De repente, Oslo, capital da Noruega, é surpreendida por luzes misteriosas no mar e logo se percebe diante de um fenômeno misterioso e global: o aparecimento de centenas de milhares de viajantes do tempo. Vikings, homens da Idade da Pedra e pessoas do século XIX que não fazem ideia do que está acontecendo ou como chegaram ao século XXI.
Produzida pela HBO, a série norueguesa junta os elementos de série investigativa com uma analogia extremamente criativa para abordar a atualíssima situação dos imigrantes e refugiados ao redor mundo. Uma típica série que os Estados Unidos gostariam de fazer uma versão própria. Mas vamos por parte.
Lars Haaland (Nicolai Cleve Broch) é um policial que, assim como toda a sociedade, precisa aprender a conviver com as pessoas “multitemporais” e a trabalhar com uma delas, Alfhildr Enginsdóttir (Krista Kosonen), uma viking e a primeira viajante do tempo a ingressar nas forças policiais (mesmo assim não é polpada de piadas e tramas por conta de sua origem). Logo desenvolvem uma grande afinidade conforme o desenrolar de uma investigação de assassinato que norteia a série.
Não fugindo do básico das séries policiais, ela cresce na medida que seu pano de fundo é bastante criativo e relevante. Usar pessoas vindas de outros períodos da história parece potencializar as críticas sociais, como fez o filme “Distrito 9”, abrindo mão do realismo, mas sem perder a identificação. As vemos não só nas ações dos personagens, mas nas estrelinhas, nos detalhes de cena.
A série é dividida em seis episódios e é bastante dinâmica, não perde tempo com desvios desnecessários, jogando a história sempre pra frente. Isso, pro final da temporada, dá uma leve sensação de que faltou alguma explicação ou que perdermos alguma coisa. Todavia é algo minimizado pelo entrosamento e carisma dos personagens, principalmente a dupla de protagonistas, no alto grau de empatia que eles são capazes de gerar, com momento leves e bem-humorados, apesar dos subtextos muito carregados.
Como uma das melhores inspirações sobre a atualidade, Beforeigners é uma excelente pedida se você que uma série rápida mas com uma boa trama. E claro, se você assistir, volte aqui pra dizer que achou!
Escrito por: Thiago Rodrigues