Em mais um investimento próprio, o serviço de streaming Globoplay dá mais um passo e irá lançar seu primeiro filme exclusivo de ficção. Breve Miragem de Sol é dirigido por Eryk Rocha, acostumado por retratar o gênero documentário em suas obras. O filme contará com os atores Fabricio Boliveira e Bárbara Colen no elenco.
O longa-metragem é ambientado na cidade do Rio de Janeiro e retrata o Brasil dos tempos atuais, através des histórias que se ligam dentro de um táxi. O motorista é Paulo, que tem sua vida marcada pelo medo, solidão ao mesmo tempo em que busca continuar vivo ao fim do dia. Ele é divorciado e começa seu trabalho como taxista durante as noites cariocas, se deparando com tudo o que a cidade pode reservar.
Breve Miragem de Sol estreará no próximo domingo, 30 de agosto, na plataforma Globoplay.
LEIA TAMBÉM:
– LISTA | Confira o que chega no Globoplay em setembro
A preparação
Fabricio Boliveira, que já atuou em novelas conhecidas como A Favorita e na atual Amor de Mãe, dará a vida a Paulo. O ator destaca que para encarar o personagem, lidou muito com taxistas reais para que pudesse absorver todas as peculiaridades da profissão.
“Trabalhei diretamente pelas noites do Rio de Janeiro durante meses de preparação, com novos e antigos taxistas. Foi incrível estar nos grupos de Whatsapp deles e encarar uma realidade cruel na cidade somada à solidão desses profissionais”, complementa Boliveira.
O taxista Paulo tem a esperança de retornar o convívio com seu filho Mateus para um recomeço. E é nesse meio tempo, entre viagens, que o motorista tem sua jornada cruzada com a enfermeira Karina, que faz com que sua história ganhe um novo fôlego. Bárbara Colen define sua personagem como uma mulher brasileira que dedica sua vida à profissão, contudo, não se aliena fácil e possui uma visão bastante crítica da sociedade. Para viver Karina, a atriz se mudou para o Rio de Janeiro durante sua preparação.
“Mudei para o Rio e durante toda a preparação morei realmente na Zona Norte, porque era onde a personagem vivia e trabalhava. Fiz diversas visitas a hospitais para entender na prática como era a dinâmica dos plantões nos pronto-socorros”, finaliza.
O diretor Eryk Rocha define a ficção como uma espécie de “diário de um trabalhador”, pois lida com diversos momentos do cotidiano da forma mais real possível. A obra estreou internacionalmente no festival BFI de Londres em 2019, e logo depois rendeu a Fabricio Boliveira o prêmio de Melhor Ator. A obra é uma coprodução Aruac Filmes, Globo Filmes, VideoFilmes, Canal Brasil, Varsovia Films (Argentina) e Tu Vas Voir (França).