Ryan Murphy
é um dos autores mais famosos da televisão americana, são mais de 12 séries produzidas ao longo de mais de 20 anos de carreira.
Se você é realmente fã de seriados com certeza já assistiu algum dos sucessos do roteirista vencedor de 7 Emmys award. Porém, caso não conheça, o Séries Brasil preparou uma lista com os maiores hits de Murphy. Confira:
5. Nip/Tuck
Produzida pela FOX, a série estreou em 22 de julho de 2003 e é ambientalizada em uma clínica de cirurgias plásticas no sul da Flórida. A proposta principal de Ryan é mostrar o lado obscuro dos procedimentos estéticos e criticar a indústria da beleza americana (algo que estava em grande expansão na época).
Os episódios contam com temáticas importantes como transexualidade e estupro, levando o telespectador a fazer uma análise da sociedade conservadora daquele tempo. A trama foi responsável pelo primeiro Emmy e Globo de Ouro do autor, o sucesso resultou em 6 temporadas disponíveis na Globoplay.
4. Scream Queens
Ironizando os filmes clássicos da década de 80 sobre assassinos em série, a série estreou em setembro de 2015, pelo canal FOX. Os acontecimentos ocorrem na fictícia Universidade Wallace que sofre com um assassino em série, vestido com fantasia de diabo vermelho.
O sucesso de Scream Queens fica por conta do elenco, Emma Roberts, Ariana Grande, Lea Michele, Billie Lourd e Abigail Breslin são as protagonistas.
Apesar de não ter agradado a crítica especializada, o seriado contém uma legião de fãs que até hoje lembram da série e lamentam o cancelamento que ocorreu após a segunda temporada.
Recentemente, Ryan Murphy anunciou que está trabalhando em uma terceira temporada da série.
3. Pose
A série sem dúvidas é um dos melhores trabalhos da carreira de Ryan. Estreando em junho de 2018 no canal FX, a história é vivida na década de 80 nos bailes LGBTQ+ em Nova York. As protagonistas são mulheres trans, que possuem casas que acolhem pessoas da comunidade rejeitadas pelas famílias.
Se você está em busca de glamour, história e representatividade Pose é a série perfeita. Nos episódios é debatido o racismo estrutural americano, as causas do HIV e a superação de verdadeiros artistas.
Com apenas duas temporadas lançadas, o seriado conquistou um Emmy e 97% de aprovação no renomado site Rotten Tomatoes. Por enquanto somente uma temporada está disponível na Netflix.
2. American Horror Story
American Horror Story
(AHS) estreou em 2011 no FX e é o primeiro trabalho do roteirista voltado a primícia de terror/suspense. Cada temporada traz um ambiente diferente porém com os mesmos atores. Com certeza é uma das séries mais assustadoras disponível no mercado, já tivemos temporada sobre casa assombrada, hospício demoníaco, coven de bruxas, circo de horror, hotel amaldiçoado dentre outras.
Além de que, AHS é um dos trabalhos prediletos de Ryan, pois nesta obra ele conseguiu mostrar seu lado mais sério, e ao mesmo tempo debater assuntos cruciais, como a política retrógrada de Donald Trump em “AHS Cult”.
O seriado de terror garantiu mais de 37 indicações em diferentes prêmios e uma nota de 62/100 no Metacritic. Possui 9 temporadas, dentre essas 8 estão disponíveis no Globoplay e mais 4 futuras confirmadas. Um conselho: não assista sozinho.
Recentemente, Ryan Murphy anunciou que está trabalhando em um spin-off da série.
1. Glee
Como falar de Ryan Murphy e não citar Glee? Sem dúvidas este é o maior sucesso da carreira do produtor. A comédia musical estreou em maio de 2009 e conta a história do professor Willian Shuester que traz de volta o coral do colégio Willian McKinley, em Ohio. O resultado disso é a reunião dos alunos menos populares da classe porém com talentos únicos.
Em Glee, Ryan trata de assuntos pouco vistos antes em comédias adolescente, porém que faz parte de toda escola de ensino médio, como homossexualidade, drogas, bullying, autoestima e beleza fora dos padrões.
Os recordes de Glee são tantos que caberia em uma matéria única para o seriado. São mais de 207 entradas na Hot 100 da Billboard, 19 indicações ao Emmy, 4 globos de ouro, mais de 22 milhões de telespectadores em um único episódio que resultou em uma das únicas séries musicais de êxito na televisão. As 6 temporadas estão disponíveis na Netflix.
Ryan Murphy assinou com a Netflix em 2018 o maior contrato da televisão entre roteirista e emissora, o valor ultrapassa 300 milhões de dólares. Desde então lançou novas séries na plataforma e possui outras não citadas na matéria, que vale a pena maratonar. O “mundo de Ryan Murphy” está em ascensão e marcando a história da TV, nós fãs de seriados estaremos aqui prontos para fazer a pipoca e viajar neste mundo aventureiro.