminação.
Cantora: Taylor Swift
Álbum: Lover
Ano de lançamento: 2019
Enfim, essas são algumas das músicas LGBTQ+ para o Pride Month que separamos para vocês!
Gostaram da lista? Sua preferida está entre as músicas citadas? Nos conte quais outras músicas LGBTQ+ você gosta e vamos compartilhar esses hinos!