RBD
foi um grupo musical composto por Alfonso Herrera, Anahí, Christian Chávez, Christopher von Uckermann, Dulce María e Maite Perroni. Inicialmente formado por causa da novela Rebelde, transmitida no Brasil em 2004 pelo SBT.
No entanto, a banda se tornou muito maior do que a novela, conseguindo uma legião de fãs e quebrando recordes, como por exemplo, de banda mais premiada do mundo.
Com quem estão os direitos do RBD? Esta é a pergunta que os fãs da banda mexicana fizeram ao longo dessa semana e principalmente no “twitaço” que organizaram na última segunda-feira (11/05).
Carlos Lara, Cris Morena, Universal Music, Televisa e até mesmo os próprios integrantes do grupo foram questionados sobre este assunto. Separamos todos os acontecimentos pra vocês entenderem:
De acordo com os RBDmaniacos, tudo começou quando a EMI (antiga gravadora do grupo) foi comprada pela Universal em 2012. Após a compra, vídeos foram apagados do canal oficial no YouTube e as músicas foram retiradas das plataformas de streaming. Na época, os fãs chegaram até a enviar caixões para a gravadora em forma de protesto, “querem matar o RBD, o caixão fica por nossa conta”.
A luta pelos direitos da banda continua e foi nesta semana que algumas respostas foram conquistadas.
Carlos Lara, antigo produtor e compositor do RBD, postou em sua conta no Facebook, na segunda (11/05), que não é detentor dos direitos do grupo, “Queridos fãs do RBD, alguém fez alguma pegadinha com vocês, porque EU NÃO TENHO OS DIREITOS DO RBD” e ainda continuou “Se fosse por mim, todos os álbuns dos meninos estariam nas plataformas”.
Já Cris Morena, produtora e criadora da novela argentina Rebelde Way que deu origem a versão mexicana, participou de uma live no Instagram e revelou que também não tem os direitos e segundo ela “Não tenho os direitos, não são meus, são do México”.
Dois integrantes também se posicionaram. Dulce María falou em uma live no seu perfil do Instagram que “Não se trata de fazer um tweet a alguém, é muito maior que isso”. Christian Chavez também se pronunciou e postou um storie respondendo uma carta aberta, dizendo “Sou eternamente grato por todos os anos que vocês estiveram aí e compartilho da alegria de escutar as músicas do RBD, mas nós não temos direitos sobre isso, espero que possam encontrar a pessoa que os tem.”
Os fãs não se conformaram e começaram a ligar para rede de TV mexicana, Televisa. Alguns conseguiram conversar com representantes da empresa e a resposta era a mesma: os direitos do RBD estão com a Televisa até Junho.
Foi descoberto com quem estão os direitos, mas os admiradores da banda ainda se perguntam: Por que as músicas não são colocadas nas plataformas? Se os direitos realmente são da Televisa, por que não falaram antes? Depois de Junho, quem será o detentor dos direitos?
E aí, ficou com alguma dúvida? Sabe de mais alguma coisa? Conta pra gente nos comentários.