Antes de mais nada, Sol da Meia-Noite (Midnight Sun) foi uma promessa lançada para os fãs em meados de 2008, mas interrompida quando uma cópia do manuscrito de Stephenie Meyer vazou na internet. A autora decidiu então publicar oficialmente uma pequena parte já revelada, em seu site, porém a continuação nunca veio. Agora, mais ou menos doze anos depois, a espera acabou.
Mais ou menos em maio deste ano, Meyer lançou em seu site uma contagem regressiva para o que viria a ser a publicação oficial de Midnight Sun. Logo depois a autora gravou um vídeo confirmando com todas as palavras o mesmo.
“É uma época louca agora e eu não tinha certeza se era a hora certa para lançar esse livro, mas alguns de vocês estão esperando a tanto, tanto tempo, não parecia justo fazer vocês esperarem mais”, disse a autora.
Sol da Meia-Noite apresenta a mesma história do best-seller mundial Twilight (Crepúsculo), porém aos olhos de Edward Cullen ao invés de Bella Swan. A saga de livros Crepúsculo marcou toda uma geração de jovens e seus livros venderam mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo.
Twilight foi adaptada para um saga de cinco filmes: Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse, Amanhecer Parte 1 e Amanhecer Parte 2, encerrada em 2012. Meyer disse que em um de seus momentos de procrastinação, pensou como seria se Crepúsculo tivesse sido escrito aos olhos de Edward Cullen.
E assim, Sol da Meia-Noite (Midnight Sun) nasceu.
De acordo com o The Hollywood Reporter, Sol da Meia-Noite vendeu em sua semana de estreia um milhão de cópias em todos os seus formatos. Com esse curto período de tempo, a obra já é o segundo livro mais vendido da França e ganha destaque com as primeiras posições no Brasil, Reino Unido, Holanda e Alemanha. Além de estar no topo da Children’s Series List do New York Times.