Ed Gein
, a graphic novel escrita por Harold Schechter e ilustrada pelo quadrinista Eric Powell, é uma obra que vai surpreender os fãs de terror e suspense do Séries Brasil. A graphic novel conta a história de um dos serial killers mais conhecidos dos Estados Unidos, que assassinou duas mulheres e desenterrou outros nove cadáveres.
O impacto da primeira infância
Nessa biografia, que se concentra em trazer uma atmosfera completa da insanidade de Ed Gein, podemos discutir mais uma vez os impactos da primeira infância na vida daqueles que seguem para o crime. Filho de uma mulher autoritária, extremamente religiosa e agressiva, Ed também lidava desde muito cedo com o pai alcoolista, o desprezo dos colegas de escola e os castigos impostos pela mãe. A dura realidade em que vivia, deturparam completamente a sua cabeça e o seus conceitos de amor, do fraternal ao romântico.
Nas vizinhanças de Plainfield, o rapaz era visto como um jovem esquisito, calado e solitário. Ninguém imaginava que Ed seria capaz de cometer atrocidades como as que cometeu. Após a morte de seus familiares, e o abandono do irmão, ele passou a viver sozinho, na
longínqua propriedade rural dos Gein. Atormentado por seus pensamentos e obcecado pela própria mãe, aquele homem bondoso transformou-se em um monstro terrível.
LEIA TAMBÉM:
– RESENHA | Morto Não Fala E Outros Segredos de Necrotério é genial
Nossas impressões
Mesmo apresentando de forma bem especificada o desenrolar da vida criminosa de Ed Gein, a graphic novel não investe em dramatizar seus crimes. Claro, essa é uma escolha dos autores e essa narrativa deve ser respeitada. No entanto, por mais que as informações necessárias para deduzir os acontecimentos estejam presentes, é natural que os crimes despertem um interesse maior do que a história de vida do protagonista. Afinal, por mais perturbadoras que fossem suas motivações, o criminoso ficou conhecido por desmembrar suas vítimas e decorar sua residência com partes de cadáveres humanos. No entanto, a obra traça outros caminhos, e carrega mais detalhes sobre o julgamento, a primeira infância e a relação do assassino com as vítimas.
Além disso, destacamos que os crimes de Gein inspiraram muitas produções do cinema, sobretudo, Psicose (1960), do diretor Alfred Hitchcock. O necrófilo também serviu de base para a construção de outros serial killers da ficção, como Leatherface (O Massacre da Serra Elétrica – 1974) e Buffalo Bill (O Silêncio dos Inocentes – 1991).
Nota: 7/10
Você pode encontrar o livro na DarkSide Books, a maior editora de horror e suspense do Brasil. Continue acompanhando o site e as redes sociais do Séries Brasil para receber mais conteúdos de livros e entretenimento.