A animação Soul estreia exclusivamente em 25 de dezembro, na plataforma Disney+. A novidade chegou através das redes sociais da própria Disney. Assim como outras produções recentes da Pixar, o novo projeto também não chegará aos telões do cinema, como é o caso de Mulan.
Pete Docter é o responsável pela direção da animação. O cineasta também também dirigiu outras famosas animações como Divertidamente, UP – Altas Aventuras e Monstros S.A..
Quem assistir com a dublagem original em inglês, vai encontrar vozes conhecidas como a de Jamie Foxx (Django Livre), Davved Diggs (Hamilton) e Tina Fey (Unbreakable Kimmy Schmidt). Além disso, a brasileira Alice Braga (Eu Sou a Lenda/A Rainha do Sul) também é responsável por uma das vozes em Soul.
Experience a story that’s larger than life. ✨🎹 Disney and Pixar’s Soul is streaming only on #DisneyPlus December 25. #PixarSoul pic.twitter.com/h9dbBydzAs
— Disney (@Disney) November 26, 2020
A saudade das salas de cinema
A repercussão da notícia deixou alguns fãs decepcionados: “O filme deveria definitivamente ser mostrado nos cinemas, eu apreciaria isso“, declarou um seguidor.
Assim como os fãs da Disney, a União Internacional dos Cinemas (UNIC) também desaprovou a atitude. Através de um comunicado oficial, a organização fez a seguinte declaração controversa:
“A maioria dos cinemas da Europa e de tantas outras regiões do mundo estão abertos e preparados para oferecer um retorno agradável e seguro para a audiência. Os operadores de cinema investiram massivamente em oferecer a experiência mais segura possível para sua audiência baseando-se na promessa de novos lançamentos. Mas, ainda assim, de qualquer forma, eles encontram um outro distribuidor, nos dando mais um golpe“.
A decisão surpreendeu a todos, principalmente pelo orçamento e tempo investido no projeto. Soul recebeu um orçamento de 150 milhões de dólares e começou a ser projetada em 2016.
Um universo regado a jazz
Soul é uma produção da Pixar juntamente com a Disney. A história retrata a vida do professor de música do ensino médio, Joe Gardner, que sonhava em ser um músico de jazz. Após impressionar outros músicos durante um ensaio aberto no Half Note Club e chegar perto de realizar seu sonho, ele é vítima de um acidente.
Dessa forma, sua alma vai para o “Seminário Você”, um centro no qual as almas se desenvolvem e ganham paixões antes de serem transportadas para um recém-nascido. Nesse sentido, no local, Joe deve trabalhar com almas em treinamento. Assim, ele também precisa lidar com a alma “22”, que possui uma visão negativa sobre tudo.