Meryl Streep
, renomada atriz norte-americana, completa hoje (22 de junho de 2020) 71 anos. Nascida em Summit, Nova Jersey, graduou-se em teatro dramático no Vassar College e fez mestrado em Artes Dramáticas na Universidade de Yale.
Desde o início de sua carreira, em peças teatrais para o New York Shakespeare Festival, sempre foi elogiada por sua versatilidade. Sua habilidade em interpretar os mais diversos sotaques é definitivamente inconfundível.
A atriz recebeu a princípio mais de 215 indicações a prêmios, entre elas 21 ao Oscar, 29 ao Globo de Ouro, 5 ao Grammy e muito mais. Além disso, é recordista em indicações no Oscar, e também a maior vencedora da história dos Globos de Ouro, somando doze prêmios levados para casa nas duas premiações.
A lista a seguir traz alguns dos melhores filmes de sua carreira. Confira:
O Diabo Veste Prada (2006)
No papel de Miranda Priestly, Meryl Streep é uma deslumbrante executiva da revista Runaway Magazine. Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma moça atrapalhada que consegue uma tão sonhada vaga para trabalhar como assistente de Miranda.
Apesar disso, tudo indica que essa missão não será nada fácil. A sintonia entre as protagonistas nos deixa sorrindo do início até o fim dessa comédia dirigida por David Frankel.
Mamma Mia! (2008)
Tendo como cenário a ilha grega de Escíatos, nas Espórades, o musical Mamma Mia! é de encher os olhos. Donna (Meryl Streep) é a belíssima mãe da jovem Sophie (Amanda Seyfried), que está prestes a se casar.
Para tentar descobrir afinal quem é seu pai, Sophie convida para a festa três homens que já passaram pela vida de sua mãe: Sam Carmichael (Pierce Brosnan), Harry Bright (Colin Firth) e Bill Anderson (Stellan Skarsgard). Portanto, Donna deve se desdobrar para evitar que a filha encontre a resposta que procura.
Julie & Julia (2009)
O roteiro dessa comédia romântica foi inspirado em dois livros: Julie and Julia: 365 Days, 524 Recipes, 1 Tiny Apartment Kitchen…, de Julie Powell, e My Life in France, de Julia Child e Alex Prud’homme.
Julia Child (Meryl Streep) é uma chef de cozinha, autora de um clássico livro de receitas. Já Julie Powell (Amy Adams), é uma jovem que publica em seu blog suas aventuras enquanto tenta reproduzir as 524 receitas de Child em seu apartamento durante um ano. Uma comédia culinária acima de tudo muito divertida.
It’s Complicated (2009)
Jane (Meryl Streep) e Jake (Alec Baldwin) estão divorciados há 10 anos. Em um jantar que antecede a formatura de faculdade do seu filho Luke, eles começam a ter um caso. Porém isso deve ser mantido segredo, afinal, Jake está casado novamente.
Nesse meio tempo, o arquiteto Adam (Steve Martin) é contratado para trabalhar na casa de Jane, e se apaixona perdidamente por ela. Isso deixa Jane ainda mais confusa. Um triângulo amoroso que rendeu a Meryl Streep uma indicação ao Globo de Ouro como Melhor Atriz em Comédia ou Musical.
A Dama de Ferro (2011)
A Dama de Ferro
é um drama bibliográfico que conta em suma a história da primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, aqui representada por Meryl Streep. Sua brilhante atuação recebeu muitos elogios principalmente por sua capacidade de reproduzir as nuances da voz de Thatcher ao longo de sua vida.
Além disso, aborda a Guerra das Malvinas, que ocorreu em 1982, quando a Inglaterra declarou guerra contra a Argentina.
Um Divã Para Dois (2012)
Logo depois de ouvir sobre um renomado especialista de casais (Steve Carell), Kay (Meryl Streep) convence seu marido Arnold (Tommy Lee Jones) a participar de uma semana de terapia de casal. Após décadas de casamento, a relação está esfriando.
Em primeiro lugar, eles desejam encontrar dentro de si a chama que fez com que se apaixonassem muitos anos atrás. Uma comédia romântica dirigida também por David Frankel.
O Doador de Memórias (2014)
O Doador de Memórias
apresenta um mundo utópico onde tudo é extremamente controlado. Dessa forma, não existem guerras, preconceitos ou doenças. Quando Jonas (Brenton Thwaites) completa 18 anos, ele recebe a missão de guardar todas as memórias, indesejáveis ou não, do passado e tristezas dos habitantes.
Meryl Streep é a Anciã Chefe, que o ajuda a passar por um longo treinamento para provar sua dignidade antes que assuma o cargo. O filme é baseado no livro “O Doador” (1993) de Lois Lowry.
Caminhos da Floresta (2014)
Um padeiro e sua mulher (James Corden e Emily Blunt) vivem em um vilarejo mágico onde convivem com personagens dos contos de fadas, como por exemplo Cinderela e João do pé de feijão.
Como castigo por uma ação de muitos anos atrás, eles são enfeitiçados por uma Bruxa (Meryl Streep), para que não tenham filhos. Para reverter a situação, eles terão 3 dias para encontrar objetos solicitados pela Bruxa.
Ricki and the Flash (2015)
Ricki (Meryl Streep) é uma famosa estrela do rock que para encontrar o almejado sucesso deixou sua família para trás. Quando sua filha Julie (Mamie Gummer) está se divorciando, ela encontra uma boa oportunidade para retomar sua vida de antes, ou seja, voltar para casa. Neste filme, Meryl Streep e sua filha Gummer atuam juntas.
The Post – A Guerra Secreta (2017)
O presidente Richard Nixon decide processar o New York Times por denunciar a atuação de vários governos norte-americanos durante a Guerra do Vietnã. Assim, cabe agora ao The Washington Post, um jornal local, defender a liberdade de imprensa e portanto publicar as denúncias.
Logo, os jornalistas Kat Graham (Meryl Streep) e Ben Bradlee (Tom Hanks) com documentos comprometedores nas mãos, devem saber muito bem o que fazer com eles.