Sob Pressão
, série médica produzida pela Rede Globo, chega à quarta temporada nessa quinta-feira, 12 de agosto.
Por isso, na última quarta-feira (4), o Séries Brasil teve a oportunidade de participar de uma coletiva de imprensa, com a presença dos atores Julio Andrade, Marjorie Estiano, Drica Moraes, Bruno Garcia, Pablo Sanábio, David Junior, Barbara Reis, Marcelo Batista, Julia Shimura e Josie Antelo, além do diretor artístico Andrucha Waddington e do autor Lucas Paraizo.
Vamos te contar tudo que sabemos sobre a chegada desta nova temporada, além de todos os detalhes dessa produção brasileira que une uma legião de fãs a cada episódio.
Mas atenção: o texto está recheado de spoilers, então se você não assistiu a série completa ainda, fica aqui o aviso.
A Quarta Temporada
Após o grande sucesso dos episódios “Plantão Covid”, que retrataram a realidade dos hospitais brasileiros em meio à pandemia do Covid-19, a expectativa para a nova temporada certamente aumentou. No entanto, desta vez acompanharemos os médicos e enfermeiros de uma nova perspectiva: fora dos hospitais de campanha, em um hospital de referência que não atende casos de Covid, um cenário onde a pandemia já está mais controlada.
O autor Lucas Paraizo comentou sobre essa escolha, afirmando que muitas outras enfermidades continuaram acontecendo durante a pandemia, e que, afinal, o trabalho dos médicos nunca parou.
“Mesmo que a pandemia não seja o foco principal, os profissionais da saúde ainda enfrentam muitos desafios. A esperança vem então através do olhar dos médicos sobre o paciente, que estão salvando mais vidas a cada temporada.” – completou.
LEIA TAMBÉM:
– SB Entrevista |Dulce María lança single “Amigos Con Derechos”
Na quarta temporada, chegarão ao hospital temas como o HIV em idosos, o abuso de substâncias e a possível paternidade de Evandro (Júlio Andrade), além de trazer também uma nova campanha de incentivo à doação de sangue.
O diretor artístico Andrucha Waddington destacou a importância da relação do público e da mídia com Sob Pressão para o sucesso da série.
“Desde o princípio queríamos que a série abordasse temas que gerassem discussões e reflexões sociais, mas o gancho que o jornalismo faz do entretenimento para discussões pautadas em Sob Pressão mostram que aquilo tem um propósito maior e foi fundamental para que a série chegasse onde chegou.”
Os dois ainda falaram sobre o processo de criação das temporadas, que se baseiam em acontecimentos reais, normalmente trazidos dos noticiários.
O Elenco
“No Brasil esse universo sempre tinha sido tratado de forma fantasiosa. Então quando chega o Sob Pressão, com um ambiente e uma atmosfera fidedignos, fortalece esse elo com o público. Um elo com a realidade, de forma realista. Isso que permite que você possa conversar a realidade a partir da tela.
” – afirmou o ator Bruno Garcia, o Dr. Décio, ainda sobre a identificação gerada pela série nos brasileiros.
Marjorie Estiano comentou sobre a necessidade de se abordar temas políticos e sociais no momento em que estamos: “No Brasil os problemas de saúde estão atravessados por problemas sociais e políticos, que acabam dentro do hospital. Essa é uma diferença muito grande entre Sob Pressão e outras séries médicas produzidas em países mais desenvolvidos. Esse retorno do público foi imediato. “
A respeito dos novos dramas envolvendo Carolina, Marjorie revelou que acima de tudo, a maternidade vai atingir a protagonista em cheio. Carolina terá grandes reflexões a respeito da figura materna e o desenvolvimento da relação mãe e filha em todos os aspectos de sua vida.
Enquanto isso, a atriz Drica Moraes, afirmou que se sentia muito segura durante as gravações mesmo em tempos de pandemia, pois a produção seguia todos os protocolos de segurança corretamente. Ela também falou sobre os dilemas da Dra. Vera na quarta temporada.
“Essa história do filho, que a Vera passa, é algo muito meu também. Essa coisa do filho como protagonista na vida. O filho dela é entorpecido, o que é um assunto que vem definitivamente para a trama através dele. Estamos vivendo em uma sociedade adoecida. Adoecida politicamente, não só pela pandemia, mas uma dor se falar novamente sobre as mesmas coisas. O país não se modifica em suas bases.” – refletiu.
Representatividade
O ator David Junior falou sobre sua experiência ao interpretar o neurocirurgião Mauro.
“Minha imagem já é um ato político. Agradeço pela oportunidade fazer um neurocirurgião. Eu tive até dificuldades de encontrar referências: pois o que seria o cabelo de um neurocirurgião negro? No nosso país onde 56% da população é negra não temos exemplos de negros em cargos que não sejam de subserviência. É muito gratificante poder representar essa porcentagem de forma tão digna, para servir a vida: e não para tirar vidas ou perder vidas como costumamos ver o homem preto na dramaturgia. Na minha vida, eu como pessoa negra, tive uma única experiência como paciente diante de um médico negro. E a princípio eu não o reconheci como médico, assim de imediato. Médico sempre me pareceu uma coisa inalcançável como homem periférico.” – concluiu.
Nesse sentido, a atriz Julia Shimura também agradeceu pela representatividade presente em Sob Pressão: “Me sinto muito feliz em ser uma atriz amarela que faz parte desse produto, pois sempre somos representados de forma muito estereotipada. Queremos nos ver de forma real. Ainda mais falando sobre algo com impacto social, defendendo o SUS.”.